Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Empreender ou investir?


Joe.

Posts Recomendados

O autor do tópico aparenta estar falando do presente, ou seja, fazer dinheiro agora (citando até que foi desligado e tal). Isso ao meu ver já praticamente exclui investimento, visto que a grande maioria é a longo prazo. Ou no mínimo fazer os dois, como o Busarello disse.

Uma coisa é você investir uma parte da sua renda pensando em 20~25 anos ter uma aposentadoria tranquila. Outra diferente é estar precisando de grana agora e achar que investimento faz milagres a curto prazo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador
4 minutos atrás, VinixD disse:

O autor do tópico aparenta estar falando do presente, ou seja, fazer dinheiro agora (citando até que foi desligado e tal). Isso ao meu ver já praticamente exclui investimento, visto que a grande maioria é a longo prazo. Ou no mínimo fazer os dois, como o Busarello disse.

Uma coisa é você investir uma parte da sua renda pensando em 20~25 anos ter uma aposentadoria tranquila. Outra diferente é estar precisando de grana agora e achar que investimento faz milagres a curto prazo.

Exato. 

Não dá para ser extremista ou, neste caso, imediatista. Empreender também é para médio prazo. O que vai dar dinheiro imediato, sustento, é arrumar emprego, trabalho, algum bico que seja. E, com o dinheiro disponível, mesclar (empreender e investir). Empreender (ou investir, ou ambos) com a corda no pescoço, precisando pagar o almoço do dia, é pedir para tomar prejuízo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, busarello disse:

Exato. 

Não dá para ser extremista ou, neste caso, imediatista. Empreender também é para médio prazo. O que vai dar dinheiro imediato, sustento, é arrumar emprego, trabalho, algum bico que seja. E, com o dinheiro disponível, mesclar (empreender e investir). Empreender (ou investir, ou ambos) com a corda no pescoço, precisando pagar o almoço do dia, é pedir para tomar prejuízo.

 

Concordo.

Mesmo tendo alguns casos como o do Flávio Augusto que construiu seu império com 20 mil do cheque especial, não pra transformar a exceção em regra.
O negócio é ter um empreguinho enquanto precisa de renda imediata e ir "comendo pelas beiradas". Claro que você vai sofrer um pouco, já que vai ter investir seu tempo (que já será meio escasso caso seja empregado) e também dinheiro.

Enfim, sempre tive essa veia empreendedora pulsando, por isso sou meio suspeito pra falar. No máximo esse ano ainda espero viver do meu negócio.

Editado por VinixD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião, me parece que quer 'empreender' ilegalmente, e realmente se sustentar com investimento em ações, só tendo MUITA grana (mais de 100k) ou sendo muito genial, como tem dúvida, acho que não é tão genial (não leve como ofensa, 99% das pessoas não são, incluindo a mim) ... então, acho que poderia sim pensar em empreender.
Quanto a estoque parado, cabe avaliar o 'custo de estoque' no caso você vai deixar em casa mesmo, então é um valor ínfino.
Deterioração do produto: produtos de estação tem 'validade' de 3 meses, produtos de 'linha' tem validade de mais de um ano, então aconselharia a investir em produtos que não são de estação. (moda outono, inverno etc) com isso, seu produto desvaloriza menos conforme o tempo que levar para vender.
tamanho do lonte: tente comprar 1 lote que não impacte tanto financeiramente, no geral é mais sensato você começão com bem pouco (mesmo que tenha um custo individual menor na compra) para ver como é a saída.
tenha em mente o fator 'consumo' .. relógios, uma pessoa compra 1.. 2 ou 3 no máximo se não vor compulsivo.... blusas, um mesmo cliente compra facilmente 3 ou mais.
faça uma conta besta:
quanto você ganhava trabalhando? quanto lucra na venda de cada produto? veja quantos produtos tem que vender para chegar ao dobro do salário que tinha, se forem poucos, é um caso a se pensar.

Uma amiga cursou pedagogia, na época falei pra ela, vai virar fakir? ela na ilusão cursou até o fim, excelente aluna, conclusão, teve dificuldade pra arrumar estágio que pagasse ao menos passagem + alimentação... montou um negócio de importação e revenda... e hoje vive muito bem disso (já montou 3 lojas) ... então, por vezes empreender pode ser um bom negócio, mas, neste exemplo assim como outra conhecida, ambos ficaram os primeiros 6 meses trabalhando de graça, quando não 'tendo prejuízo' ... você tem a sorte de ter muito poucas despesas, então talvez esse seja o melhor momento pra se arricar e empreender em pequenos negócios.

Investindo pouco, e reinvestindo todo o lucro nos primeiros 6 meses, lhe dará uma boa dimensão do quanto lucrativo/expansível o negócio é, só tome cuidado pra não investir tudo o que tem e nem de consumir todo o lucro do negócio, nos 2 casos, você 'arrisca' muito.

Só pra constar, no Brasil, a última vez que soube, mais de 70% dos negócios vão a falência nos primeiros 5 anos, claro que muito disso é pelo 'custo da formalidade', mas, se vai fazer um negócio ilegal, esse custo diminui muito, só não esqueça disso, o que propôs nos 2 casos, é ilegal, então pense bem antes de anunciar no mercado livre, ou facebook.

Bem falei d+, última dica, assista o programa 'o sócio' na history hoje 22h, bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
2 horas atrás, manoarroz disse:

Alguem recomenda um livro pra quem quer comecar a entender sobre investimentos/empreendedorismo e nao tem a minima nocao ? 

Vale a pena comprar lotes/apartamentos, esperar valorizar e vende-los?

Isso de comprar imóvel na planta é relativo. A crise está tão feia que o volume de distratos é alto o suficiente para ameaçar quebrar as construtoras. 

Tem um topico aqui sobre investimentos.

Quanto a material, eu iria nos básicos:

- pai rico pai pobre

- os axiomas de zurique

- o homem mais rico da babilonia

- a historia da riqueza do mundo

- MISES

- há algumas series no NETFLIX sobre empreender que também vale a pena (veja no google = series empreendedor netflix)

 

Etc. Tem muita sugestão boa de leitura no tópico "como ser alpha". Não necessariamente sobre investimentos / empreeendedorismo mas que dá uma boa base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imóveis não sei se compensa, meus pais querem vender nosso apto, ótima localização, altamente valorizado, mas está mt dificil de vender.

Ngm aqui do condomínio ta conseguindo vender, ele tá pensando em fazer uma permuta para uma casa em condominio fechado, ja que eles querem mudar para casa em condominio.

-------

Quanto ao tópico, pelo menos ainda tenho 2 rins e o figado, vou vender um rim e um pedaço do figado, quem sabe não pagam milão em cada, acho que até isso desvalorizou.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, surf disse:

Empreender nessa crise, sem ser algo extremamente seguro é dar um tiro no pé.

 

 

 

No mais, acho difícil (pra não dizer impossível) achar algo extremamente seguro para empreender, sempre haverá riscos. Afinal, o cara que está empreendendo pode estar "seguro" hoje e amanhã não estar mais. Por isso é essencial o cara ir se adaptando às mudanças do mercado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, VinixD disse:

 

 

No mais, acho difícil (pra não dizer impossível) achar algo extremamente seguro para empreender, sempre haverá riscos. Afinal, o cara que está empreendendo pode estar "seguro" hoje e amanhã não estar mais. Por isso é essencial o cara ir se adaptando às mudanças do mercado. 

Olha eu não confio em consultor de coisa alguma.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...