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Creatina e a Queda Capilar


Linw

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Creatina e a Queda Capilar

 

===> Antes de mais nada, gostaria dizer que nada aqui é cientificamente comprovado, e sim apenas uma experiência para tentar mostrar a relação entre a creatina e o DHT.<===

 

DHT 

O DHT, ou dihidrotestosterona, é um hormônio produzido pelo próprio corpo e sintetizado nas glândulas adrenais, testículos, próstata e fólicos capilares pela enzima 5a-redutase, através da redução da ligação dupla 4,5.  Ou seja, homens que são sensíveis ao DHT tendem a perder cabelo porque o hormônio impede que nutrientes cheguem aos fólicos capilares.

 

Creatina:

Como muitos já estão "carecas" de saber (não pude perder a piada hahah) , a creatina é um composto de três aminoácidos: Arginina, Glicina e Metionina; originalmente sintetizada no fígado e no pâncreas, presente nas fibras musculares e no cérebro. Através da enzima Creatina ocorre a transferência do grupamento fosfato da creatina para o ADP, produzindo assim ATP, e também transportando energia produzida na mitocôndria para o citoplasma.

 

- O experimento:

 

Tese: Três semanas de suplementação com creatina monohidratada afetou a relação de dihidrotestosterona (DHT) para testosterona em jogadores profissionais de rugby.

 

Grupo 1: 25 gramas de creatina monohidratada nos primeiros 7 dias (saturação) + 5 gramas nos 14 dias seguintes (manutenção).

Grupo 2: Somente utilizou placebos.

 

Resultados:

Grupo 1:  Noticiou-se um aumento de 56% nos níveis de DHT após a primeira semana de saturação (25g por dia), caindo para 40% nas duas semanas seguintes quando foi feita apenas a manutenção (5g por dia).

Grupo 2: Não apresentou resultados e mudanças significativas.

 

**Considerações finais: 

  1. O estudo foi feito com os jogadores fazendo a saturação da creatina, algo que muitos apontam ser completamente desnecessário e podendo ser prejudicial. Os resultados provavelmente seriam bem diferentes se esta tivesse sido administrada em doses regulares e consideradas seguras (3~5 gramas diárias).
  2. Há apenas um estudo prático realizado em grupo (pelo menos até onde sabemos) sobre a relação da creatina e o dht.
  3. Nada foi comprovado, mas é algo a se avaliar. Se você tem pré-disposição a calvície, melhor administrar com cuidado a creatina. 
  4. Não sou médico nem especialista no assunto, estou apenas compartilhando o estudo que eu li, e achei interessante.

 

E você, qual sua opnião sobre?

 

Fonte:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19741313

 

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1 hora atrás, Linw disse:

O estudo foi feito com os jogadores fazendo a saturação da creatina, algo que muitos apontam ser completamente desnecessário e podendo ser prejudicial. Os resultados provavelmente seriam bem diferentes se esta tivesse sido administrada em doses regulares e consideradas seguras (3~5 gramas diárias).

Por que seriam bem diferentes? Só dá pra saber testando.

 

1 hora atrás, Linw disse:

Nada foi comprovado, mas é algo a se avaliar. Se você tem pré-disposição a calvície, melhor administrar com cuidado a creatina. 

Baseando-se em um estudo com 20 jogadores de rugby?

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O próprio artigo fala que mais estudos devem ser feitos.

 

8 minutos atrás, Buldoguii disse:

E se os jogadores estivessem usando "outras paradas" enquanto faziam parte do estudo?

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Ou estavam em nofap =P

Editado por Torf
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36 minutos atrás, Torf disse:

Por que seriam bem diferentes? Só dá pra saber testando.

 

Baseando-se em um estudo com 20 jogadores de rugby?

 

Sim, só da para saber pondo em prática, por isso disse "provavelmente". O intuito não foi dizer para finalizar o consumo de creatina ou diminuir, apenas levantar uma teoria a ser discutida... Mas sim, alguém que tenha muito receio da calvice e tenha pré-disposição, acredito eu que esse estudo possa influenciar numa atitude desse indivíduo. Seria interessante se houvessem mais experiências a respeito =)

 

32 minutos atrás, Buldoguii disse:

E se os jogadores estivessem usando "outras paradas" enquanto faziam parte do estudo?

 

Segundo o experimento descrito na fonte, os jogadores não utilizaram ou estavam utilizando ergogênicos.

Editado por Linw
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