Postado 24/05/2017 às 15:53 05/24, 2017 Salve rapaziada, alguem que manja de bioquimica ai poderia me responder o por que da ingestao de bicarbonato de sodio apresentar um aumento da concentracao de lactato sanguineo e da performance? **O bicarbonato eh impermeável ao sarcolema entao ele só diminuiria a acidemia formando acido carbônico e que posteriormente formara água e gás carbônico. Nao havendo relacao com o lactato formado dentro da célula, entretanto o estudo diz que com o aumento da alcalose sanguínea eh gerado um gradiente de concetracao de íons H+, o que promoveria um aumento do efluxo destes e dos ácidos. -Segue o artigo Os efeitos do bicarbonato de sódio na concentração de lactato e na performance de corredores de meio-fundo e fundo. AQUINO, David et al, 2009.
Postado 25/05/2017 às 12:10 05/25, 2017 Não lembro mais muito de cabeça sobre lactato, só que ele é acido. Quando vc treina muitas reps e sente arder é o lactato gerado não lembro se na aero o anaerobiose (Krebs ATP), não lembro muito de cabeça. O bicarbonato (base) entra como tampão pra vc não morrer por acidose sanguinea. Mais bicarbonato, provavelmente mais lactato vc aguenta. Existem outros tampões tbm.
Postado 25/05/2017 às 15:28 05/25, 2017 3 horas atrás, surf disse: Não lembro mais muito de cabeça sobre lactato, só que ele é acido. Quando vc treina muitas reps e sente arder é o lactato gerado não lembro se na aero o anaerobiose (Krebs ATP), não lembro muito de cabeça. O bicarbonato (base) entra como tampão pra vc não morrer por acidose sanguinea. Mais bicarbonato, provavelmente mais lactato vc aguenta. Existem outros tampões tbm. Será que com limão acontece a mesma coisa?
Postado 25/05/2017 às 17:28 05/25, 2017 1 hora atrás, Born4Run disse: Será que com limão acontece a mesma coisa? Provavelmente acontece em nivel inferior, não sei dizer se é em nivel significativo.
Postado 28/05/2017 às 00:48 05/28, 2017 Autor Entao meus amigos, a relacao com o aumento da performance e a concentracao de lactato eu consegui compreender. O lactato nada mais eh do que a molecula de piruvato oxidada, acoplado a reducao de NADH em NAD+ catalisada pela LDH. E com a reducao de NADH em NAD+ a glicolise podera ocorrer pois esta coenzima "NAD+" eh essencial em alguma de suas 10 etapas q eu n lembro kkkk mas agr onde q o bicarbonato entra eu n sei Editado 28/05/2017 às 00:49 05/28, 2017 por Sodexo
Postado 21/12/2017 às 16:38 12/21, 2017 O bicarbonato de sódio é uma base, ou seja, ela consegue neutralizar ácidos. No meio aquoso, as bases liberam íons OH-, enquanto os ácidos liberam íons H+, ambos as moléculas se atraem formando água e liberando uma sal derivado das outras moléculas presentes na base e no ácido.
Postado 12/01/2018 às 01:51 01/12, 2018 Já tomei bicarbonato de sódio durante uma semana quando treinava natação e boxe, aumentou sim minha performance, mas eu passava mal demais depois, e o gosto nem vale a pena. Mas pra quem é atleta e compete deve ser um boa.
Crie uma conta ou entre para comentar