Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo Sobre O Pó De Casca De Ovo


Posts Recomendados

O que é e para que serve?

O pó de casca de ovo é um suplemento de cálcio que você mesmo pode fazer em casa, sem gastar nada além de cascas de ovos que seriam descartadas. O pó de casca de ovo não é necessário na Alimentação Natural à base de meaty bones (carnes contendo ossos, como o pescoço e a asa de frango), já que nesse tipo de dieta o cálcio presente nos ossos supre os requerimentos diários desse mineral.

Mas pode ser usado em dietas caseiras cruas ou cozidas que não contenham ossos ou outra fonte de cálcio. Nesses casos, o pó pode ser usado sobre carnes sem ossos, vísceras e ovos como forma de garantir que o cão ou gato ingira quantidades equilibradas de fósforo (mineral abundante nas carnes, vísceras e ovos) e de cálcio. O equilíbrio na relação cálcio-fósforo favorece o metabolismo de ambos os minerais no organismo.

Quanto oferecer?

Depende de quanta carne (sem ossos), vísceras e ovos o pet vai receber. Existe uma regrinha bem básica que estipula que 1/2 colher de chá de pó de casca de ovo fornece cálcio suficiente para 250 gramas de carne desossada. Essa regrinha costuma ser empregada sem problemas, até porque um pouquinho de cálcio a menos ou a mais não deve fazer mal aos pets saudáveis. Na verdade, o organismo tolera muito melhor uma leve deficiência de cálcio do que o excesso desse mineral. O excesso de cálcio está relacionado a afecções osteoarticulares e à formação de certos tipos de cálculos urinários.

Entretanto, sempre que for possível, procure oferecer cálcio e fósforo na proporção de 1:1 ou 1.2/1.3 cálcio para 1 fósforo, segundo sugerem as novas diretrizes de nutrição para cães e gatos.

Uma colher de chá de pó de casca de ovo fornece 1,800mg de cálcio. Confira abaixo os teores médios de cálcio e de fósforo em 100 gramas de alguns alimentos e veja quanto pó de casca de ovo você deve oferecer para obter uma relação ideal (ex: 1:1) de cálcio e fósforo.

Carne de boi: 12mg de cálcio e 225mg de fósforo

Carne de cabrito: 10mg de cálcio e 168mg de fósforo

Carne de carneiro: 32mg de cálcio e 234mg de fósforo

Carne de coelho: 13mg de cálcio e 199mg de fósforo

Carne de frango: 2mg de cálcio e 200mg de fósforo

Carne de pato: 10mg de cálcio e 240mg de fósforo

Carne de peru (coxa): 9mg de cálcio e 168mg de fósforo

Coração de boi: 9mg de cálcio e 172mg de fósforo

Coração de galinha: 23mg de cálcio e 142mg de fósforo

Fígado de boi: 8mg de cálcio e 373mg de fósforo

Fígado de galinha: 16mg de cálcio e 240mg de fósforo

Língua de boi: 65mg de cálcio e 120mg de fósforo

Lombo de porco: 10mg de cálcio e 136mg de fósforo

Gema de ovo de galinha crua: 109mg de cálcio e 510mg de fósforo

Gema de ovo de galinha cozida: 123mg de cálcio e 500mg de fósforo

Ovo de galinha inteiro, cozido: 54mg de cálcio e 210mg de fósforo

Ovo de galinha inteiro, cru: 73mg de cálcio e 224mg de fósforo

Moela de galinha: 10mg de cálcio e 31mg de fósforo

Pescada: 62mg de cálcio e 205mg de fósforo

Rim de boi: 13mg de cálcio e 260mg de fósforo

Atum em conserva: 8mg de cálcio e 230mg de fósforo

Alimentos que dispensam suplementação de cálcio

Manjuba: 279mg de cálcio e 264mg de fósforo

Sardinha: 195mg de cálcio e 210mg de fósforo

Queijo-de-Minas frescal: 685mg de cálcio e 430mg de fósforo

Traíra: 645mg de cálcio e 225mg de fósforo

Iogurte: 120mg de cálcio e 100mg de fósforo

(Fonte: "Tabela de Composição Química dos Alimentos", de Guilherme Franco, 9a edição, editora Atheneu, 2008.)

Como fazer o pó de casca de ovo

Acompanhe as figuras e as instruções abaixo e descubra como é simples, prático, rápido e econômico (além de ecológico!) produzir em casa o pó de casca de ovo!

3813154814_a2205b2f07_o.jpg

1. Sabe aquelas cascas de ovos que sobram quando você faz bolo, omelete e pudim? Guarde-as e quando tiver um monte, use para fazer o pó de casca de ovo.

3812341205_4ff514475c_o.jpg

2. Deixe as cascas no forno elétrico ou convencional por 5 a 10 minutos, em potência média, para desidratá-las. Desta forma fica muito mais fácil pulverizá-las. Só tome cuidado para não deixá-las queimar. Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente - o calor vindo de cima e de baixo tostará as cascas.

3813154932_590b4e0a99_o.jpg

3. Coloque as cascas desidratadas no liquidificador, mixer ou moedor de pimenta ou de café. E bata até obter um pó bem fininho. Quanto mais fino, melhor.

3812341301_08a1653748_o.jpg

4. Todas aquelas cascas viraram esse montinho de pó no fundo do copo.

3813154876_c9f7084f9e_o.jpg

5. Guarde o pó de casca de ovo em um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor. Algumas pessoas preferem guardá-lo em geladeira, mas acredito que, do ponto de vista da preservação do cálcio, tanto faz manter ou não refrigerado. Bem armazenado, o pó dura em média 3 meses.

Dica para potencializar a absorção do cálcio

Você sabia que o cálcio é melhor absorvido em um meio ácido? Para otimizar o aproveitamento do cálcio presente no pó de casca de ovo, pingue algumas gotas de limão sobre o pó adicionado a carnes, ovos e vísceras antes de oferecê-los ao pet.

http://www.cachorroverde.com.br/?cat=183

Editado por LeandroTwin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Muito calcio pode dar pedras nos rins. Mas isso é só se faltar magnesio (ele que coloca o calcio nos ossos), quando há a falta desse mineral, o calcio fica perdido nos rins e pode virar um calculo (isso se a pessoal tb nao tomar muita agua).

Algumas pessoas ingerem grandes quantidades de calcio, mas esquecem do magnesio, ai depois da osteoporose e dizem que o calcio nao ajuda em nada, claro, o calcio estava perdido dentro do corpo e nao estava sendo transportado para dentro dos ossos.

Realmente que ja ingere 1 ou 2 litros de leite, nao tem necessidade dessa ''suplementação'' (a menos q queria algo a mais ou tenha problemas com carencia).

Eu tomo 1,4l por dia de leite, tambem nao irei usar, mas em cutting pretendo cortar o leite... e o calcio ajuda na queima de gordura, ja q ele acelera o metabolismo. E vai ficar super barato fazer isso da casca do ovo, alem de que é natural

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foda...

Calcio é um nutriente , que nós facilmente ultrapassamos a RDA....

Eu vou fazer esse pó de piriplinplin ae , mais vou usar só quando ver que durante o dia não consumi uma boa quantidade de calcio..

Eu andei lendo que excesso de calcio da pedra nos rins , fraqueza muscular , fora outras coisas..

Sem contar que o corpo consegue absorver somente 500mg de calcio por digestão (refeição) e se tiver pouca vitamina D , acaba dificultando mais ainda..

De um outro lado é bom adicionar calcio na suplementação , pq uma dieta com maior quantidade de prt , estimula a eliminação do calcio.

De qualquer maneira , suplemento de "graça" , to dentro.. ieuaheiuahiehaiuhs

Amanha vou fazer..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade da vitamina d... mas por exemplo, no leite nao tem esse problema pq ele tem vitamina d (natureza esperta hehe).

Agora, o objetivo desse pó (pelo menos pra mim) é ajudar na queima de gordura, entao nao tem problema se o corpo nao absorver, acelerando o metabolismo esta ótimo.

Tem uma dica no final do artigo dizendo que alimentos ácidos ajudam na absorção, vou tomar o pó com um limão, ja da um up

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, o objetivo desse pó (pelo menos pra mim) é ajudar na queima de gordura, entao nao tem problema se o corpo nao absorver, acelerando o metabolismo esta ótimo.

Sim, bem lembrado o fato de que o cálcio ajuda na queima de gordura, já que seria uma alternativa barata.

Entretanto o seu excesso pode trazer malefícios: pedras nos rins, câncer na próstata...

Enfim, acharia interessante alguém quem já suplementou com cálcio falar sobre os resultados, pois ainda é algo pouco abordado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Ola colegas, boa tarde;

Me cadastrei no blog so pra responder esse topico.

Camaradas sou quimico e vou lhes dizer algo, tanto a casca do ovo quanto leite demais pode causar pedras nos rins!!

Na verdade todo tipo de alimento passa por um processo quimico no nosso organismo o que não é digerido pelo corpo é transformado em gordura.

EX: pegue um litro de água e coloque uma quantidade X de açucar, se colocar uma quantidade insulficiente para adoçar você presisara de mais. certo? Porém se colocar uma quantidade y e o açucar começar a precipitar (ficar no fundo do copo) quer dizer que vc exedeu a quantidade necessaria de açucar pra aduçar sua água. Esse exemplo é frequente quando uma pessoa adoça um suco ou um café.

No caso do leite tem um colega que trabalhou mais de 20 anos em laticinios (Vigor, Parmalat,Iogurt do sitio e etc.). A um tempo atrás ele não estava se sentido bm e foi no médico e descobriu que tinha desenvolvidos não pedras nos rins e sim ROCHAS nos rins!!! Efeito disso ele me disse que quando sentia sede ao invés de beber um copo d´agua, bebia LEITE.

Com relação ao pó da casca do ovo, não temos só calcio, e sim 95% de carbonado de calcio, aproxi..2% de carbonado de magnesio e aprox..2% de fosfato de calcio, e 1% de glicoproteinas.

Então deve se moderar o consumo procurem um profissional da saúde para lhes darem orientações a respeito.

Não façam como o Galvão Bueno que come Banana achando que tem cálcio.

Abras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...