Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alterações no TGO/TGP e Ferro sérico


umaprendiz

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

Recentemente decidi fazer um checkup para ver como está meu organismo e, caso estivesse tudo ok, iniciaria o uso de enantato de testosterona.

Fiz hemograma, ureia, creatinina, tireoide, estradiol, testosterona e todos estão ok, com exceção dos exames de fígado (TGO e TGP) e ferro sérico. Segue valores abaixo:

TGO: Resultado: 88,0 U/L
Referência: 11,0 a 39,0 U/L

TGP: Resultado: 210,0 U/L
Referência: 11,0 a 45,0 U/L

Ferro sérico: Resultado: 186 ug/dL
Referência: 65 a 175 ug/dL

Hepatites B e C estão descartadas, pois os exames deram negativo (dermatologista pediu de praxe).

Passei por um dermatologista na semana retrasada devido a uma coceira infernal no corpo todo (e ela também me pediu um checkup de sangue/hormonal) e meu retorno está marcado para semana que vem.

Alguém já teve problemas parecidos? Por mais que estejam bem altos, devo me preocupar com algo mais grave?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

TGO mais alto pode ser devido aos treinos. Porém seu TGP tá com uma alteração bem mais evidente do que as alterações esperadas de treino. Nesse caso seria interessante também dosar GamaGT (GGT) e bilirrubinas para analisar melhor a função hepática.

Vc faz uso de alguma medicação ou bebe álcool com frequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2022 em 13:51, RAGER disse:

TGO mais alto pode ser devido aos treinos. Porém seu TGP tá com uma alteração bem mais evidente do que as alterações esperadas de treino. Nesse caso seria interessante também dosar GamaGT (GGT) e bilirrubinas para analisar melhor a função hepática.

Vc faz uso de alguma medicação ou bebe álcool com frequência?

 

Provavelmente o médico pedirá estes exames no meu retorno.
Medicação continua não faço, mas estou tomando Dicloridrato de hidroxizina (receitado pelo dermatologista por causa dos sintomas de coceira), mas estou tomando apenas 1 comprimido por dia. Acredito que ele não alteraria tanto os exames assim.

Sobre o álcool, bebo aos fins de semana, porém dei uma exagerada em um fim de semana esses tempos atrás (3 semanas antes de realizar os exames).
O TGP está alto, mas eu não sei o quão alto é isso, se pode somente ser reflexo dos meus hábitos que disse acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2022 em 13:47, umaprendiz disse:

Alguém já teve problemas parecidos? Por mais que estejam bem altos, devo me preocupar com algo mais grave?

 

Faz bilirrubina e gama GT pra investigar melhor esse fígado...

Fez ou faz uso de algum medicamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2022 em 15:18, Zanne disse:

 

Faz bilirrubina e gama GT pra investigar melhor esse fígado...

Fez ou faz uso de algum medicamento?


Vou fazer estes exames sim, na semana que vem.

Sobre a pergunta de medicamento: continuamente não, mas estou utilizando o dicloridrato de hidroxizina (anti histaminico), receitado pelo dermatologista para tratar meu sintoma de coceira no corpo.
Fiz os exames na segunda-feira, exatos 7 dias de início de uso desse remédio.
Será que ele por si só alteraria tanto assim o TGO/TGP?

Como disse, não tenho sintomas de problemas no fígado (pele amarelada, cansaço, dores no abdômen). Único "sintoma" que estou é essa coceira infernal no corpo, há 2 semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2022 em 15:28, umaprendiz disse:


Vou fazer estes exames sim, na semana que vem.

Sobre a pergunta de medicamento: continuamente não, mas estou utilizando o dicloridrato de hidroxizina (anti histaminico), receitado pelo dermatologista para tratar meu sintoma de coceira no corpo.
Fiz os exames na segunda-feira, exatos 7 dias de início de uso desse remédio.
Será que ele por si só alteraria tanto assim o TGO/TGP?

Como disse, não tenho sintomas de problemas no fígado (pele amarelada, cansaço, dores no abdômen). Único "sintoma" que estou é essa coceira infernal no corpo, há 2 semanas.

 

É uma possibilidade.

Dependendo do anti-histamínico, exige bastante do fígado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2022 em 15:35, Zanne disse:

 

É uma possibilidade.

Dependendo do anti-histamínico, exige bastante do fígado. 

 

Espero que só seja isso. De qualquer forma, acho que vou ter que adiar o início do uso da testo. Deixar regularizar tudo primeiro.
Vou atualizando o tópico conforme for fazendo novos exames.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/08/2022 em 09:21, sdmnogueira123 disse:

é bem comum medicação pra pele alterar bastante as enzimas hepáticas , msm assim é importante verificar , vc precisa do gama GT e das bilirrubinas e se puder um exame de imagem tbm 


Então, essa é uma das possibilidades. Esses outros dois exames vou fazer na semana que vem, mesmo que o médico não peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...