Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como curar Acne?


C.Golden

Posts Recomendados

O que é Acne?


Sinônimos: espinha

Acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos da peleficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. Acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

Dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes na pele. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes disponíveis – e quanto mais cedo é iniciado, menor é o risco de cicatrizes.

Tipos


Os diferentes tipos de acne incluem:

Acne do recém-nascido

Cerca de 20% dos recém-nascidos desenvolvem acne leve. Isso pode acontecer porque certos hormônios são passados para eles através da placenta por suas mães pouco antes do nascimento. Outra causa de acne em bebês é o estresse do parto, que pode fazer o corpo do bebê liberar hormônios. Recém-nascidos com acne geralmente tem lesões que desaparecem espontaneamente.
 

Acne infantil

Bebês entre três e 16 meses de idade podem desenvolver acne infantil. Eles podem ter cravos e espinhas. Acne infantil geralmente desaparece quando a criança chega aos dois anos de idade. As espinhas raramente deixam cicatrizes. Acne infantil pode ser causada, em parte, pelos níveis hormonais mais elevados do que o normal.
 

Acne vulgar

O tipo mais comum de acne é acne vulgar. Ela aparece com mais frequência em adolescentes e adultos jovens.
 

Acne cística

Acne conglobata é uma forma rara, mais grave, de acne. Ela ocorre principalmente em homens jovens. Na acne conglobata, espinhas grandes se desenvolvem no rosto, peito, costas, braços e coxas. Este tipo de acne pode ser difícil de tratar e muitas vezes deixa cicatrizes.
 

Acne fulminante

Acne fulminante é uma forma grave de acne conglobata, que ocorre mais em meninos adolescentes. Na acne fulminante, um grande número de espinhas se desenvolve muito rapidamente nas costas e no peito. Essas espinhas muitas vezes deixam cicatrizes graves. Pacientes com acne fulminante muitas vezes sofrem com febre e dor muscular e óssea.

Causas


Existem diferentes tipos de acne. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).

As crianças e os adultos mais velhos também podem ter acne.
 

Superprodução de sebo na pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos da pele estão entre as causas de acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de bactérias e inflamação.
 

Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que secretam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar o seu cabelo e pele. Quando o corpo produz uma quantidade excessiva de sebo e células mortas da pele, os dois podem se acumular nos folículos pilosos, criando um ambiente onde as bactérias podem prosperar.

Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus, formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, gerando um cravo, ou comedão.

Fatores que podem piorar acne



Hormônios. Os andrógenos são hormônios que aumentam em meninos e meninas durante a puberdade, fazendo as glândulas sebáceas ampliarem e produzirem mais sebo. Alterações hormonais relacionadas com a gravidez e o uso de contraceptivos orais também pode afetar a produção de sebo
Certos medicamentos, como os corticoides, andrógenos ou a base de lítio são conhecidos por causar acne
Fatores dietéticos, incluindo ingestão excessiva de produtos lácteos e alimentos ricos em carboidratos - como pães, biscoitos e batatas fritas - pode desencadear acne.

Mitos da acne


Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses fatores têm pouco efeito sobre a acne:

Alimentos gordurosos e chocolate têm pouco ou nenhum efeito sobre o desenvolvimento ou curso da acne
Acne não é causada pela sujeira. Na verdade, esfregar a pele com muita força ou a limpeza com sabonetes abrasivos e produtos químicos irrita a pele e pode piorar a acne. Fazer uma simples limpeza da pele para remover o excesso de óleo e células mortas é tudo o que é necessário.

Fatores de risco

Alterações hormonais no corpo podem provocar ou agravar a acne. Tais alterações são comuns:

Em adolescentes
Dois a sete dias antes do período menstrual
Em mulheres grávidas
Em pessoas que usam certos medicamentos, incluindo aqueles que contêm corticoides, andrógenos ou lítio.

A acne pode ser irritada ou agravada por:

Estresse
Tocar muito no rosto
Suor excessivo

Deixar o cabelo em contato com a pele, o que pode deixar a pele mais oleosa
Trabalhando com óleos e produtos químicos regularmente
Atletas ou fisiculturistas que tomam esteroides anabolizantes também estão em risco de agravar ou desenvolver acne.

Sintomas de Acne

Acne se desenvolve mais frequentemente na face, pescoço, peito, ombros, ou costas e pode variar de leve a grave. Pode durar alguns meses, muitos anos, ou ir e vir durante toda a vida.

Geralmente, a acne provoca apenas espinhas e cravos. Às vezes, pode evoluir para cistos e nódulos. As lesões císticas são espinhas que são grandes e profundas, muitas vezes dolorosas e que podem deixar cicatrizes na pele.
 

A acne pode levar à baixa autoestima e, por vezes, á depressão. Essas condições necessitam de tratamento, juntamente com o da acne em si.

 diagnóstico e exames

Buscando ajuda médica

A acne geralmente não é uma condição médica séria. Mas você pode querer procurar um dermatologista para tratar espinhas persistentes ou cistos inflamados, a fim de evitar cicatrizes ou outros danos à pele.
 

Se a acne e as cicatrizes estão afetando seus relacionamentos sociais ou autoestima, você também pode querer perguntar a um dermatologista sobre o tratamento das cicatrizes existentes.
 

Marque uma consulta médica se:
 

Você está preocupado com acne do seu filho ou sua
A acne piorar ou não melhorar depois de três meses com o tratamento em casa
Ocorrerem cicatrizes ou marcas depois de curar a acne
As espinhas se tornam grandes e duras ou preenchidas com fluido
Você começa a ter outros sintomas físicos, tais como o crescimento de pelos faciais em mulheres
A acne começou após o uso de um novo medicamento

Houve exposição a produtos químicos, óleos ou outras substâncias que causam irritação na pele.
Você pode querer procurar ajuda médica mais cedo se houver um forte histórico familiar de acne, está emocionalmente afetado pela acne ou desenvolveu acne em uma idade precoce.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar e tratar acne são:

Dermatologista

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

Anote informações médicas tais como outras condições com as quais você foi diagnosticado e qualquer medicação que você está tomando, incluindo vitaminas e suplementos
Anote as informações pessoais importantes, incluindo quaisquer tensões principais ou mudanças de vida recentes.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

Quando a acne começou?
Alguma coisa em particular parecem desencadear um surto acne, como estresse ou ciclo menstrual?
Quais os medicamentos você ou seu filho toma, bem como vitaminas e suplementos?
Você usa contraceptivos orais?
Você tem períodos menstruais regulares?
Você está grávida, ou planeja engravidar em breve?
Que tipos de sabonetes, loções, produtos de cabelo ou cosméticos você usa?
Você tem história familiar de acne?
Que tratamentos você já tentou até agora? Algum tem sido eficaz?
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. Para acne, algumas perguntas básicas incluem:

Que tipo de tratamento você recomenda para mim?
Se o primeiro tratamento não funcionar, o que você vai recomendar a seguir?
Quais são os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos que você prescreveu?
Quanto tempo eu posso usar com segurança os medicamentos?
Quanto tempo depois do início do tratamento os sintomas começam a melhorar?
Em quando você vai me ver novamente para avaliar se o tratamento está funcionando?
Existem medidas de autocuidado para melhorar os sintomas?
Você recomenda qualquer alteração minha dieta?Você recomenda quaisquer alterações nos produtos que estou usando, como xampus e cremes hidratantes?

Diagnóstico de Acne
O médico fará um exame físico e irá perguntar sobre seu histórico médico. Na maioria das vezes, não serão feitos testes especiais para acne. Pode ser que o médico peça outros exames, se suspeitar que a acne é um sintoma de outro problema médico.



Tratamento de Acne

Tratamento da acne

O tratamento da acne foca em reduzir a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater à infecção bacteriana e reduzir a inflamação. Em alguns casos, a pele pode piorar antes de ficar melhor.

O dermatologista pode recomendar um medicamento tópico - para aplicar na pele - ou medicações via oral, como Azitromicina e Roacutan. Medicamentos orais para acne não devem ser usado durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre.

O tratamento da acne inclui:

Cremes tópicos de venda livre
Cremes tópicos disponíveis com prescrição
Antibióticos, que podem ser combinados com outros produtos tópicos ou orais
Contraceptivos orais
Isotretinoína oral
Procedimentos cosméticos, como peeling químico e microdermoabrasão, lasers, luz pulsada.
Tratamento da cicatriz da acne

É possível usar certos procedimentos para diminuir as cicatrizes deixadas pela acne. Veja:

Preenchimento facial com ácido hialurônico
Peelings químicos
Dermoabrasão
Microdermoabrasão
Laser e tratamentos de radiofrequência
Microcirurgias para retirar as cicatrizes de acne.

Medicamentos para Acne

Os medicamentos mais usados para o tratamento de acne são:

Adacne
Adapaleno
Azelan
Azitromicina
Clindamicina
Clindoxyl
Clocef
Clordox
Diane 35
Diclin
Differin
Doxiciclina
Drospirenona + Etinilestradiol
Gracial
Hipoderme
Hipoderme Ômega 45g
Hipoderme Ômega 90g
Isotretinoina
Nebacetin
Roacutan

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.


Convivendo/ Prognóstico


Cuidados em casa ajudam a tratar a acne:

Lave seu rosto e outras áreas afetadas uma ou duas vezes por dia
Não cutuque ou esprema as espinhas, pois isso pode causar infecções e inflamações
Evite tocar a pele com as mãos sujas ou objetos pouco higienizados
Mantenha seu cabelo limpo e longe do rosto, para evitar oleosidade

Use cremes, sabonetes, loções e géis para tratar a acne. Sempre leia atentamente a bula para garantir que você está usando o produto corretamente
Proteja sua pele dos raios solares, uma vez que alguns tratamentos podem reagir quando em contato com o sol.
Complicações possíveis

A acne não tratada pode causar feridas na pele, que se contaminadas acarretam em infecções. Em alguns casos, a acne pode causar cicatrizes na pele.



Prevenção


Você pode adotar alguns hábitos para prevenir a acne ou evitar que ela fique pior:

Lave gentilmente a pele todos os dias. Evitar esfregar com muita força ou lavar excessivamente
Evite suar muito se você acha que isso tornará a sua acne pior. Caso não seja evitável, higienize o rosto após a atividade
Lave seus cabelos com frequência e evite que eles fiquem muito oleosos
Evite produtos para cabelo (como gel, mousse, leave-in e pomada) que sejam muito oleosos
Evite tocar o rosto com frequência ou encostá-lo em objetos
Vista roupas leves e evite tecidos sintéticos
Evite a exposição da pele a óleos e outros produtos químicos.


Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/acne

______________________________________________________________________________________________________

Trouxe esse texto acima que esclarece bastante sobre acne. 

Mas queria a contribuição de vocês.

Você possui ou já possuiu Acne?
Como tratou?
O que serve e o que não serve na sua opinião?
Você já usou Roacutan? Como foi sua Experiência? Teve algum efeito colateral?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Você possui ou já possuiu Acne?

Desde os 16 até hoje (27 anos)


Como tratou?

Estou em tratamento com Roacutan


O que serve e o que não serve na sua opinião?

Nada me serviu além do antibiótico TETRALYSAL ou o ROACUTAN.

Tetralysal é caro, e assim que para volta tudo, além de ser um antibiótico o que não é bom para o corpo.


Você já usou Roacutan? Como foi sua Experiência? Teve algum efeito colateral?

Usando atualmente.
A experiência está sendo boa, os resultados são bons.

Efeitos colaterais que estou sentindo (2 meses de uso):

- Bocas e nariz MUITO secos (principalmente pq moro em Brasília, onde é mais seco ainda).

- Articulações com menos lubrificação (sei devido as lesões que já tive)

 

 

Em relação a efeitos psicológicos ainda não tive nenhum problema.

Na parte fisiológica estou realizando exames todo mês e estou mantendo um nível saudável nos índices . Bebo moderadamente e suplementos somente Whey, Oléo de Peixe e Vitamina C.
 

EDIT: Esqueci de comentar. A cicatrização fica bem prejudicada. Cortes e arranhões demoram muito para cicatrizar e provavelmente ficarão marcas.

 

 

Editado por Guigo89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só parei de ter acne aos 28 anos, quando fiz tratamento com roacutan. 

 

As primeiras espinhas vieram no início da adolescência. Ali pelos meus 20 e poucos, em vez de melhorar, o quadro piorou. Comecei então uma dieta super restritiva (sem doces, frituras ou alimentos industrializados [o que não deu pra cortar eu reduzi ao mínimo]). Deu uma leve melhora, mas nada que resolvesse o problema. 

 

Comecei a usar por conta esses remédios vendidos sem receita, e os que mais deram resultados foram dois (princípios ativos): acido azelaico e adapaleno misturado com peróxido de benzoíla. Concomitantemente suplementei com zinco, que também combate acne. 

 

Nessa de dieta restritiva + tratamento próprio foram alguns anos. O problema nunca foi resolvido, apenas controlado (leia-se, não tive aquelas espinhas monstros que parecem um alien, mas sempre tive espinhas). Aí, com 27 pra 28, tudo parou de fazer efeito (algo normal no uso das pomadas que eu tava usando). Minha pele ficou terrível de novo. 

 

Foi quando veio a chance de fazer tratamento certinho com uma dermatologista, e ela recomendou roacutan. Ela disse que meu problema era menos a intensidade (grau entre três e quatro), e mais a durabilidade: chegando aos 30 anos com pele de adolescente. 

 

O roacutan foi muito bom. O tratamento não foi catastrófico como é para alguns. De sintomas, só tive três: boca e olhos secos (protetor labial e colírio eram usados diariamente), leve enjoo após algumas refeições (principalmente as que eu comia demais), e um certo cansaço/desânimo. Porém, o cansaço/desânimo talvez nem fossa pelo roacutan, já que todo o tratamento coincidiu de ser uma época bem estressante na minha vida, aí pode ser que fosse meu estresse falando e não o remédio.  

 

Foram 10 meses de tratamento e minha pele ficou beleza (só não sumiram as cicatrizes e manchas, mas isso sabidamente foge dos poderes do roacutan), então realmente recomendo a quem puder (é caro, é chatinho, é preciso disciplina, mas compensa). 

 

E só pra fechar, nesse mês faz um ano que o tratamento encerrou. Infelizmente noto que as espinhas começaram a voltar, principalmente na testa. A dermatologista até disse que seria normal ter algumas espinhas ocasionais pós-tratamento, pois todo mundo tem. Mas a frequência tá ficando um pouco alta demais,  e a pele tá ficando meio encaroçada. Então, a lição da história é: por mais que roacutan seja muito bom, recaídas são possíveis (na verdade, tem gente que precisa mesmo repetir o tratamento, e talvez até seja o meu caso; mas como no momento eu não tenho condiçõe$ de iniciar novo tratamento, vou ficar nas medidas profiláticas rs). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas contribuições, amigos.

Pelo que entendi, tem chances de voltar mesmo usando Roacutan. 

Em quanto tempo será que ele sai do organismo? Um farmacêutico me falou que era 1 ano, outro falou que 2 anos.

Se for tudo isso fica complicado pra uma mulher que usou e quer engravidar, né?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, O Psicopata disse:

Esses medicamentos listados precisam de receita médica ou pode comprar tranquilamente em qualquer farmácia comum? 


Precisa de receita, inclusive de exame antes, seria o indicado.
Mas ja ouvi falar de gente que conseguiu sem receita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, O Psicopata disse:

Esses medicamentos listados precisam de receita médica ou pode comprar tranquilamente em qualquer farmácia comum? 

 

Na lista tem alguns antibióticos, e para comprar antibiótico é preciso receita. 

 

Isotretinoína (roacutan) também. 

 

Tirando esses dois casos, até onde sei, nenhuma farmácia cria problemas (sempre comprei produtos à base de adapaleno, peróxido de benzoíla e ácido azeláico, e nunca embaçaram). Mas vale lembrar que apesar de serem vendidos sem receita eles podem causar reações bem desagradáveis, ainda mais se usados incorretamente - tipo com exposição ao sol. Por isso, caso opte em comprar sem orientação médica, antes pesquise bem sobre o uso, seus riscos, e leia a bula muito atentamente. 

 

47 minutos atrás, C.Golden disse:

Em quanto tempo será que ele sai do organismo? Um farmacêutico me falou que era 1 ano, outro falou que 2 anos.

Se for tudo isso fica complicado pra uma mulher que usou e quer engravidar, né?

Abraços.

 

Quando terminei meu tratamento com roacutan, recebi duas advertências da dermato. 

 

1) só doar sangue depois de um mês (lembrando que uma das proibições do tratamento é doar sangue). 

2) não realizar nenhum procedimento agressivo na pele nos próximos 6 meses, pois a pele fica sensível por esse tempo todo (tipo limpeza, tatuagem ou remoção de manchas).

 

Quanto à gravidez, posso estar enganado, mas pelo que lembro da bula falava que até um mês depois de encerrado o tratamento ainda era perigoso engravidar. 

 

Ah, e uma coisa que rolou comigo também foi que até o segundo mês pós-final de tratamento eu ainda não conseguia beber. Bastava uma cerveja e eu já ficava enjoado e com dor de cabeça do tipo ressaca. Ou seja, dois meses depois e o fígado ainda tava zuadão. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você possui ou já possuiu Acne?

Possuía, mas sempre aparece uma ou outra, e fica o medo delas voltarem, haha.
Como tratou?

Uso de Roacutan 40mg por dia.
O que serve e o que não serve na sua opinião?
Acho que a única solução (pra quem tinha espinha intensa como eu) é o uso do Roacutan. Porque sempre acaba voltando. E eu odiaria ter que ficar visitando dermatologista sempre pra ficar usando ácido pelo resto da vida.
Você já usou Roacutan? Como foi sua Experiência? Teve algum efeito colateral? 

Sim, horrível HAHAHAHA, tive vários efeitos colaterais, alguns eu tenho até hoje, tomei o roacutan com 13 anos, e um dos que eu acho que eu mais odiei, foi o fato de ter atrapalhado meu crescimento. Li bastante sobre isso, e a maioria fala que é só viagem e o remédio não atrapalha, porém conheço pessoas que tomaram e o remédio também retardou o crescimento.

Tenho a mesma altura de quando tinha 13 anos, mesmo tamanho de mão, parece que eu não "evolui" fisicamente. Foi algo que me afetou bastante, porque no tempo eu tava tendo um crescimento legal e sempre me medindo. Notei que parei de crescer assim que comecei a tomar o remédio.

Tenho sudorese intensa, fico suando bastanteeeeeeeeeeeeeeeee.

E tive o aparecimento de queloide durante o tratamento, mas após o termino do uso esse "efeito" passou. (Sei que queloide é algo genético, mas conheço pessoas que nunca tiveram queloide, e apareceu alguma após ter ferimento durante o uso do remédio).

Maioria dos sintomas várias pessoas também tiveram, quem tomar roacutan recomendo entrar em algum grupo de facebook e ver bastante sobre os efeitos colaterais.

 

Eu não tomaria o remédio novamente. E se eu tomasse, seria acima dos 21 anos.

Editado por Williw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você possui ou já possuiu Acne?

Possuo desde a puberdade, atualmente tenho 21 anos
Como tratou?

Estou em tratamento com Isotretinoina (aka Roacutan)
O que serve e o que não serve na sua opinião?

Pra quem tem acne grave ou persistente, só o que vai servir é Roacutan, o resto é balela
Você já usou Roacutan? Como foi sua Experiência? Teve algum efeito colateral?

Estou no 6º mes de tratamento, que vai durar 10 meses. Estou com praticamente nenhuma acne, muito raro sair duas ou três e já some em poucos dias. De colaterais estou tendo lábios ressecados, nariz ressecado (atrapalha muito na respiração), e uma puta dor nas costas (principalmente quando vou fazer algo que "exija" bastante das costas, como alguns exercícios na academia ou ficar muito tempo na frente do PC). E também estou suando bem mais do que suava (e olha que eu já suava bastante). 

Editado por 1dayumay
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você possui ou já possuiu Acne?
Tive. Começou aos 15 por aí.

 

Como tratou?

Roacutan (Isotretinoína), mas fiz meu tratamento todo com genérico da EMS e Valeant no ano passado.

Foi o que deu o melhor resultado.

Acontece que essa substância nem sempre é definitiva, e é NORMAL que se tenha um pouco de acne tempos em tempos, o que o remédio faz é trazer tua pele pra normalidade, retirando o excesso de oleosidade que ela produzia antes, logo, normalmente às vezes aparecerá acne, mas que logo acaba.

 

O que serve e o que não serve na sua opinião?

Roacutan é a solução mais definitiva que a nossa pseudo medicina oferece. No entanto, EU indico, antes de fazer o uso dele, que usem primeiro de outros métodos, inclusive com ZINCO de 30mg ou 50mg, muitas vezes já soluciona, e como no Brasil o máximo permitido é de apenas 7mg, você tem que comprar importado, vende no Mercado Livre e é fácil de encontrar, a marca é Now Foods. Fiz o uso antes e depois do tratamento com roacutan, antes melhorou um pouco e depois é bem eficaz.

 

Você já usou Roacutan? Como foi sua Experiência? Teve algum efeito colateral?

Sim, minha experiência não foi tão ruim, continuei treinando (só que com ritmo prejudicado pela falta de lubrificação corporal adequada, visto que o remédio seca tudo). O que me prejudicou mais foram que os olhos ficam MUITO secos, recomendo que usem colírio lubrificante desde o primeiro dia de uso desse remédio. De resto, creme corporal é essencial até pra quem continua treinando visando evitar estrias, já que a pele fica bem seca.

 

Aconselho pra quem tem acne que NÃO use maltodextrina nem dextrose, porque pra quem já tem o problema só aumenta a produção dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...