Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudo - Depravação do sono e perda de massa muscular


Torf

Posts Recomendados

Continuando a série de tópicos sobre o sono.

 

Vemos muitas recomendações que os fisiculturistas e outros atletas de força durmam bastante todas as noites. Por que isso acontece?

 

Bem, este estudo é um ótimo exemplo para começar. Os pesquisadores formaram dois grupos de indivíduos consumindo a mesma dieta e realizando os mesmos níveis de atividade por duas semanas. Um grupo dormiu 8,5 horas enquanto o outro dormiu apenas 5,5 horas. Ambos os grupos perderam a mesma quantidade de peso, porém, a QUALIDADE da perda de peso foi completamente diferente! O grupo que dormiu o suficiente perdeu a maior parte do peso na forma de gordura, enquanto o grupo que não dormiu tanto perdeu gordura e músculos.

 

O estudo encontrou que a redução do sono diminuiu a proporção de peso perdido como gordura em 55% (1,4 kg com 8,5 horas de sono contra 0,6 kg com 5,5 horas de sono) e aumentou a perda de massa corporal livre de gordura em 60% (1,5 kg com 8,5 horas de sono contra 2,4 kg com 5,5 horas de sono). Isso foi acompanhado por marcadores de adaptação neuroendócrina ligados à restrição calórica, aumento da fome e uma mudança na utilização relativa do substrato em direção à oxidação de menos gordura.

 

Por que isso acontece? A restrição crônica do sono altera muitos de nossos hormônios anabólicos e catabólicos que, com o tempo, resultam em uma perda de massa muscular. Se você está procurando maximizar o tamanho ou desempenho muscular, dedicar 8 horas para dormir todas as noites é uma necessidade absoluta.

 

spacer.png

 

Fonte:

Nedeltcheva, A. V., Kilkus, J. M., Imperial, J., Schoeller, D. A., & Penev, P. D. (2010). Insufficient sleep undermines dietary efforts to reduce adiposity. Annals of internal medicine, 153(7), 435-441.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Continuando no tópico depravacäo do sono, mais dois estudos onde pessoas que sofreram reducäo no tempo de sono tiveram aumento no apetite, reforcando a idéia de que, principalmente em cutting, dormir bem é extremamente importante.

 

Muitos estudos descobriram que pessoas com privação de sono relatam ter um apetite aumentado. Isso provavelmente é causado pelo impacto do sono sobre dois importantes hormônios da fome, a grelina e a leptina.

 

A grelina é um hormônio liberado no estômago que sinaliza a fome no cérebro. Os níveis são altos antes de você comer, que é quando o estômago está vazio, e baixos depois de comer.

 

A leptina é um hormônio liberado pelas células de gordura. Ele suprime a fome e sinaliza plenitude no cérebro.

 

Quando você não dorme o suficiente, o corpo produz mais grelina e menos leptina, deixando você com fome e aumentando o apetite.

Um estudo com mais de 1.000 pessoas descobriu que aqueles que dormiam por curtos períodos tinham níveis de grelina 14,9% mais altos e níveis de leptina 15,5% mais baixos do que aqueles que dormiam o suficiente.

 

Os que dormiram pouco também tiveram IMC mais elevados.

 

Além disso, o hormônio cortisol é maior quando você não dorme o suficiente. O cortisol é um hormônio do estresse que também pode aumentar o apetite.

 

Fontes:

 

Taheri S, Lin L, Austin D, Young T, Mignot E. Short sleep duration is associated with reduced leptin, elevated ghrelin, and increased body mass index. PLoS Med. 2004;1(3):e62. doi:10.1371/journal.pmed.0010062

 

Hanlon EC, Tasali E, Leproult R, Stuhr KL, Doncheck E, de Wit H, Hillard CJ, Van Cauter E. Sleep Restriction Enhances the Daily Rhythm of Circulating Levels of Endocannabinoid 2-Arachidonoylglycerol. Sleep. 2016 Mar 1;39(3):653-64. doi: 10.5665/sleep.5546. PMID: 26612385; PMCID: PMC4763355.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Muito interessante. Fiquei pensando em como a suplementação de Melatonina entraria nessa historia aí.

 

Será que a melatonina ajuda quem dorme as 8+ horas por noite? Será que uma pessoa dormindo 5h por noite usando melatonina consegue chegar nos níveis normais de quem dorme 8h+?

 

muito bom o artigo.

Editado por victordhn
typos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Não é atoa que o senso comum fala que quando dormimos mais, crescemos mais (na fase do crescimento, lógico...)

 

 Tenho dormido 8 horas pra mais, porém sempre acordo com sono e cansado, o que será que pode ser? Sempre tive a mente muito agitada antes de dormir, insônia, ansiedade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, victordhn disse:

Muito interessante. Fiquei pensando em como a suplementação de Melatonina entraria nessa historia aí.

 

Será que a melatonina ajuda quem dorme as 8+ horas por noite? Será que uma pessoa dormindo 5h por noite usando melatonina consegue chegar nos níveis normais de quem dorme 8h+?

 

muito bom o artigo.

Boa pergunta.

A melatonina atua na indução e na manutenção ao sono, porém eu creio que ela não vai atuar nos processos de reparação física e mental. Não vai acelerá-los ou otimizá-los.

Só lembrando que se toma melatonina justamente para conseguir dormir as 8 horas com qualidade, e não para dormir menos e ter mais disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Thomas William disse:

 Não é atoa que o senso comum fala que quando dormimos mais, crescemos mais (na fase do crescimento, lógico...)

 

 Tenho dormido 8 horas pra mais, porém sempre acordo com sono e cansado, o que será que pode ser? Sempre tive a mente muito agitada antes de dormir, insônia, ansiedade...

Esse dormir e acordar cansado é algo que tem-se que investigar a causa.

 

Como está a alimentação? Tá comendo pouca gordura? A gordura é fundamental na regulação do sistema hormonal. Talvez seja sinal de falta de ferro na dieta.

 

Consome álcool ou cafeína pouco antes de dormir? Essas substâncias têm o potencial de fragmentar o sono.

 

Está bebendo água suficiente? Toma sol suficiente (vitamina D)? Usa celular antes de dormir?

 

Anda estressado? O estresse causa a produção de hormônios que deixam nosso corpo em "estado de alerta", diminuindo significativamente a qualidade do sono.

 

Você ronca muito? O cansaço pode ser sinal de apnéia obstrutiva do sono.

 

Enfim, várias podem ser a causa. 😔

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Torf disse:

Esse dormir e acordar cansado é algo que tem-se que investigar a causa.

 

Como está a alimentação? Tá comendo pouca gordura? A gordura é fundamental na regulação do sistema hormonal. Talvez seja sinal de falta de ferro na dieta.

 

Consome álcool ou cafeína pouco antes de dormir? Essas substâncias têm o potencial de fragmentar o sono.

 

Está bebendo água suficiente? Toma sol suficiente (vitamina D)? Usa celular antes de dormir?

 

Anda estressado? O estresse causa a produção de hormônios que deixam nosso corpo em "estado de alerta", diminuindo significativamente a qualidade do sono.

 

Você ronca muito? O cansaço pode ser sinal de apnéia obstrutiva do sono.

 

Enfim, várias podem ser a causa. 😔

 

 

 

Consumo uns 55-70g de gordura (peso 79kg)... Ferro não é, consumo várias fontes de vegetais, feijão e multivitaminico que contém ferro.

 

Não consumo álcool e se consumo cafeína, é bem longe da hora de dormir. Tomo uns 3-5 litros de água (dependendo do dia, até mais), sol eu tomo uns 10-20 minutos do sol da tarde. Sempre que uso celular antes de dormir deixo ele sem a luz azul... E não sei se ronco kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thomas William disse:

Consumo uns 55-70g de gordura (peso 79kg)... Ferro não é, consumo várias fontes de vegetais, feijão e multivitaminico que contém ferro.

 

Não consumo álcool e se consumo cafeína, é bem longe da hora de dormir. Tomo uns 3-5 litros de água (dependendo do dia, até mais), sol eu tomo uns 10-20 minutos do sol da tarde. Sempre que uso celular antes de dormir deixo ele sem a luz azul... E não sei se ronco kkk

Olha só! 😅 

 

Caso você tenha plano se saúde, pode procurar um médico pra fazer o teste do sono. Não sei como se faz no Brasil hoje em dia mas, geralmente, você leva a maquininha pra casa e monitora seu sono pra analisar como está sua respiração enquanto dorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thomas William disse:

Consumo uns 55-70g de gordura (peso 79kg)... Ferro não é, consumo várias fontes de vegetais, feijão e multivitaminico que contém ferro.

 

Não consumo álcool e se consumo cafeína, é bem longe da hora de dormir. Tomo uns 3-5 litros de água (dependendo do dia, até mais), sol eu tomo uns 10-20 minutos do sol da tarde. Sempre que uso celular antes de dormir deixo ele sem a luz azul... E não sei se ronco kkk

Joga jogos ou assisti filmes estressantes antes de dormir?Fora isso você possui uma rotina para dormir ou calcula a partir da hora que deita?

Editado por Gouveia Fitnessh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...