Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DUP (Daily Undulating Periodization)


Paulão Perigoso

Posts Recomendados

Estava lendo um tópico sobre DUP, depois fui em artigos gringos e outros sites para pesquisar.

Achei pesquisas onde o grupo que utilizou DUP teve o dobro de ganhos de força do que o outro grupo.

Parece até uma formúla mágica... Estou pensando em colocar em prátíca essa rotina de treinos.

(Tenho 17 anos, treino a 14 meses e já ganhei 19kg nesse periodo)

 

O que vocês acham? Já ouviram falar? Já fizeram? Tem algum exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 26/02/2023 em 17:11, Lucas, o Schrödinger disse:

Aqui tem algumas coisas:

 

 

Opa mano, foi nessde topico mesmo que eu conheci a DUP, já conhecia a periodização ondulatória, mas essa diaria foi coisa nova.

Eu já li esse artigo aqui: http://www.elitefts.com/education/training/reignite-progress-with-new-science/, mas não achei nada sobre DUP nele.


Já esse outro que seria para ensinar como fazer essa periodização, parece que está fora do ar. (http://www.strengtheory.com/the-bogeyman-of-training-programs-and-why-it-may-be-just-what-you-need/)

Em 26/02/2023 em 17:11, Lucas, o Schrödinger disse:

Aqui tem algumas coisas:

 

 

Aproveitando que você está aqui mano, posso te fazer outra pergunta?

Como devo contabilizar myo reps no volume de treino total da semana?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2023 em 17:25, Paulão Perigoso disse:

Como devo contabilizar myo reps no volume de treino total da semana?

Boa pergunta kkkk

 

Conta inteiro ou talvez metade. Se forem myo sets de 4-5 myo reps acho que pode contar um set, se forem myo sets de 2-3 myo reps conta meio set.

 

20+5+5+5+5 eu contaria ~5 sets.

 

10+3+3+2+2 eu já contaria ~3 sets

Em 26/02/2023 em 17:25, Paulão Perigoso disse:

Já esse outro que seria para ensinar como fazer essa periodização, parece que está fora do ar. (http://www.strengtheory.com/the-bogeyman-of-training-programs-and-why-it-may-be-just-what-you-need/)

https://www.strongerbyscience.com/daily-undulating-periodization/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2023 em 17:49, Lucas, o Schrödinger disse:

Boa pergunta kkkk

 

Conta inteiro ou talvez metade. Se forem myo sets de 4-5 myo reps acho que pode contar um set, se forem myo sets de 2-3 myo reps conta meio set.

 

20+5+5+5+5 eu contaria ~5 sets.

 

10+3+3+2+2 eu já contaria ~3 sets

https://www.strongerbyscience.com/daily-undulating-periodization/

Valeu mano, outra pergunta:

Quando eu fazia periodização ondulatoria eu ia manuseando as variaves.

Por exemplo: na semana de força eu tirava um pouco de volume e aumentava os intervalos entre as series, na semana de resistencia/recuperaçao eu tambem diminua um pouco o volume mas tambem diminua o tempo de descanso entre as series. Faço da mesma forma na periodização diaria ondulatoria? Ou somente mudo os pesos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2023 em 17:55, Paulão Perigoso disse:

Valeu mano, outra pergunta:

Quando eu fazia periodização ondulatoria eu ia manuseando as variaves.

Por exemplo: na semana de força eu tirava um pouco de volume e aumentava os intervalos entre as series, na semana de resistencia/recuperaçao eu tambem diminua um pouco o volume mas tambem diminua o tempo de descanso entre as series. Faço da mesma forma na periodização diaria ondulatoria? Ou somente mudo os pesos?

Só alterar as faixas de repetições nos dias não torna a rotina exatamente "periodizada".

 

O ideal é aumentar a carga de treino (volume x intensidade) inicialmente, mais pela via do volume do que pela intensidade. No início o nível de esforço (RPE, RIR) pode ser mais baixo pra ir adaptando o organismo e também ir aumentando.

 

Vai chegar uma hora que vc vai atingir o seu volume máximo recuperável, nesse momento vc vai fazer 1-2 semanas, quando a fadiga vai estar bem alta e a performance não estará no topo justamente pela fadiga acumulada, mas faz parte do processo. Isso aqui é importante pra vc supercompensar depois, é essa fadiga que vai promover adaptação e que vai trazer os ganhos de força lá na frente.

 

Depois vc tem que começar a reduzir o volume e, bem aos poucos, aumentar a intensidade, até chegar numa intensidade alta. Depois disso, corta a maior parte do volume e reduz um pouco o nível de esforço e, consequentemente, a intensidade (bem pouco aqui) por coisa de 3 dias até 2-3 semanas (tappering), sugiro uma semaninha. Isso serve pra  limpar toda a fadiga. Na sequência testa as máximas. 

 

Tapering – HSC PDHPE

 

Depois disso reinicia.

 

The Supercompensation Curve | Griffin Fit | Personal Trainer ...photo2-300x179.png

 

O tempo em cada fase e o volume máximo vai ser algo individual e vc vai ter q achar pra tentar fazer essa curva verde ideal. Tem umas fórmulas de volume máximo recuperável e volume mínimo efetivo pela internet, que dependem de vários fatores, como idade, qualidade do sono, nível de estresse, sexo, tamanho, entre outros. O ideal é trabalhar entre esses dois níveis de volume.

 

▷ Volume Máximo Recuperável – Otimiza o teu Treino!【2023 】

 

Na minha sugestão vc não iria pro deload na semana 5, mas reduziria o volume (pode até fazer uma pirâmide e repetir o volume da semana 3 na 5 e da 2 na 6) e continuaria subindo a intensidade, depois faria uma semana de tappering (acho que aqui pode usar o volume mínimo efetivo, mesmo da semana 1) e testaria. Com uma semana de tappering mais uma semana de testes mais a primeira semana do reinício que é leve acho que não precisa de um deload formal.

 

Não sou muito fera em periodização, mas acho que a ideia é mais ou menos essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2023 em 18:14, Lucas, o Schrödinger disse:

Só alterar as faixas de repetições nos dias não torna a rotina exatamente "periodizada".

 

O ideal é aumentar a carga de treino (volume x intensidade) inicialmente, mais pela via do volume do que pela intensidade. No início o nível de esforço (RPE, RIR) pode ser mais baixo pra ir adaptando o organismo e também ir aumentando.

 

Vai chegar uma hora que vc vai atingir o seu volume máximo recuperável, nesse momento vc vai fazer 1-2 semanas, quando a fadiga vai estar bem alta e a performance não estará no topo justamente pela fadiga acumulada, mas faz parte do processo. Isso aqui é importante pra vc supercompensar depois, é essa fadiga que vai promover adaptação e que vai trazer os ganhos de força lá na frente.

 

Depois vc tem que começar a reduzir o volume e, bem aos poucos, aumentar a intensidade, até chegar numa intensidade alta. Depois disso, corta a maior parte do volume e reduz um pouco o nível de esforço e, consequentemente, a intensidade (bem pouco aqui) por coisa de 3 dias até 2-3 semanas (tappering), sugiro uma semaninha. Isso serve pra  limpar toda a fadiga. Na sequência testa as máximas. 

 

Tapering – HSC PDHPE

 

Depois disso reinicia.

 

The Supercompensation Curve | Griffin Fit | Personal Trainer ...photo2-300x179.png

 

O tempo em cada fase e o volume máximo vai ser algo individual e vc vai ter q achar pra tentar fazer essa curva verde ideal. Tem umas fórmulas de volume máximo recuperável e volume mínimo efetivo pela internet, que dependem de vários fatores, como idade, qualidade do sono, nível de estresse, sexo, tamanho, entre outros. O ideal é trabalhar entre esses dois níveis de volume.

 

▷ Volume Máximo Recuperável – Otimiza o teu Treino!【2023 】

 

Na minha sugestão vc não iria pro deload na semana 5, mas reduziria o volume (pode até fazer uma pirâmide e repetir o volume da semana 3 na 5 e da 2 na 6) e continuaria subindo a intensidade, depois faria uma semana de tappering (acho que aqui pode usar o volume mínimo efetivo, mesmo da semana 1) e testaria. Com uma semana de tappering mais uma semana de testes mais a primeira semana do reinício que é leve acho que não precisa de um deload formal.

 

Não sou muito fera em periodização, mas acho que a ideia é mais ou menos essa.

Saquei... Então a ideia seria fazer isso em quanto uso a DUP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2023 em 19:00, Paulão Perigoso disse:

Saquei... Então a ideia seria fazer isso em quanto uso a DUP?

Pode ser feito assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2023 em 18:14, Lucas, o Schrödinger disse:

Tem umas fórmulas de volume máximo recuperável e volume mínimo efetivo pela internet, que dependem de vários fatores, como idade, qualidade do sono, nível de estresse, sexo, tamanho, entre outros. O ideal é trabalhar entre esses dois níveis de volume.

Pesquisei aqui e não achei, pode me mandar por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2023 em 00:13, Paulão Perigoso disse:

Pesquisei aqui e não achei, pode me mandar por favor?

 

Em 27/02/2023 em 00:13, Paulão Perigoso disse:

Pesquisei aqui e não achei, pode me mandar por favor?


tem esse post q ensina:

 

https://www.instagram.com/p/ByqdtGuAz4i/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...