Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vinagre Balsâmico


DANNNNN

Posts Recomendados

Lendo o artigo que o Leandro postou sobre o vinagre de maçã, me lembrei de um outro tipo de vinagre que eu uso na minha dieta, mas não vejo o pessoal falar muito dele no fórum. Então vou copiar um artigo pra vcs lerem.

Vinagre balsâmico ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Utilizado para realçar o sabor das receitas, o vinagre balsâmico é um condimento distinto devido ao processo de elaboração e às características aromáticas que adquire. De aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce, é recomendado para aromatizar saladas, carnes, peixes, no preparo de molhos e até sobremesas.

O vinagre, à semelhança do vinho, possui antioxidantes e flavonóides, substância que está associado com uma redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas, bem como as cardiovasculares.

Um estudo realizado em 2006, pelo Prof. Dr. Robert Vogel da Universidade Maryland, nos Estados Unidos revela que o balsâmico, associado ao azeite de oliva, ajuda a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias, pois preservam a elasticidade e flexibilidade das artérias independente dos níveis de colesterol.

Segundo o estudo, as dietas ricas em gordura atrapalham a produção de óxido nítrico, uma substância necessária para manter as artérias flexíveis. Com o tempo, isso pode causar o endurecimento dessas artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas. O vinagre balsâmico aliado ao azeite de oliva é benéfico porque contém arginina, um aminoácido usado pelo corpo para produzir óxido nítrico.

Balsâmico aliado ao azeite - Segundo o cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, Daniel Magnoni, tanto o balsâmico quanto o azeite de oliva são elementos que compõem a dieta mediterrânea, que cada vez mais recebe validações de seus ingredientes que possuem efeito relaxante arterial, antioxidante e previne doenças cardiovasculares.

“Cerca de 60% do cardápio da dieta mediterrânea é composto por cereais; 25% por gordura de origem vegetal, como o azeite de oliva e apenas 5% por carne. O balsâmico tornou-se elemento complementar desta dieta, pois associado ao azeite de oliva ajuda a eliminar os radicais livres além de desobstruir as artérias estimulando a eliminação do colesterol, conclui dr. Magnoni.

Fonte: abril.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...