Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

À espera do milagre chamado detox? Aposte noutro caminho


Posts Recomendados

Detox, abreviatura de desintoxicar, significa eliminar do organismo alguma substância que o tenha intoxicado. É um termo, ou se preferir uma prática, utilizada com frequência para os indivíduos que revelam alguma dependência ou por, acidentalmente, ingerirem uma quantidade excessiva de um medicamento, contaminante, ou bebida alcoólica. Estes indivíduos passam por processos de desintoxicação, que procuram eliminar a substância ingerida em excesso.

 

Importa, então, deixar a pergunta: como precisar a que dias "tóxicos" apontam as dietas e os alimentos detox e como vão estes eliminar os "excessos"? Pergunte-se, também, que efeitos específicos é que esses tóxicos têm no organismo?

 

Usando o exemplo do álcool, todos sabemos, que quando ingerido em excesso, produz efeitos concretos e específicos no organismo. Também sabemos que, o nosso organismo é capaz de processar e eliminar o álcool, dependendo a velocidade deste processo da quantidade ingerida, entre outros fatores.

 

Assim, da próxima vez que de deparar com uma receita ou produto detox, pergunte especificamente, qual o nome do(s) tóxico(s) que ele pretende eliminar. Asseguro-lhe que não obterá uma resposta. Imaginar que estamos rodeados de milhares de tóxicos e que existem misturas milagrosas que ingerimos e que eliminam todos essas dezenas, centenas ou milhares de elementos, é absurdo e falso.

 

É um facto que diariamente estamos expostos a uma infinidade de substâncias químicas (mas tudo o que nos rodeia é química). E não terá o nosso organismo uma capacidade natural de lidar com tóxicos específicos e eliminá-los?

 

Importa ainda lembrar que o que faz o veneno é a dose. A água, substância fundamental à vida, se consumida em excesso pode matar. Assim como a toxina botulínica, substância naturalmente produzida por uma bactéria, também mata, mas em doses controladas é usada para tratar algumas condições de saúde.

 

O nosso organismo dispõe de mecanismo potentes (através do fígado e dos rins) de desintoxicação e eliminação de substâncias que não têm interesse que diariamente são processadas e eliminadas. Os produtos detox em nada contribuem para este processo a não ser funcionarem como veículos de ingestão de água.

 

É certo que uma dieta detox pode contribuir para a perda de peso, mas isso é apenas porque se baseia em produtos, normalmente, pobres em calorias e que vão contribuir para um balanço energético negativo. O mesmo resultado obtém-se, com muito mais sabor, prazer, saúde e saciedade com uma alimentação equilibrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

As perguntas que trava os "nutris/terapeutas" detox:

- Qual toxina esta afetando meu corpo, como esta afetando e em qual exame isso é evidenciado?

- O meu figado/rins/pele não consegue eliminar essa toxina e por que não consegue? Tenho deficiência hepática?

-Por qual meio bioquímico esse suco/suplemento/dieta vai eliminar a toxina que meu figado/rins/pele não consegue eliminar? Existem pesquisas robustas disso?

Editado por krebz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

simples:

em fígado, pulmões e rins?
todo detox que precisa está elencado acima
 

foi picado de cobra, aranha ou escorpião?
leve o animal, mesmo morto junto com você para o hospital que identificam e dão o soro anti peçonha adequado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inclusive tava lendo uns artigos sobre cúrcuma/açafrão e não encontrei nenhum falando sobre o efeito desintoxicante que tanto falam, todos mencionam apenas propriedades moderadas antioxidantes e antiinflamatórias.

 

É mais um produto anunciado de forma exagerada (como a maioria do mercado de suplementação e fitoterápicos), com o objetivo perverso de aproveitar-se da ignorância alheia.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2022 em 08:03, Zanne disse:

Inclusive tava lendo uns artigos sobre cúrcuma/açafrão e não encontrei nenhum falando sobre o efeito desintoxicante que tanto falam, todos mencionam apenas propriedades moderadas antioxidantes e antiinflamatórias.

 

É mais um produto anunciado de forma exagerada (como a maioria do mercado de suplementação e fitoterápicos), com o objetivo perverso de aproveitar-se da ignorância alheia.

 

 

eu curto... especialmente como temperos

 

açafrão de verdade é mais caro do que primobolan 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2022 em 08:10, Power_tr00 disse:

eu curto... especialmente como temperos

 

açafrão de verdade é mais caro do que primobolan 

 

Odeio, deixa a comida com cara de suja kkk 

 

Eu vi um tempo atrás kkk

era tipo 4 mil dólares o kg do açafrão puro, algo assim. Logo depois era baunilha que custava uns 2500-3000 o kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2022 em 08:12, Zanne disse:

 

Odeio, deixa a comida com cara de suja kkk 

 

Eu vi um tempo atrás kkk

era tipo 4 mil dólares o kg do açafrão puro, algo assim. Logo depois era baunilha que custava uns 2500-3000 o kg.

tem de saber dosar...
igual cominho

um pouquinho deixa a comida boa

passou do limite, deixa com cheiro de sovaco em busão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2022 em 13:10, Power_tr00 disse:

eu curto... especialmente como temperos

 

açafrão de verdade é mais caro do que primobolan 

Pois é. O açafrão aí no Brasil é dezenas de vezes mais barato do que aqui na Alemanha. Mas aí você vai ver, aqui é o açafrão de verdade.

Meio grama MEIO GRAMA por 5 euros!

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...