Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre o Hemograma, estou pré-diabético?


Carcacinha

Posts Recomendados

Amigos, sobre o resultado desse hemograma que fiz, me chamou atenção essa parte. Ainda não passei no médico, mas como vai demorar um pouco, vou aproveitar a experiência de vcs já para tentar entender isso aqui

 

fiquei sem entender sobre essa Glicose pós-sobrecarga. Fiz o exame apenas em um dia, o de Glicose em Jejum e e esse Glicose pós-sobrecarga foi em seguida, após o exame de sangue, pois começou quando eu tomei os 75g dextrosol assim que fez a coleta do primeiro exame de sangue. Depois de mais de 2h em jejum, colheram o sangue novamente. o resultado:

 

spacer.png

 

Bom, pelo que entendi, os niveis aceitaveis são a partir de 140 mg/dl, correto? neste caso, estou pré-diabetico?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 31/03/2022 em 22:25, Carcacinha disse:

Amigos, sobre o resultado desse hemograma que fiz, me chamou atenção essa parte. Ainda não passei no médico, mas como vai demorar um pouco, vou aproveitar a experiência de vcs já para tentar entender isso aqui

 

fiquei sem entender sobre essa Glicose pós-sobrecarga. Fiz o exame apenas em um dia, o de Glicose em Jejum e e esse Glicose pós-sobrecarga foi em seguida, após o exame de sangue, pois começou quando eu tomei os 75g dextrosol assim que fez a coleta do primeiro exame de sangue. Depois de mais de 2h em jejum, colheram o sangue novamente. o resultado:

 

spacer.png

 

Bom, pelo que entendi, os niveis aceitaveis são a partir de 140 mg/dl, correto? neste caso, estou pré-diabetico?

 

 

 

 

Falta mais coisa:
Insulina em jejum
Hemoglobina Glicada

 

esses dois são os mais importantes para avaliação de estado glicêmico.

O exame que você mostrou é até bem pouco usado, e ele sozinho não diz muita coisa, porque os níveis e variações de glicemia pós ingestão de carboidratos podem variar muito devido à composição da microbiota intestinal, permeabilidade do intestino para a glicose e claro o principal a resposta de cada um para o estímulo.

O valor por si não diz nada, pois deveria ter a curva glicêmica. Acompanhar os valores de glicemia após a ingestão do alimento e também acompanhar a quantidade de insulina no sangue, a cada 30 ou 15 minutos.
Isso sim irá ter relevância, pois iria mostrar o quanto de insulina ser corpo precisa liberar para absorver essa glicose no sangue.

Por exemplo: se com essa glicemia de 140mg/dl seu pâncreas libera 15mU/ml ou mais significa que já tem um quadro de resistência à insulina, seu corpo precisa de mais insulina para realizar o mesmo trabalho de antes.

mas se com essa glicemia de 140mg/dl seu pâncreas libera 5mU/ml significa uma ótima resposta à insulina, e não tem absolutamente nada errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2022 em 22:25, Carcacinha disse:

Bom, pelo que entendi, os niveis aceitaveis são a partir de 140 mg/dl, correto? neste caso, estou pré-diabetico?

 

Abaixo de 140mg/dl...provavelmente vc não tá conseguindo absorver a glicose no tempo normal, é um dos sintomas de alta resistência a insulina.

Desconsidera, li outra coisa.

 

Em 31/03/2022 em 23:33, cadumonteiro disse:

esses dois são os mais importantes para avaliação de estado glicêmico.

 

Homa IR e Homa Beta também são interessantes fazer.

 

Editado por Zanne
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2022 em 17:10, Zanne disse:

Homa IR e Homa Beta também são interessantes fazer.

Tá caindo um pouco em desuso, é uma cálculo entre o valor da insulina e glicemia em jejum, não necessariamente algo dosado no sangue.

 

Mas em geral é uma boa indicação de tendência.

 

O mais relevante é glicemia/insulina/glicada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...