Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alto índice Glicêmico


Danielspfc18

Posts Recomendados

Olá galera, sou ectomorfo, na minha dieta estou comendo basicamente 6 fatias de pão branco por dia, tenho dificuldade de atingir as calorias diárias, por isso optei pelo pão branco(alto IG) o que me proporciona fome em pouco tempo, tenho algumas dúvidas, posso substituir tranquilamente a batata doce pela batata inglesa? O alto IG pode trazer algum problema a longo prazo? Dei uma lida em um tópico bem top aqui na comunidade, porém gostaria de uma opinião mais atual da galera.

 

Valeu!

 

Link do tópico: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Outra dúvida que tenho é a seguinte, atualmente estou comendo uma fruta(maçã/banana) no pós treino junto com o whey, e a noite na escola eu como mais 2 fatias de pão branco, seria mais viável trocar essa ordem, pois o pão branco tem o índice glicêmico maior, sendo absolvido mais rápido no pós treino que a fruta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Se você não tem problemas de diabetes, o IG é irrelevante.

IG alto também não significa absorção mais rápida e, além disso, o tempo de absorção também é irrelevante.

O mesmo vale para a questão de trocar batata doce por batata inglesa.

 

O grande problema a analisar é o perfil de micros e fibras. Pão branco, por exemplo, é pobre em micros e fibras. Procure compensar isso com saladas, legumes, frutas, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, busarello disse:

Se você não tem problemas de diabetes, o IG é irrelevante.

IG alto também não significa absorção mais rápida e, além disso, o tempo de absorção também é irrelevante.

O mesmo vale para a questão de trocar batata doce por batata inglesa.

 

O grande problema a analisar é o perfil de micros e fibras. Pão branco, por exemplo, é pobre em micros e fibras. Procure compensar isso com saladas, legumes, frutas, etc.

Valeu pela Resposta busarello, a questão é, por que então sentimos fome muito mais rápido quando comemos um pão branco do que quando comemos uma batata doce por exemplo? Tem a ver com o IG não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Mais ou menos. Além do IG precisa analisar a Carga Glicêmica e o resto da refeição. Se você adicionar gordura e fibras, por exemplo, dá para " atrasar " bastante o esvaziamento gástrico.

Há ainda o hábito (leptina e grelina), a refeição em si (quantidade), osmolaridade (quantidade de liquidos), etc.

 

Via de regra, simplificando, quanto mais carbos simples mais rápido o individuo sentirá fome novamente. MAS chega um ponto em que não vale mais a pena comer por comer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, busarello disse:

Mais ou menos. Além do IG precisa analisar a Carga Glicêmica e o resto da refeição. Se você adicionar gordura e fibras, por exemplo, dá para " atrasar " bastante o esvaziamento gástrico.

Há ainda o hábito (leptina e grelina), a refeição em si (quantidade), osmolaridade (quantidade de liquidos), etc.

 

Via de regra, simplificando, quanto mais carbos simples mais rápido o individuo sentirá fome novamente. MAS chega um ponto em que não vale mais a pena comer por comer...

Valeu pela resposta man, já deu uma esclarecida nas minhas dúvidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Danielspfc18 disse:

Valeu pela Resposta busarello, a questão é, por que então sentimos fome muito mais rápido quando comemos um pão branco do que quando comemos uma batata doce por exemplo? Tem a ver com o IG não?

Eu como batata-doce sempre aliada a alguma proteína. E não acho que o IG dos alimentos influencie na fome, o que eu sinto é que quando como carboidrato sozinho, independente de qual seja, sinto fome muito mais rápido do que quando como com proteína. 

No meu café da tarde como batata-doce com ovo e só horas depois vou sentir fome novamente.

No seu lanche da tarde se colocasse um ovo frito no pão ou um frango desfiado acho que ia dar muito mais saciedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rainegoncalves disse:

Eu como batata-doce sempre aliada a alguma proteína. E não acho que o IG dos alimentos influencie na fome, o que eu sinto é que quando como carboidrato sozinho, independente de qual seja, sinto fome muito mais rápido do que quando como com proteína. 

No meu café da tarde como batata-doce com ovo e só horas depois vou sentir fome novamente.

No seu lanche da tarde se colocasse um ovo frito no pão ou um frango desfiado acho que ia dar muito mais saciedade.

Oi raine, basicamente eu como carbo+proteina no almoço e normalmente a tarde eu jogo um frango com batata doce+ ovo, também demoro muito para sentir fome, a questão é na parte da manhã, onde eu estou comendo apenas o pão branco, estou tentando achar uma outra saída, pois 1 ou 2 horas depois de comer eu já estou roxo da fome. Claro que pra mim quanto mais kcal melhor, porém como o busarello disse acima, chega um ponto que não vale mais a pena comer por comer. Mas realmente, quando eu jogo proteína pra dentro eu demoro muito mais pra sentir fome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Danielspfc18 disse:

Oi raine, basicamente eu como carbo+proteina no almoço e normalmente a tarde eu jogo um frango com batata doce+ ovo, também demoro muito para sentir fome, a questão é na parte da manhã, onde eu estou comendo apenas o pão branco, estou tentando achar uma outra saída, pois 1 ou 2 horas depois de comer eu já estou roxo da fome. Claro que pra mim quanto mais kcal melhor, porém como o busarello disse acima, chega um ponto que não vale mais a pena comer por comer. Mas realmente, quando eu jogo proteína pra dentro eu demoro muito mais pra sentir fome.

entendi... não ajudaria comer no primeiro momento apenas 3 pães e depois quando sentir fome de novo mais 3?

Eu sou o tipo de pessoa que tem pouca fome, não consigo comer em grandes quantidades... dai tento sempre estar comendo rs

Editado por rainegoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rainegoncalves disse:

entendi... não ajudaria comer no primeiro momento apenas 3 pães e depois quando sentir fome de novo mais 3?

Eu sou o tipo de pessoa que tem pouca fome, não consigo comer em grandes quantidades... dai tento sempre estar comendo rs

 

Eu acordo muito cedo, dai faço o seguinte, as 05:30 eu tomo albumina+ 2 fatias de pão, dai la pelas 08:30 eu ja estou começando a sentir fome, jogo mais 2 fatias pra dentro, porém as 10:00 eu já estou com fome, eu como uma fruta ou algo assim pra distrair a fome até 12:00, porém eu gostaria de achar alguma outra solução, mas essa troca de ideias é boa, eu também tenho pouca fome(digo em quantidade), por isso tento comer de 3 e 3 horas ou menos, porém me preocupa saber se eu estou exagerando no pão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...