Ir para conteúdo
Clique aqui

Água Alcalina E Outras Bobagens

Avalie este tópico:


Posts Recomendados

  • Supermoderador

Água alcalina e outras bobagens

Por: José Henrique Lourensini

1656297_323699934489917_8732840967245636

Há 2 anos, em meio as aulas de bioquímica e fisiologia com os meus professores Dr. Guyton, Berne & Levy, Dra. Champe e Dr. Harvey & Ferrer, iniciou-se um debate após um vídeo viral de um médico altamente conceituado falar que para cada copo de água ácida precisamos de 32 copos de ‘água boa’ para equilibrar o pH alcalino do sangue.

Lets begin with: A vida na terra depende de um pH levemente alcalino de basicamente 7,4 para acontecer. Uma variação fisiológica (ou seja, normal) a permite oscilar entre 7,35 e 7,45 sem qualquer prejuízo. Desde a ‘revolução’ da Agricultura a dieta mudou demais. Invertemos o balanço entre sódio e potássio, comemos mais açúcares simples e menos fibras. E a julgar pelos fast foods estamos indo contra o próprio código genético: foram 10.000 anos de involução.
O pH do estômago gira em torno de 1,35 até 3,5. É o suficiente para causar úlceras no esôfago na Doença do Refluxo Gastroesofágico; a pele tem um pH de 4 a 6,5; o fluido intracelular entre 6 e 7,2; e a vagina um pH menor que 4,7. Com essa acidez, o corpo se protege do crescimento de bactérias patogênicas, cujo estrago pode ser muito maior que um copo de água com pH 5,35.

O que pode variar entre pH acido e alcalino é a urina, pois ela depende do ambiente interno, principalmente da alimentação. Leguminosas, carnes e ovos, laticínios, mel, amendoins, tem uma carga renal potencial ácida positiva, enquanto frutas e sucos naturais, vegetais, batatas, vinhos tem carga renal potencial ácida negativa. Não sei se você percebeu, mas tudo que mencionei até agora é considerado saudável e seus avós comiam.

Alimentos não alteram o pH sanguíneo, cujo balanço é estritamente mantido pelos sistemas buferizadores intracelulares, sanguíneos, renais e pulmonares. Independente do pH que sair da sua urina, o seu sangue continuará confortável a 7,4. A exemplo, os rins buferizam os aminoácidos da digestão proteica (como a metionina e a cisteína) com bicarbonato do sangue, produzindo CO2 que é exalado pelos pulmões, e durante a excreção, os rins produzem mais bicarbonato que volta para o sangue. Seu corpo é 70% água (lembra dessa?) e a água que você beber irá circular por ele e terminar nos rins, onde o processo recém descrito ocorrerá.

O argumento que o dito médico apresenta sobre o câncer é interessante, mas não menos errôneo. Células cancerígenas crescem melhor em ambiente acídico sim, entretanto, testes com células cancerígenas são feitos simulando o pH levemente alcalino do sangue. O que ocorre é que o câncer produz seu próprio ambiente ácido localizado através da glicólise. Não é “que o corpo fica ácido”. A região onde o câncer se multiplica é que fica.

Diabetes, insuficiência renal e pulmonar sim são patologias que causam acidose metabólica pois reduzem a homeostase ácido-básica. Essas patologias também tem origem nutricional e necessitam de dietas e acompanhamento específico sim, mas não é água alcalina que vai preveni-las.

Curiosamente, na mesma época do vídeo, uma indústria aí lançou uma aguinha com pH 9,58, cujo valor é 2000x maior que a da torneira. Bem saudável, não? De qualquer modo... Volte a comer como seus avós e esqueça o mito da ‘água boa’ e da dieta alcalina. Melhor pra saúde e para o seu bolso.

Fontes:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3195546/
http://jasn.asnjournals.org/content/8/5/784.short
http://www.biomedcentral.com/content/pdf/1550-2783-9-50.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18301995
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8605731
http://journals.cambridge.org/download.php?file=%2FBJN%2FBJN110_07%2FS0007114513000962a.pdf&code=c81e8ac69fd92dc73f42f347c677729f

_____

Ano passado eu lembro de ter conversado com o Lourensini e passado uma notícia "9 entre 10 nutricionistas recomendam água alcalina" e eu disse "9 entre 10 nutricionistas dormiram em sala de aula".

Querem uma recomendação de água? Bebam água de coco.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conteúdo continua após a publicidade.

Lembro daquela "agua magnetizada", quando lançou aquelas garrafinhas com imãs, prometiam várias coisas.

Uma coisa que achei curiosa, "prometem" que tomar uma água alcalina trás possíveis benefícios, mas, no máximo, trás "benefícios" no máximo igual ao de uma água potável "boa"(ph igual ou próximo do sangue(+90% água), mas os "malefícios" aparecem ao consumir uma água acida, como a da chuva(não só devido a impurezas, mas com o ph(quase 6). Sendo que o trabalho para gerar esse equilíbrio é teóricamente igual. Sendo assim, o desequilíbrio de ambos(alcalino e ácido), tende a ser prejudicial ao corpo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se essas informações ainda não forem suficientes para perder o medo em relação a acidez dos líquidos afetar a acidez do sangue, vale lembrar que sempre que comemos acontece a alcalose.

Ela aumenta a basicidade do sangue (diminui a acidez) pois o sangue perde "ions H" para formar o HCl (ácido clorídrico) do suco gástrico.

Equilíbrio natural.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

Kkkk entrei aqui só agora depois de ter visto um vídeo do de lair ribeiro falando dessa água aí...ele eh mesmo um charlatão co.o eu suspeitava. Pega só assumiu tos polêmicos e incompreendidos e fica usando técnicas de PNL pra persuadir e convencer todo mundo a gastar com tudo que eh vendidode suplementos,minerais, vitaminas e agora até água.

E pensar q perdi tempo avaliando algumas coisas q ele falava do glutamato e da soja

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...

Isso de tomar 32 copos de "água boa" pra equilibrar é referente a um copo de refrigerante que, de fato, é extremamente ácido, ph de 2-3. E foi só um modo de explicar o quão ácido é um refrigerante, não significa que após tomar um copo de coca cola vc terá que tomar isso tudo de água. Não podemos interpretar tudo ao pé da letra!

Tudo bem que acho um exagero isso de ser necessário tomar uma água com pH acima de 9, porém, tenho certeza absoluta que não é nada saudável tomar (de uso contínuo) uma água com pH de 4-5 como é a maioria das águas minerais industrializadas. Querendo ou não você vai ta constantemente exigindo um esforço do seu organismo para equilibrar isso a cada copo, visto que o pH sanguíneo deve se manter entre 7,35 a 7,45.

Usem a seguinte lógica: a água de chuva(de interior, não de grandes centros urbanos)/cisterna/poço artesiano geralmente possui pH acima 7,5. Eu moro no interior e tomo água da chuva (não tem poluição), e o pH dela é 9! Então será qual seria a água ideal? A que vem direto da natureza ou essas "purificadas" por indústrias com pH extremamente ácido (considerando que estamos falando de água)?

O interessante de se tomar uma água mais alcalina é para auxiliar no equilíbrio do pH sanguíneo de quem tem uma dieta muito acidificante, come muita porcaria, muitos industrializados, etc. Se a pessoa tem uma dieta saudável, come vegetais, legumes, ingere quantidades adequadas de micronutrientes (não vivemos só de macronutrientes) não tem muita necessidade de beber uma água tão alcalina.

Mas volta a frisar, água com pH 4-5 não faz bem pra ninguém, nem pra quem se alimenta bem. Diria que acima de 6 seria o mais interessante.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 anos depois...

Aless, blz? Pode dar outra opinião sobre 'tomar agua alcalina'? Minhas ideias: 

 

1) tomar água alcalina ajuda a manter o pH INTRACELULAR (não do dangue) perto do seu ótimo elevado.Exemplos: figado tem pH otimo acima de 8; a quebra enzimatica do etanol (uhuuu) tem pH otimo acima de 6;

 

2) pH elevado indica também aumento de oxigênio na água. Tirando medo das ROS (reactive oxygen s...)que realmente envelhecem, mais oxigenio poderia ser positivo para aqueles diabeticos com limitação de circulação;

 

3) essa fala do rim é legal (diabetes ataca muito os nefrons). O que seria bom ter na água (ou nao ter) para rins saudaveis (alem do famoso chá de salsinha)?  

 

Vou ver o Fluminense ser Campeão da Libertadores em 2232. Abs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...