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Dúvida Ingestão De Proteína


miguelmla

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Boa noite. Estava eu conversando com um amigo meu q está iniciando no fisiculturismo e ele me alertou sobre uma coisa sobre ingestão e absorção de proteínas.

Que para termos um efeito ideal da ingestão de proteína ao acordarmos, deveríamos ingeri-la em jejum e só podendo comer outro tipo de alimento, como carboidrato, cerca de 3hs depois. Ele disse que a ingestão de carboidratos antes disso quebraria o processo pleno de absorção da proteina pelo corpo.

O mesmo vale para a hora de dormir, onde nao seria adequado tomar albuima com iogurte, como venho fazendo, porque a ingestão de açúcar nessa hora faria com que organismo o absorvesse, e consequentemente, tb a proteina, de forma mais rápida, desqualificando assim a principal caracteristica do suplemento supracitado.

Gostaria de saber se tais informações têm fundamento, já que pesquisei a respeito, mas achei muita informação desencontrada, e sou meio leigo no assunto.

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Não tenho conhecimentos muito profundos na área, mas creio que se você tomar a proteína em jejum, SEM carboidrato, a organismo irá a usar a proteína como energia, e não para a reconstrução muscular, afinal, o corpo ficou 8~7 horas sem se alimentar.

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Não tenho conhecimentos muito profundos na área, mas creio que se você tomar a proteína em jejum, SEM carboidrato, a organismo irá a usar a proteína como energia, e não para a reconstrução muscular, afinal, o corpo ficou 8~7 horas sem se alimentar.

Utilizar proteína sólida como fonte energética não é um processo muito simples para o nosso organismo e dificilmente ocorre no nosso esporte. O corpo humano facilmente utiliza a proteína de rápida absorção como energia em duas situações:

1 - Escassez de glicogênio, o que praticamente NÃO ocorre no nosso esporte (a gente se entope de HC o dia inteiro para fazer um treino anaeróbio de 1h diário). Você dar a vida em 1h de treino ou ficar 8h dormindo, em jejum, faz seu organismo gastar quantias absurdas de glicogênio? Não. Um atleta em nível avançado e bem treinado pode gastar sim vastas quantias de glicogênio durante um treino, mas não a ponto de gerar escassez (exceto se estiver em dieta ON SEASON).

2 - Estado metabólico em que o corpo humano se encontra após o treino e logo ao acordar. Após o treino, seu corpo está cheio de hormônios catabólicos como o cortisol, além das aminotrasferases do fígado estarem frenéticas por glicose (sendo que você ainda tem reservas de glicogênio). Por este motivo não é adequado ingerir whey logo após o treino com pesos, e sim dar uma hiperdescarga de insulina com um HC de alto IG antes.

Ao acordar, nosso corpo se encontra em estado catabólico pelo mesmo motivo: Os níveis de cortisol estão mais elevados. Por isso, devemos fazer um desjejum com HC de glicemia média~alta com proteínas, para reverter esse quadro o mais rápido possível.

Moral da história: O corpo humano só utiliza a proteína como fonte energética se seus estoques de glicogênio estiverem MUITO baixos, até porque para transformar proteína como whey (absorção rápida e facilitada) em glicose seu organismo consegue na maior facilidade. No entanto, uma proteína sólida (ex: atum) para seu organismo utilizar como substrato energético (através da gliconeogênese) demanda muito trabalho do mesmo, é um processo complicado e não muito comum de se ocorrer.

@miguelmla: No café da manhã devemos mandar HC de glicemia média~alta. No período noturno, na ceia, o ideal é diminuir substancialmente a quantia de HC ou até mesmo zerá-los, sendo mais indicado mandar proteína de VB alto e lenta absorção (ex: ovos; atum; peixe) com alguma fonte de gordura insaturada (ex: azeite; amendoins; sementes oleganinosas).

Abraços.

Editado por pedroviski
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Obrigado por todas as respostas até o momento. Mas ainda estou com dúvidas.

A qstão do acordar eu tive pq estou para comprar aqlas caixas q nem de leite com claras de ovos, e queria toma-las ao despertar. Porém, como esse amigo disse, o ideal seria tomar umas 5 da manha, para que na hora em eu acordo, por volta das 8, meu organismo ja tenha processado a proteina da melhor maneira possível. Só que nao queria ter de acordar todo santo dia esse horario pra depois ter q dormir novamente. Mas pelo q vcs disseram, posso toma-la as 8 mesmo e logo em seguida tomar o café normal, certo?

Sobre a albumina, gostaria de saber se tomando com o iogurte, q tem uma boa quantidade de carboidrato e açúcar, o efeito dela será o mesmo ou se ao mistura-la com esse tipo de laticinio eu terei seu efeito prejudicado.

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A qstão do acordar eu tive pq estou para comprar aqlas caixas q nem de leite com claras de ovos, e queria toma-las ao despertar. Porém, como esse amigo disse, o ideal seria tomar umas 5 da manha, para que na hora em eu acordo, por volta das 8, meu organismo ja tenha processado a proteina da melhor maneira possível. Só que nao queria ter de acordar todo santo dia esse horario pra depois ter q dormir novamente. Mas pelo q vcs disseram, posso toma-la as 8 mesmo e logo em seguida tomar o café normal, certo?

Use elas JUNTO com carboidratos. E de preferencia corte as gorduras nesse horario.

Sobre a albumina, gostaria de saber se tomando com o iogurte, q tem uma boa quantidade de carboidrato e açúcar, o efeito dela será o mesmo ou se ao mistura-la com esse tipo de laticinio eu terei seu efeito prejudicado.

Eu nao acho aconselhavel, prefiro zerar os carboidratos nesse horario, e mandar uma refeiçao de Proteina + Gordura. Um exemplo simples seria mandar ovos inteiros. Se quiser utilizar iogurte, ao menos utilize um iogurte desnatado sem açucar.

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