Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ovo - qual o melhor e como fazer?


Perenista

Posts Recomendados

Quando o nutricionista manda comer OVO COZIDO, tem sempre algumas questões que até agora não encontrei resposta satisfatória.

Primeiro ponto é: qualquer ovo serve ou SOMENTE os caipiras (que custam em torno de R$ 1 CADA)?

 

Segundo: será que se deixar cozinhando por muitos minutos o ovo perde os nutrientes? Caso positivo qual o tempo máximo pra não passar do ponto?

Quando você passa menos tempo a gema muda de cor e parece que fica mais mole. Eu sempre achei que o ovo só mantém os nutrientes se passar pouco tempo e se estiver assim. Se passar tipo 10-15 minutos já não perde tipo uns 50% do que poderia render?

 

E por fim: o tempo de cozimento influi na dificuldade que é pra tirar a casca? Quando fazem ovo aqui em casa dependendo do fabricante sempre rola isso. Acho que 1) não tem a ver com o tempo, e 2) é preciso colocar algo a mais na panela pra evitar a casca grudar na hora de guardar.

 

Quando cada ovo cozido fica pronto passam a semana na geladeira enquanto eu vou comendo, isso também não sei se prejudica.

Editado por Perenista
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 - quanto maior o ovo, mais proteína vai ter

 

2 - ovo caipira tem mais minerais e vitaminas, por isso a gema ser mais escura

 

3 - tempo de cozimento não influencia em nada em relação a perda de proteína , desde que você não o cozinhe ou frite ao extremo

 

4 - mexido ou omelete é muito mais gostoso e prático, ovo cozido é um grande desperdício de gás 

Editado por frankx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

1 - Qualquer um serve. Os caipiras tendem a ser maiores.

2 - Não, não perde. Pelo contrário, a cocção melhora o aproveitamento e absorção no trato intestinal.

3 - Não perde nada em cozinhar. Isso é história.

4 - Quanto mais cozido, mais fácil de descascar. Eu prefiro mexido/frito do que cozido. É mais versátil e dá pra misturar com um monte de coisa.

5 - Desde que se mantenha devidamente refrigerado, alguns dias. Mas não recomendo passar de 3 dias (isso é pessoal - não sei o prazo exato de "vencimento" do ovo cozido, refrigerado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço o consumo deles cru, principalmente na parte da manhã que saio rápido de casa e não tenho tanto tempo de fazer uma refeição tão boa. Mando 3 três crus, e uma banana prata de 100g.

Te respondendo, cozido você vai enjoar rápido, frito nem tanto, vá revezando.

Ou então opte também pela albumina (gosto ruim, mas prática).

Editado por Mateus Bryan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Mateus Bryan disse:

Eu faço o consumo deles cru, principalmente na parte da manhã que saio rápido de casa e não tenho tanto tempo de fazer uma refeição tão boa. Mando 3 três crus, e uma banana prata de 100g.

Te respondendo, cozido você vai enjoar rápido, frito nem tanto, vá revezando.

Ou então opte também pela albumina (gosto ruim, mas prática).

 

Péssima absorção da albumina, em torno de 40% quando crua, pela não "quebra" da estrutura terciária.

 

3 claras dariam talvez umas 10 ou 12g de proteína, a depender do tamanho, e você está absorvendo umas 4g se seu estômago estiver funcionando bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, frankx disse:

 

Péssima absorção da albumina, em torno de 40% quando crua, pela não "quebra" da estrutura terciária.

 

3 claras dariam talvez umas 10 ou 12g de proteína, a depender do tamanho, e você está absorvendo umas 4g se seu estômago estiver funcionando bem.

Absorção com certeza é lenta, por isso utilizo ao dormir. 

Deixe-me entender, você está dizendo que o ovo cru não é aproveitado? Já tem estudos que contrapõem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mateus Bryan disse:

Absorção com certeza é lenta, por isso utilizo ao dormir. 

Deixe-me entender, você está dizendo que o ovo cru não é aproveitado? Já tem estudos que contrapõem isso.

 

Hum , dahora então. Cola os artigos ai, pq os estudos antigos e os nutricionistas são quase que unânimes quanto a ma absorção do ovo cru.

 

Único que vejo defender isso ainda  hoje é aquele lunático do Tio do Leite ( rich Vilela ).

Editado por frankx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...