Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Absorção E Fontes De Zinco


pedroviski

Posts Recomendados

Eu irei parar de consumir castanhas-do-pará (preço horroroso) e estava procurando algum outro alimento para que eu pudesse retirar quantidades decentes desse mineral. No entanto, deu até desânimo depois de ler essa porcaria, o zinco parece ser um mineral cheio de frescuras pra ser absorvidos.

Estava pesquisando isso agora mesmo, encontrei um texto, mas retirei uma parte em especial que merece mais atenção, dêem uma olhada:

"Parece que apenas cerca de 20% a 40% do zinco da alimentação é absorvido, sendo esta afectada pela presença de alguns factores dietéticos, principalmente pela presença de fitatos. Os fitatos ou ácido fítico, são compostos químicos que as plantas utilizam nas suas funções de armazenamento de fósforo. Os fitatos são o factor que mais “atrapalha” o aproveitamento do zinco pelo organismo, sendo considerado anti-nutricional. Estes afectam também a biodisponibilidade de Ferro, do Magnésio, do Cobre. O ácido fítico e o zinco formam um composto altamente insolúvel no organismo, impedindo a absorção.

Os alimentos com maior teor de fitatos são os de origem vegetal, especialmente as fibras das leguminosas, cereais integrais crus, nozes e sementes. Especialmente o farelo de trigo, tem sido responsabilizado por “roubar” minerais como o Zinco ou o Ferro, entre outros.

A quantidade de fitatos por exemplo na soja é de cerca de 1,5%, no feijão é de 2,5% e nos farelos de trigo e arroz é na ordem de 4,5%."

Interessante. Por exemplo, ao mesmo tempo em que o feijão é tido como uma importante fonte de zinco, o mesmo é rico em fitatos, que atrapalha, e muito, a absorção de zinco, de ferro, de magnésio e de fósforo.

Meu objetivo com o zinco era a questão do sistema imunológico (se bem que meu sistema imunológico é foda, nunca tenho nada, raramente algum resfriado e só; nunca tive dor de cabeça...) e a questão da testosterona (não tenho nenhuma deficiência, mas queria mantê-la sempre na maior taxa possível). Eu achava que a castanha-do-pará era rica em zinco, mas não tem mta coisa não, além de ser fonte de fitato, que atrapalha na absorção e na disponibilidade.

Antes de ler o texto, eu estava pensando em suplementar com zinco, de manhã. Quando ví a parte que diz que os cereais tem boas quantidades de fitatos, desisti. Como aveia todos os dias, no café da manhã.

O que fazer? O que posso comer para satisfazer minhas necessidades diárias de zinco (preciso de uma quantidade maior, tenho 1.90m e 90kg)? Preciso fazer uma revolução na minha dieta, largar a aveia, parar de comer legumes e verduras pra ter a quantidade de zinco acrescida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Todo mineral e vitamina tem um desempenho no corpo. Mas vamos parar de frescuragem, zinco não vai fazer aquela diferença nos ganhos ou no sistema imunologico.

Falo disso, pq ja tomei complexo vitaminico com várias vitaminas e zinco inclusive. Não vi nada demais, NADA, nada de ganhos a mais, nada de reforço incrivel no sistema imunologico, nada de libido alta, NADA. E olha que eu tomava 2 por dia.

Desencana disso. Manda as proteinas, carboidratos, gorduras, vitamina c, vitamina b, talvez uma vitamina e... o resto deixe com os alimentos e ja era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, carbos + proteínas + gorduras são as prioridades, sempre. Vit.C acho que nem precisa, tomo um copo de suco de laranja em jejum, antes do café da manhã (conseguindo 60mg nisso, estou satisfeito). Vit.B não sei se se faz necessário de fato (suplementação). Vitamina E eu retiro da alimentação, mas principalmente das 2 colheres de azeite antes de dormir.

Edit: Nem é frescuragem, na verdade nem é pelo sistema imunológico, se melhorar estraga. A preocupação maior seria pela testosterona mesmo, se conseguir nem que seja mais 10ng/dL ta valendo, mais testo, e testosterona nunca é demais né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.

Eu ainda não tinha lido que o Zinco ajudava a dar um up na testo.

Vou dar uma pesquisada e ver se consigo te ajudar.

Achei isso aqui:

"Entre os fatores que favorecem a absorção do zinco se encontram a glicose, a lactose, a proteína de soja e o vinho tinto. A presença de carnes na comida também facilita a absorção de zinco, por meio da liberação de aminoácidos e peptídios contendo cisteína durante a digestão, formando complexos solúveis com o zinco(14)."

Porém,

"Este é um problema de grande importância nos países da América Latina e outros em desenvolvimento, tendo em vista que suas dietas típicas costumam ser à base de alimentos de origem vegetal, com alto conteúdo de fitatos. É comum o consumo elevado de leguminosas (feijões) e cereais, principalmente milho e trigo, enquanto que o consumo de alimentos de origem animal, os quais tem alto conteúdo de zinco, é mais difícil devido ao seu elevado custo."

Acho que é melhor desencanar dele. Como você mesmo disse, ele é cheio de frescuras para ser absorvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc quem sabe, mas na pratica nao vai fazer diferença nenhuma.

E sobre as vitaminas que eu falei la, nao tava falando especificamente de suplementação. Só disse que elas sim merecem mais atenção.

Eu suplemento com vitamina c pq fica mais barato que um monte de laranja, vitamina b por que eu não tomo shake, então ela ajuda a dar uma processada naquilo tudo (e tambem pq é ridiculo de barato), vitamina e tambem tiro da alimentação, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar de esquentar a cabeça com ele, zinco é todo cheio de boiolice pra ser absorvido. E as fontes comuns de zinco são de 1mg~10mg, geralmente, e se for levar em conta a quantia que o gaspar falou, de 150~200mg, fica um lixo extrair isso da dieta.

Parar de comer feijão tá fora de cogitação, ele me ajuda a dar um UP nas proteínas, e parece que me fortalece mais (psicológico). Além do que, pra mim, não tem um prato melhor que o tradicional arroz, feijão e bife.

Feijão é rico em ferro, mas também é rico em fitatos. Nutricionistas comumente recomendam elevar o consumo de feijão á pessoas anêmicas, mas se for analisar a coisa como deve ser analisada, deveria ser bem limitado o consumo de feijão por essas pessoas, pois o fitato do feijão iria prejudicar a absorção do ferro, o que seria algo prejudicial, e não benéfico como se pensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...