Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Como reduzir a perca de proteinas na refeição

Posts Recomendados

Postado

Bom, estive pesquisando algumas tabelas de valores nutricionais e cheguei a tabela da unicamp, que creio ser a mais confiavel ( https://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/download.php?arquivo=Taco_4a_edicao_2011.xls)

Eu já estudei bioquimica, e sei que as proteinas se desnaturalizam com o calor... Então o que eu esperava era que um alimento cru sempre tivesse mais proteinas do que o alimento cozinho ou assado. Entretanto estive analizando algumas tabelas e todas acontecem o mesmo fato curioso, as vezes o alimento cru tem menos proteinas e menos carboidratos do que o alimento cozido ou assado, alguem sabe me explicar o por quê?

Buscando uma explicação cheguei no wikipedia: " Quando as proteínas sofrem desnaturação(ovo ficando duro, galinha se desfiando..) não ocorre rompimento de ligações covalentes do esqueleto da cadeia polipeptídica, preservando a seqüência de aminoácidos característica da proteína. "

Só que ele contradiz o que eu achava.. Então cozinhar o alimento não faz com que percamos proteinas? =S

Screenshot_1.png

Postado

A desnaturação da proteína não a invalida, ele não "perde" proteína ao ser cozido/assado, oque acontece é que o alimento perde água (volume/peso), mas mantém os mesmos nutrientes. 

Por exemplo : 100gr de frango cru possui aprox 21gr proteína, agora coloque na frigideira, prepare e pese novamente, ele terá menos peso porém os mesmos 21gr de proteína. 

A relação nutrientes/peso muda, já que a água perdida não contém proteína/carboidrato/gordura, por isso essa diferença nas tabelas de cru para assado/cozinho/frito (frito no caso aumenta a quantidade de gordura dos alimentos, pode reparar rs) 

Editado por roxloljapa

Postado
  • Autor

Ah, saquei. fiz uns calculos aqui relacionando o cru com o grelhado e realmente a proporção bateu bem pertinho.. só não bateu exato pq tinha muitos outros nutrientes além da água e gordura que se perdem...

Obrigado ae xD

Postado
2 horas atrás, 217553_1442526660 disse:

Ah, saquei. fiz uns calculos aqui relacionando o cru com o grelhado e realmente a proporção bateu bem pertinho.. só não bateu exato pq tinha muitos outros nutrientes além da água e gordura que se perdem...

Obrigado ae xD

E que nutrientes säo esses que se perdem?

Postado
  • Autor
19 horas atrás, Torf disse:

E que nutrientes säo esses que se perdem?

as vitaminas, o cálcio e o fósforo.

as vitaminas pq grudam na água e depois ela evapora e os outros dois pq se perdem mesmo com o calor..

Editado por 217553_1442526660

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.