Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

inflamação crônica e obesidade - descifrando


ThePhsyco16

Posts Recomendados

Oi pessoal tudo bem com vocês, fiz um video no qual abordo o seguinte tema: Obesidade e inflamação crônica (porque um individuo obeso é inflamado e o porque isso provoca a resistencia a leptina e também resistência a insulina? , aqui deixo o link para que (caso você tenha interessa, possa assistir): 

, mas PRIMEIRAMENTE NAO QUERO PROMOVER O MEU CANAL AQUI que isso fique claro tá? :D quero compartilhar/ajudar as pessoas transmitindo o meu conhecimento, dito isso aqui deixo um texto escrito por mim para que vocë entendem o video (texto complemetario), segue abaixo o mesmo:

 

Antes de começar gostaria de dizer que cometi alguns erros de gravação, algumas pequenas confusões ao relacionar certas coisas, é difícil quando você não pode editar o vídeo e não pode se permitir alguns erros porque você corrige nas edições, não ia pendurar mas espero que Eu gosto de você :) O tema abordado neste vídeo corresponde à inflamação crônica em indivíduos obesos. A obesidade segundo a OMS é caracterizada por um quadro clínico causado por excesso de gordura colocando em risco a saúde do paciente, esse quadro pode levar a comorbidades entre as quais podem estar resistência à leptina e insulina, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, entre outras . A obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversos fatores, entre eles o sedentarismo, o desequilíbrio crônico do balanço energético (ingestão energética mantida por longo período), entre outros como o meio ambiente, fatores culturais, expressão de certos genes (nutrigenética, podemos estar predispostos a expressar certos genes), fatores sociais e econômicos, etc. Inflamação crônica (não é uma inflamação aguda, isso ocorre quando, por exemplo, fazemos uma atividade física / exercício, a inflamação aguda neste caso é importante e interessante porque provoca adaptações e modificações celulares resultando em uma maior capacidade oxidativa, maior capacidade antioxidante, etc. Voltando ao tópico principal, a inflamação crônica pode se originar por meio de 2 vias de ativação, uma via é a inflamação dos adipócitos e a outra via é a ativação / estimulação dos receptores PRRs.

 1 - A inflamação dos adipócitos causa inflamação crônica, ou seja, a hiperplasia e hipertrofia dos adipócitos causam necrose celular dessas células, já que ocorre uma hipóxia por falta de oxigênio, esse oxigênio é liberado pelos capilares . Não ocorrendo então esta entrega de oxigênio às células do tecido adiposo, ocorrendo assim uma morte celular não programada (não é uma apoptose). Quando essas células morrem devido à hipóxia, os macrófagos M1 vêm e "comem" esses restos celulares. Quando esse fenômeno ocorre, os macrófagos liberam moléculas pró-inflamatórias no sangue, como tnf-alfa ou fator de necrose tumoral.

 2 - Outro fator que causa o estado inflamatório em indivíduos obesos é a ativação ou estimulação de PRRs (receptores que reconhecem padrões moleculares associados a patógenos) ou simplesmente o receptor PAMP. Os receptores mais estudados ou alguns dos mais estudados hoje são o TLR 4 e o NLRP 3, o TLR 4 ou o receptor toll-like 4 é um receptor de membrana (localizado nas membranas), dito receptor é estimulado por bactérias, lipopolissacarídeos , ácidos graxos saturados e moléculas pró-inflamatórias, como tnf-alfa, quando TLR-4 é "ativado" ocorre uma fosforilação de um fator de transcrição chamado NFKB, uma fosforilação é uma reação em que uma molécula é fosforilada (perde um átomo fósforo), isso aí acontece com o NFKB, já falei que essa molécula é um fator de transcrição, e vocês podem se perguntar .. O que é um fator de transcrição? Basicamente, é uma molécula de proteína capaz de modular a transcrição de determinados genes, essas moléculas se ligam ao DNA causando a síntese de certas moléculas e neste caso quando o NFKB é fosforilado, essa molécula é ativada produzindo a transcrição de um receptor denominado NLRP3 (receptor localizado no citosol celular), o NFKB ativado e fosforilado também é responsável pela síntese de proteínas pró-inflamatórias por meio da transcrição do DNA. Essa sinalização de DNA é realizada pelo TLR 4, ou seja, quando o tlr4 é ativado, ele fosforila o NFKB e o NFKB transcreve o nlrp3, sendo a primeira sinalização da formação do inflamassoma, complexo proteico que causa piroptose e morte celular. Um indivíduo obeso está em uma alça inflamatória, pois, como mencionei antes, os adipócitos hipertrofiados e hiperplásmicos são necrotizados devido à morte celular causada por uma disfunção dos capilares na entrega de oxigênio a essas células, a referida necrose causa secreção de moléculas pró-inflamatórias, essas moléculas estimulam TLR4 causando mais moléculas pró-inflamatórias, etc. Na verdade, a resistência à insulina e leptina em indivíduos obesos, um dos fatores que causam essas comorbidades é essa ativação de tlr4 (assunto para outro vídeo, mas basicamente a referida estimulação causa uma modificação dos receptores de insulina e leptina), etc. Espero que tenham gostado, qualquer dúvida aqui estou :)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não vi o vídeo por estar no trampo mas o texte já é contribuição de alto nível!

Não é atoa que os melhores nutris e coachs vão além do défcit calórico. Muito obeso tem dificuldade por isso. A inflamação desregula certos eixos hormonais como leptina e grelina e isso acaba fazendo o obeso ter dificuldade em seguir a dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, surf disse:

Não vi o vídeo por estar no trampo mas o texte já é contribuição de alto nível!

Não é atoa que os melhores nutris e coachs vão além do défcit calórico. Muito obeso tem dificuldade por isso. A inflamação desregula certos eixos hormonais como leptina e grelina e isso acaba fazendo o obeso ter dificuldade em seguir a dieta.

Oi maninho, fico feliz de que você tenha gostado (mesmo o texto contendo algumas incoêrencias, eu traduzi o texto do espanhol, traduzir palavra por palavra ia dar trabalho hehe) obrigado mesmo, estou aqui para somar e é aquilo né cara quem considera esses detalhes de perder ou ganhar peso/massa muscular somente um simples número està destinado a fracassar, estresse oxidativo, disfuncao mitocondrial, ciclo fome-saciedade, temos que olhar o interior da coisa, obesidade é foda, irei escrevendo vàrios posts e postando videos no youtube também :D forte abraço mesmo, estamos juntos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...