Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Seguir ordem dos músculos ou começar pelos compostos?


Zyzzfodase

Posts Recomendados

Quanto mais eu leio, mais eu vejo que não sei de nada (Sócrates mode on). 

Minha dúvida da vez é: É mais vantajoso seguir uma ordem dos músculos durante o treino ou começar pelos compostos e fechar com os isoladores?

 

Minha rotina é:

 

Supino reto 5x5 > Supino Inclinado 3x8 > Crucifixo 3x8 > Militar 5x5 > Elevação lateral > Paralelas > Tríceps corda

 

Com essa ordem, eu sigo a ordem dos músculos a serem treinados, no entanto, eu já chego no militar aparentemente já desgastado do treino de peito e, nas paralelas, em que o foco é tríceps, mais ainda. Ou seja, talvez meu desempenho e, consequentemente, ganho muscular, possa ser maior se, ao invés disso, eu seguisse a ordem de começar pelos compostos e finalizar com isolador.

Faz sentido? Fariam essa mudança? Ou se tá dando bom não há por quê mexer? 

 

Ficaria:

 

Supino reto 5x5 > Militar 5x5 > Supino Inclinado 3x8 > Paralelas > > Crucifixo 3x8 > Elevação lateral > Tríceps corda

 

 

Como podem ver, não seguiria um treino padrão. Eu treinaria peito, ombro, voltaria pra peito, tríceps, peito novamente, ombro e tríceps.

Isso, eu tirei de um comentário de um antigo membro, o Shapudo. 

"Como já falaram, sempre faça os compostos primeiro. No treino de "empurrar", faça supino, militar e supino fechado, e feche com isoladores. Não treine por ordem de músculo."

 

 

Como benefícios eu vejo o fato de eu chegar inteiro nos compostos principais, eu faria o supino 100%, o militar praticamente 100% e as paralelas e supino inclinado idem. Talvez, sendo assim, os ganhos maiores.

Como malefício eu vejo o fato de dar um descanso maior aos membros. Vou fazer o supino inclinado, por exemplo, com o peito mais descansado. 

Claro, que isso tudo são suposições minhas e estou seguindo apenas a lógica, o que não significa nada no fim das contas, já que a lógica por si só não significa muita coisa.

 

FATO IMPORTANTE: O foco principal é a hipertrofia. Força vem em segundo plano.

Editado por Zyzzfodase
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quando se trata deste caso, e se tem um aporte grande de massa magra, à ponto de necessitar trabalhar pontos fracos, sim, aporte grande, iniciantes não devem focar em pontos fracos em sua grande maioria, aí sim você pode planejar o treino de uma forma que ative melhor esses pontos.

No sei exemplo, existem outras maneiras de isolar alguns músculos, um deles seria treinos mais extensos, abcd, abcde. 

Adendo: desta forma proposta por você, ficaria irrigando os músculos de maneira disforme, e não vejo graciosidade nisso. É de preferência trabalhar um músculo por vez, eu acredito muito mais no básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo seu foco sendo hipertrofia, a frase que vc citou ai em cima resume tudo.

 

"Como já falaram, sempre faça os compostos primeiro. No treino de "empurrar", faça supino, militar e supino fechado, e feche com isoladores. Não treine por ordem de músculo."

 

Tanto força como volume são fatores importantes para hipertrofia, o primeiro, principalmente para naturais.

Deixe os exercícios compostos no início do treino e depois termine com isoladores, independente da ordem dos músculos.

O que gosto de pensar é mais ou menos assim: Quanto mais reps o exercício, mais ele vai ficando para o final do treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Hammerfire disse:

Quando se trata deste caso, e se tem um aporte grande de massa magra, à ponto de necessitar trabalhar pontos fracos, sim, aporte grande, iniciantes não devem focar em pontos fracos em sua grande maioria, aí sim você pode planejar o treino de uma forma que ative melhor esses pontos.

No sei exemplo, existem outras maneiras de isolar alguns músculos, um deles seria treinos mais extensos, abcd, abcde. 

Adendo: desta forma proposta por você, ficaria irrigando os músculos de maneira disforme, e não vejo graciosidade nisso. É de preferência trabalhar um músculo por vez, eu acredito muito mais no básico.

Cara, mas na real eu não pensei nesse treino na intenção de focar em um suposto ponto fraco (sou iniciante, todos são lol), e sim na intenção de crescer todos por igual sem desvalorizar um em detrimento de outro. 

O que você falou no final foi o que pensei, o de não estar irrigando os músculos seguidamente, mas se parar pra pensar, no militar eu estaria estimulando  o peitoral superior, ombro e tríceps, nas paralelas peitoral inferior, ombro e tríceps novamente, ou seja, o estímulo seria menor que num isolado como crucifixo, mas ele ainda estaria lá.

 

2 horas atrás, SaBiih disse:

Mesmo seu foco sendo hipertrofia, a frase que vc citou ai em cima resume tudo.

 

"Como já falaram, sempre faça os compostos primeiro. No treino de "empurrar", faça supino, militar e supino fechado, e feche com isoladores. Não treine por ordem de músculo."

 

Tanto força como volume são fatores importantes para hipertrofia, o primeiro, principalmente para naturais.

Deixe os exercícios compostos no início do treino e depois termine com isoladores, independente da ordem dos músculos.

O que gosto de pensar é mais ou menos assim: Quanto mais reps o exercício, mais ele vai ficando para o final do treino.

 

Obrigado. Então minha ordem pensada está boa?

Supino reto 5x5 > Militar 5x5 > Supino Inclinado 3x8 > Paralelas > > Crucifixo 3x8 > Elevação lateral > Tríceps corda

 

 

Pensei nisso também. O que vai me fazer desenvolver mais ombro? Militar ou elevação lateral? Militar obviamente, então seria bem lógico colocá-lo no início e fazer com força máxima.

Aí precisvaa da opinião de vocês experientes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zyzzfodase disse:

Cara, mas na real eu não pensei nesse treino na intenção de focar em um suposto ponto fraco (sou iniciante, todos são lol), e sim na intenção de crescer todos por igual sem desvalorizar um em detrimento de outro. 

O que você falou no final foi o que pensei, o de não estar irrigando os músculos seguidamente, mas se parar pra pensar, no militar eu estaria estimulando  o peitoral superior, ombro e tríceps, nas paralelas peitoral inferior, ombro e tríceps novamente, ou seja, o estímulo seria menor que num isolado como crucifixo, mas ele ainda estaria lá.

 

 

Obrigado. Então minha ordem pensada está boa?

Supino reto 5x5 > Militar 5x5 > Supino Inclinado 3x8 > Paralelas > > Crucifixo 3x8 > Elevação lateral > Tríceps corda

 

 

Pensei nisso também. O que vai me fazer desenvolver mais ombro? Militar ou elevação lateral? Militar obviamente, então seria bem lógico colocá-lo no início e fazer com força máxima.

Aí precisvaa da opinião de vocês experientes.

 

Sim, sua ordem pensada está correta.

Uma sugestão que deixo para você usar mais pra frente quando estagnar é que tente fazer o primeiro exercício com reps menores (entre 3-5) e o segundo com uma faixa um pouco maior (6-10).

Depois de um tempo e quando as cargas estiverem maiores, fica muito taxativo e principalmente demorado fazer 2 exercícios pesados (5x5).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...