Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vinho Garrafão X Resveratrol


Lu83

Posts Recomendados

Boa Tarde amigos

A certo tempo em um tópico que acompanho aqui no fórum foi levantado o assunto "vinho e seus beneficios",desde então despertou-se meu interesse sobre.

Minha dúvida é se o teor desta matéria é verídico e se temos artigos mais recentes sobre.

Os vinhos brasileiros são o segundo com maior concentração da substância resveratrol, que faz bem para saúde cardiovascular, ajuda emagrecer, no tratamento contra a diabetes, entre outros benefícios.

A concentração da substância nos vinhos brasileiros é de 2,6mg/l, perdendo só para os vinhos franceses com até 5 mg/l. Das 36 amostras brasileiras analisadas 90% eram do sul do país e as uvas merlot foram a que apresentaram maior concentração.

i305175.jpg

Os vinhos considerados de baixa qualidade, como os de garrafão surpreenderam os pesquisadores ao apresentar uma concentração bastante alta, até 15mg/l, isso porque não passam pelo processo de filtragem e mantém a concentração da substância.

Entretanto os pesquisadores alertam sobre os malefícios do exagero, e recomendam uma taça diária, pois o consumo de cerca de 5mg/l diárias são o necessário para aproveitar os benefícios.

Obgda.
Qualquer outra observação a respeito é bem vinda....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Uma revista sobre vinhos näo vai nunca publicar nada que näo seja favorável ao consumo de vinho. Além do mais a publicacäo näo cita as fontes.

A substância citada, o resveratrol, nada mais é que um antioxidante. Ela é encontrada na uva, por isso que também é encontrada no vinho. Ou seja, se consumir o suco ao invés do vinho, você também estará consumindo o resveratol.

Aqui há uma publicacäo da PUC-RS sobre ele: http://pucrs.br/revista/pdf/0133.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TORF, mas as uvas que fazem o suco são diferentes das que fazem o vinho reserva. São alimentos diferentes. O exemplo é besta, mas seria como comparar peixe de rio, com peixe de aguas marinhas frias e profudas.

Você tem razäo. Eu expressei-me mal.

O que eu quis dizer é que se você quer consumir o vinho exclusivamente por causa do antioxidante, o suco de uva pode ser uma alternativa, apesar de conter bem menos. "A concentração de trans-resveratrol nos sucos de uva produzidos no Brasil variou de 0,19 a 0,90mg.L e se comparados aos resultados obtidos por SOUTO et al. , em vinhos tintos no Brasil apresentam cerca de 0,82 a 5,75mg.L de trans-resveratrol." (retirado de DETERMINAÇÃO DE RESVERATROL EM SUCOS DE UVA NO BRASIL Cláudia K. SAUTTER , Sandra DENARDIN , Audrei O. ALVES , Carlos A. MALLMANN , Neidi G. PENNA , Luisa H. HECKTHEUER, http://www.scielo.br/pdf/cta/v25n3/27008.pdf)

Os cientistas estäo buscando também outras alternativas: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2008/07/427618-grupo-testa-medicamento-inspirado-no-vinho-tinto.shtml

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Casca de amendoim e chá verde também possuem resveratrol. Mas como digo o vinho tem mais compostos que somente o resveratrol.

Talvez eu o defenda demais por ter me tornado um apreciador - viciado - em vinho rs, acaba sendo até suspeito eu fazer tal defesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Casca de amendoim e chá verde também possuem resveratrol. Mas como digo o vinho tem mais compostos que somente o resveratrol.

Talvez eu o defenda demais por ter me tornado um apreciador - viciado - em vinho rs, acaba sendo até suspeito eu fazer tal defesa.

Você está certo em defendê-lo. Inclusive o vinho é considerada a bebida álcoolica que, digamos, faz menos mal, no quesito dieta.

Moro na Renânia-Platinado, às margens do rio Reno, onde o consumo de vinho é algo cultural do local. Aqui o vinho é uma bebida muito mais importante que a cerveja.

Mas no seu texto (e que texto, diga-se de passagem) você deu argumentos mais do que convincentes. Às taças!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viciei no tinto seco reservado (aqueles que o wesley mito indica)

pena que 1 garrafa acaba rapido e nao da pra ficar bancando pq eh carinho rsrsrsrs

to consumindo todo dia um marcus james de uva tannat... tava 18 reais no bom preço, ja tava barato agr ta em promoção por 16 reais, se tiver ai na sua cidade passa la e faz a festa logo kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...