Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Creatina pode estar causando insonia!?

Posts Recomendados

Postado

Bom galera, sou novo no fórum, e se eu estiver postando isso no lugar errado me desculpem.
Galera tem uns 8 meses que estou malhando, e a uns dois meses atras tinha começado a fazer o uso de Creatina ( Universal ) e Whey Protein Isolado da BoddyAction, e comecei apresentar dificuldades para dormir, é como se meu cérebro não desligasse. Eu tomava Creatina depois do almoço e malhava as 18:00h. Resolvi parar com os dois suplementos, e voltei a dormir normalmente. Resolvi dar mais uma chance pra creatina, e ontem eu tomei uma dose de Creatina Optimum e apresentei a mesma dificuldade pra dormir. Já pesquisei muito sobre isso e nada diz que creatina pode causar insonia, porém vejo em muitos forums as mesmas dúvidas que eu, porém nada confirmando isso. Queria uma posição de vocês, pode ser meu organismo? ou algo do tipo? Devo parar com a creatina? pois só devo estar dormindo umas 3 horas por noite, sendo que eu deito as 23h e levanto as 06:00 para trabalhar.

Postado

Não vejo como ela poderia influenciar no sono, talvez esteja enganado, mas a conversão de atp deve ocorrer durante o estímulo físico e não durante o repouso...

Talvez um treino de maior intensidade (que faça-o sentir mais fadigado após) seja uma solução temporária.

Caso seja possível, experimente 3g de melatonina 30 minutos antes de deitar.

O meu problema é parecido, porém se da devido ao uso de estimulantes. A melatonina foi a solução nesse caso.

Abs

Postado

nada ver do carai uma coisa com a outra e mesmo que a creatina influencia-se vc toma ela as 18 e so dorme as 23, seu problema de sono esta relacionado a outra coisa, mas so pra vc não duvidar do proprio placebo, tome a creatina pela manha por 1 semana, ja que a creatina nao tem horario especifico para tomar.

Postado (editado)

Quantas horas de sono está tendo?
Que horas vai dormir? Que horas se levanta?
Faz uso de energético, cafeína, algum tipo de pré e pós treino? O que come antes de dormir?
Improvável a creatina estar causando sua insônia.

Editado por Marombadim
Postado
25 minutos atrás, @Lucks disse:

Não vejo como ela poderia influenciar no sono, talvez esteja enganado, mas a conversão de atp deve ocorrer durante o estímulo físico e não durante o repouso...

Talvez um treino de maior intensidade (que faça-o sentir mais fadigado após) seja uma solução temporária.

Caso seja possível, experimente 3g de melatonina 30 minutos antes de deitar.

O meu problema é parecido, porém se da devido ao uso de estimulantes. A melatonina foi a solução nesse caso.

Abs

Na hora de me deitar eu me sinto fadigado, fico com sono, fico bocejando, mas quando fecho os olhos nada me faz dormir, pensamentos aleatorios, não consigo desligar. vou procurar sobre a melatonina.

21 minutos atrás, Cleber Souza disse:

nada ver do carai uma coisa com a outra e mesmo que a creatina influencia-se vc toma ela as 18 e so dorme as 23, seu problema de sono esta relacionado a outra coisa, mas so pra vc não duvidar do proprio placebo, tome a creatina pela manha por 1 semana, ja que a creatina nao tem horario especifico para tomar.

vou fazer o teste hoje, tomei na hora que levantei as 6:00 da manhã, vou ver o que acontece.

15 minutos atrás, Marombadim disse:

Quantas horas de sono está tendo?
Que horas vai dormir? Que horas se levanta?
Faz uso de energético, cafeína, algum tipo de pré e pós treino? O que come antes de dormir?
Improvável a creatina estar causando sua insônia.

Eu estou tendo umas 3h de sono, mesmo assim, não é sono profundo.
Eu tomo Creatina ao 12:00 dia
Treino as 18:00
Minha ultima refeição é as 21:30, que é baseado em arroz, frango e alguma salada
as 23:00h eu deito, prq as 6:00 da manha eu tenho que trabalhar
e fico rolando na cama a noite inteira

Postado
4 minutos atrás, DanielFernandes25 disse:

Na hora de me deitar eu me sinto fadigado, fico com sono, fico bocejando, mas quando fecho os olhos nada me faz dormir, pensamentos aleatorios, não consigo desligar. vou procurar sobre a melatonina.

vou fazer o teste hoje, tomei na hora que levantei as 6:00 da manhã, vou ver o que acontece.

Eu estou tendo umas 3h de sono, mesmo assim, não é sono profundo.
Eu tomo Creatina ao 12:00 dia
Treino as 18:00
Minha ultima refeição é as 21:30, que é baseado em arroz, frango e alguma salada
as 23:00h eu deito, prq as 6:00 da manha eu tenho que trabalhar
e fico rolando na cama a noite inteira

Passou por algum trauma recentemente? Alguma emoção forte? Perda de ente querido, acidente? 
A melatonina é uma boa opção, vale a pena testar. 

Postado
13 minutos atrás, Marombadim disse:

Passou por algum trauma recentemente? Alguma emoção forte? Perda de ente querido, acidente? 
A melatonina é uma boa opção, vale a pena testar. 

Não, não estou passando por nada do tipo, como eu disse, foi assim a dois meses atras quando comecei com os suplementos, insonia constante, ai suspendi os suplementos e voltei a dormir normal, aí ontem voltei a tomar a creatina, e voltei a ter insonia. Li um artigo agora e vi que algumas pessoas relatam insonia também. https://totalcreatina.net/creatina-e-insonia/

Postado

Já ouvi falar que muita proteína antes de dormir atrapalha o sono, mas creatina não. De qualquer forma, tenta diminuir a dose de creatina para aquela dose mínima que tenha algum efeito. Se mesmo assim não funcionar, desista dela e fique só com o whey. Eu já desisti de suplementos que atrapalhavam meu sono (gynseng).

Postado

Comecei a dormir melhor depois que comecei a suplementar com Magnésio (cloreto de magnésio = aquele sal que é diluído em 1Litro de água).

Aí li que ele ajuda em casos de insônia...  lembrando que ele é considerado suplemento alimentar, e não apenas remédio...  ou seja, teoricamente ele é um alimento que seu corpo necessita.

Postado

sempre tive insonia , as vezes demoro 2 horas para conseguir dormir , o que realmente me ajudou foi a suplementaçao de zinco e magnesio quelato , e comecei a tomar sol todos os dias 15 minutos 

Postado
1 hour ago, jureg said:

sempre tive insonia , as vezes demoro 2 horas para conseguir dormir , o que realmente me ajudou foi a suplementaçao de zinco e magnesio quelato , e comecei a tomar sol todos os dias 15 minutos 

ZMA é foda, ajuda muito no sono.

Postado
1 hora atrás, DanielFernandes25 disse:

Ontem fiz o teste tomando as 7h da manhã, e treinei pesado.. resultado dormi igual um anjo, vamos ver se hoje repete.

Massa! Segue o baile então!
Experimenta tomar ZMA aí como o pessoal disse, eu tomo e acho excelente, até pra piroca, dá uma endurecida louca, kakakaka.

Postado

Recomendo que estude sobre de 5-HTP ou Melatonina, eles podem ajudar bastante. Tenho um artigo sobre isso aqui no fórum, se quiser dá uma olhada.

Sobre a creatina... já vi na gringa alguns estudos que mostraram uma leve participação na creatina com a insônia, mas só se tomada logo antes de dormir. Mandando pela manhã etc., não vejo como ela possa interferir

• 11 meses depois...
Postado

Bom galera, a creatina tem me causado insônia sim. E olha que faço uso dela a 15 anos. Mas fiz inúmeros testes e descobri que ela tem me dado a maldita insônia. Vou procurar tomar esse ZMA pois não quero deixar de tomar a creatina. Outro suplemento que me deixa acesso a noite é a glutamina....acreditem se quiser. Poise... Cada corpo é diferente.

• 2 meses depois...
Postado

Cara, tive os mesmos sintomas há uns 6 meses atrás, quando passei a tomar mais de 3g por dia. Gastei mais de 800 reais em exames achando q era algum problema no meu organismo. Daí suspendia toda suplementação que tomava e voltei a dormir bem.. Essa semana voltei a tomar creatina e whey. Tô tomando 20g de creatina por dia, e os sintomas voltaram.. 3h de sono só, acordo com excesso de pensamentos, como se o cérebro não desligasse.. Isso é bizarro. 

Quando vc passou a tomar pela manhã você passou e ter insônia? 

• 2 semanas depois...
Postado
Em 30/05/2019 em 05:12, Yuri Soares disse:

Cara, tive os mesmos sintomas há uns 6 meses atrás, quando passei a tomar mais de 3g por dia. Gastei mais de 800 reais em exames achando q era algum problema no meu organismo. Daí suspendia toda suplementação que tomava e voltei a dormir bem.. Essa semana voltei a tomar creatina e whey. Tô tomando 20g de creatina por dia, e os sintomas voltaram.. 3h de sono só, acordo com excesso de pensamentos, como se o cérebro não desligasse.. Isso é bizarro. 

Quando vc passou a tomar pela manhã você passou e ter insônia? 

Você está tomando 20g de creatina por dia? Está fazendo saturação?

Senão me engano, o organismo consegue sintetizar apenas 5g deste suplemento, o excedente é descartado.

• 8 meses depois...
Postado

Estou tomando a quase 20 dias e tbm estou com insônia durmo umas 4 a 5 hrs e acordo e ñ e por falta de sono tem hrs esta ardendo as vista deito na cama e nada, no meio dia sempre dormia não estou dormindo... pratico ciclismo e notei q estou com o cardiaco uns 7 a 10 mais alto nas hrs de fazer força meço com a cinta!!! No sono minha frequência esta variando de 5 a 10 de media tipo antes de tomar nos dias q descanso meu cardio tinha media 52 com baixa de 46... apos começar tomar a creatina meu cardio deu medida mínima 55 com baixa de 51 de frequencia e dias de treinos mais intenço deu media 65 minima 60 igual essa noite e acabei ñ dormindo nada....

Irei interromper essa semana na próxima venho com resultado e no entanto uns dizem q da mais força me sinto cansado nos treinos acredito q seja por falta de dormir ñ tem como confirmar pois ñ tomei os 28 dias ainda como dizem!!! Ha a noite q dormi melhor foi sexta q esqueci de tomar, estou tomando de 3 a 4 g dia.

• 2 anos depois...
Postado (editado)

Eu também tive o mesmo problema com uso da creatina. Iniciei tomando depois do almoço, e treino sempre no inicio da noite, passei uma semana tomando a creatina sempre no mesmo horário e dormindo muito mal, como se meu cérebro não desligasse, naquele momento logo associei a creatina, mais a nutricionista disse que não seria a creatina, mais ela me orientou a tomar pela manhã,e assim eu fiz, e continuei com a mesma dificuldade. Comecei a tomar a melatonina pra não ter que parar a creatina até meu organismo acostumar, mais nem assim deu resultado. Então, decidi parar a creatina durante 15 dias , pasmem, comecei a dormi bem, sem uso de melatonina, agora voltei a tomar a creatina e a insonia voltou de novo, não tenho outro motivo para associar a insonia. Sinceramente não vou mais tomar já estou a duas noites seguidas sem dormi, é horrível. Iniciei depois de 15 dias sem uso no sábado 25/02/23, no domingo e na segunda foi uma noite péssima. Decidi parar

A creatina que comprei foi a SYNTHE SIZE 3g por dia...

Editado por jane.kelly
Postado
Em 28/02/2023 em 16:26, jane.kelly disse:

Eu também tive o mesmo problema com uso da creatina. Iniciei tomando depois do almoço, e treino sempre no inicio da noite, passei uma semana tomando a creatina sempre no mesmo horário e dormindo muito mal, como se meu cérebro não desligasse, naquele momento logo associei a creatina, mais a nutricionista disse que não seria a creatina, mais ela me orientou a tomar pela manhã,e assim eu fiz, e continuei com a mesma dificuldade. Comecei a tomar a melatonina pra não ter que parar a creatina até meu organismo acostumar, mais nem assim deu resultado. Então, decidi parar a creatina durante 15 dias , pasmem, comecei a dormi bem, sem uso de melatonina, agora voltei a tomar a creatina e a insonia voltou de novo, não tenho outro motivo para associar a insonia. Sinceramente não vou mais tomar já estou a duas noites seguidas sem dormi, é horrível. Iniciei depois de 15 dias sem uso no sábado 25/02/23, no domingo e na segunda foi uma noite péssima. Decidi parar

Eu associaria ao treinamento, vc treina qts horas antes de dormir? com a creatina deve estar treinando mais por conta dela ou placebo e não consegue desligar a mente pois o corpo fica a mil, se eu deixo pra treinar bem tarde demoro bastante pra dormir.

Postado
Em 28/02/2023 em 16:26, jane.kelly disse:

Já ouviu falar em efeito nocebo? É o oposto do efeito placebo. No efeito nocebo o paciente acredita que o tratamento/medicamento vai provocar um certo colateral, mesmo a substância ativa não possuindo função para tal, e de repente, o colateral aparece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...