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Dia do lixo é realmente necessário?

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Tô a 3 meses fazendo cutting, não tenho dia do lixo, não como nada com açúcar refinado ou gordura trans, pizza, fast food etc e tô seguindo a dieta certinho. Mas vi em alguns vídeos que dia do lixo pode até ter benefícios, será que eu devo acrescentar um? Eu não sinto falta de coisa gostosa nem passo vontade. 

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4 minutos atrás, Mark1232 disse:

Tô a 3 meses fazendo cutting, não tenho dia do lixo, não como nada com açúcar refinado ou gordura trans e tô seguindo a dieta certinho. Mas vi em alguns vídeos que dia do lixo pode até ter benefícios, será que eu devo acrescentar um? Eu não sinto falta de coisa gostosa nem passo vontade. 



Fazer dieta tem que virar um estilo de vida, não um sacrifício. É uma maratona, não um sprint!
Você consegue manter essa dieta sua por 10 anos? Sem comer lixo?

A resposta é NÃO. E outra, você não é um atleta, não vive disso. Saia da rotina, como o que gosta com moderação, seu corpo e sua mente agradece.
Além de quebrar a homeostase...

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O lixo é mais benéfico para o psicológico do que para o físico. Vc está sentindo falta?

Mas não faça o dia todo... O quanto e quando fazer, é de pessoa para pessoa... Costuma variar entre 1 refeição a cada 15 dias, até 2 refeições por semana.

 

Fisicamente ele não é tão benéfico (nem maléfico, se feito com moderação e até 2 refeições por semana). Não é quebrador de platô, como alguns dizem por aí. Até porque, já sabe-se que a termogênica adaptativa (redução do metabolismo devido déficit calórico) é bem menos relevante do que se imaginava. Na melhor das hipóteses, ele dá uma carregada no glicogênio, se for mais farto de carboidratos. Mas, com esse objetivo, o refeed é mais eficiente.

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1 hora atrás, Mark1232 disse:

Tô a 3 meses fazendo cutting, não tenho dia do lixo, não como nada com açúcar refinado ou gordura trans, pizza, fast food etc e tô seguindo a dieta certinho. Mas vi em alguns vídeos que dia do lixo pode até ter benefícios, será que eu devo acrescentar um? Eu não sinto falta de coisa gostosa nem passo vontade. 

 

Faz ciclo de carboidratos mano.

No dia do carbo up, vc come mais carbo.

No dia de carbo down, diminui os carbos.

 

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12 minutos atrás, Bamor disse:

 

Faz ciclo de carboidratos mano.

No dia do carbo up, vc come mais carbo.

No dia de carbo down, diminui os carbos.

 

Carbo up seria nos dias de treino?

22 minutos atrás, paulodiasreis disse:

O lixo é mais benéfico para o psicológico do que para o físico. Vc está sentindo falta?

Mas não faça o dia todo... O quanto e quando fazer, é de pessoa para pessoa... Costuma variar entre 1 refeição a cada 15 dias, até 2 refeições por semana.

 

Fisicamente ele não é tão benéfico (nem maléfico, se feito com moderação e até 2 refeições por semana). Não é quebrador de platô, como alguns dizem por aí. Até porque, já sabe-se que a termogênica adaptativa (redução do metabolismo devido déficit calórico) é bem menos relevante do que se imaginava. Na melhor das hipóteses, ele dá uma carregada no glicogênio, se for mais farto de carboidratos. Mas, com esse objetivo, o refeed é mais eficiente.

Não, meu professor da academia disse que eu PRECISO fazer se n vou chegar no platô e n vou mais conseguir emagrecer, eu realmente n sinto falta de doce, senti no primeiro mês mas agr n faz diferença.

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Necessário? Não.

Mas se quiser fazer, faça UMA refeição lixo (odeio esse termo). Não há sentido algum ficar o dia inteiro jacando, seja psicológico ou hormonal.

Aderência e consistência são o que mandam em uma dieta. Uma refeição fora da dieta (se te ajudar a sustentar uma alimentação saudável) não terá impacto nenhum na sua jornada.

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1 hora atrás, Mark1232 disse:

meu professor da academia disse que eu PRECISO fazer se n vou chegar no platô

Não faça e prove que ele está errado hahaha

 

Como disse antes... Faça alguma refeição livre (lixo) às vezes, para satisfazer sua vontade. Durante a fase de emagrecimento, se estiver se sentindo muito fraco nos treinos e ver que o rendimento está caindo muito, faça uns 2 dias de bastante carboidrato, para dar uma enchida nos glicogênios.

Mas é se realmente sentir perda de desempenho. Déficit calórico pequeno (300 a 500kcal) não costuma causar isto.

Se fizer algum exercício extenuante, fora do seu padrão, também é legal dar essa "enchida"... Tipo longas trilhas, corridas de mais de 10km, etc

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