Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calculando seu Equivalente Metabólico (FA)


Ricardo Queiroz

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

Publicidade

Pois é cara, depois que descobri isso ai, sempre que mudo minha rotina de treino (quantidade de dias, tempo e frequência) eu refaço essa porra, até hoje não me arrependi com o FA que calculo baseado nisso ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treino de musculação é só isso? Pensei que fosse mais...

Pois é, o met é um equivalente metabólico relacionado ao tanto de oxigênio/peso que uma pessoa consume ao executar determinada atividade. A musculação, por ser uma atividade anaeróbica, tem um met bem pequeno em relação a outras atividades, por exemplo se você ver o met de exercícios aeróbicos como corrida, ciclismo ou natação vai ver que o valor é muito maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o met é um equivalente metabólico relacionado ao tanto de oxigênio/peso que uma pessoa consume ao executar determinada atividade. A musculação, por ser uma atividade anaeróbica, tem um met bem pequeno em relação a outras atividades, por exemplo se você ver o met de exercícios aeróbicos como corrida, ciclismo ou natação vai ver que o valor é muito maior.

Me corrija se eu estiver enganada, mas ja li que no caso da musiclação, apesar de o consumo de oxigenio ser pequeno, esse tipo de exercicio acaba com nosso estoque de glicogenio, daí iremos queimar gordura (e consequentemente calorias) para reestocar o glicogênio. Nao é assim? Apesar de o Met ser pequeno, o gasto calorico ao longo do dia não aumentará por causa do treino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me corrija se eu estiver enganada, mas ja li que no caso da musiclação, apesar de o consumo de oxigenio ser pequeno, esse tipo de exercicio acaba com nosso estoque de glicogenio, daí iremos queimar gordura (e consequentemente calorias) para reestocar o glicogênio. Nao é assim? Apesar de o Met ser pequeno, o gasto calorico ao longo do dia não aumentará por causa do treino?

Bem, ai existem estudos e estudos, teorias e teorias. O consumo do glicogênio está relacionado ao tipo de treino também, tem uns treinos que a intenção é esgotar o glicogênio dos músculos, mas em geral os treinos de musculação não consomem lá grandes coisas (como eu disse existem N estudos e o pior é que muitos acabam tendo informações que parecem conflitantes, já que na grande parte das vezes analisam variáveis diferentes e o grupo de controle do teste é bem diferente).

E a queima de gordura depende de muitos fatores que aqueles além do glicogênio estocado.

Mas em regra o consumo calórico de um treino convencional de musculação não é alto. A intenção mesmo desse cálculo é você ter um norte mais preciso para seguir, como mencionei no final dele, com o tempo serão feitos os ajustes necessários no seu FA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Me corrija se eu estiver enganada, mas ja li que no caso da musiclação, apesar de o consumo de oxigenio ser pequeno, esse tipo de exercicio acaba com nosso estoque de glicogenio, daí iremos queimar gordura (e consequentemente calorias) para reestocar o glicogênio. Nao é assim? Apesar de o Met ser pequeno, o gasto calorico ao longo do dia não aumentará por causa do treino?

O gasto calórico aumenta no restante do dia, mas este aumento é insignificante na maioria dos casos.

De resto, seu raciocínio está parcialmente correto, porém ocorre que o consumo de glicogênio no treino com pesos não é alto.

Como exemplo, no livro Ultimate Diet 2.0 você faz um treino especificamente para consumir todo o estoque de glicogênio. Neste treino (o livro divide o treino em 2) você faz quase CEM séries (todas com cadência lenta, sentindo 'queimar' bastante). É muito mais do que qualquer treino "normal" de musculação.

E mesmo assim, depois de 2 dias você faz mais um treino para terminar de depletar o glicogênio....

Você não precisa se preocupar se está gastando mais glicogênio ou mais gordura, preocupe-se com as calorias (MET).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, Ricardo e mpcosta! Mas então, se esse gasto calórico é tão baixo, porque quase todas as calculadoras de gasto calórico, quando coloco que faço musculação 3/4 vezes na semana, gera um aumento tão grande na caloria diária? Seria erro delas?

No meu caso, peso apenas 49 quilos. Entrei naquele site iifym.com , pois vi que é um dos mais falados daqui do fórum. Ao colocar meus dados, minha tmb ficou 1212. Como sedentária, deu que meu gasto diário era pouco menos de 1450. Mas se eu colocar exercicio 3x na semana já pula para um gasto diário de 1650 para manter. Ou seja, 200 kcal a mais por dia, 1400 na semana. Se você divide isso pelos 3 dias de exercicio, é como se o fato de eu praticar musculação 3x na semana me fizesse ter uma queima de mais de 450 kcal por dia de exercício, o que não condiz com o que vocês me explicaram, certo?

Ao mesmo tempo, dizer que eu gasto apenas 200 kcal tendo uma vida sedentária, com trabalho de escritório me parece muito baixo, pois, supondo que eu durma 8h no dia, essas 200 kcal dividida por 16 horas iria me gerar um gasto de apenas 12,5 kcal por hora além da TMB. Isso não é muito baixo?

Então, todas essas calculadoras erram grosseiramente?

Editado por cathyresende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cathy, não que erram grosseiramente, só que essas calculadoras trabalham com um valor FA pré-definidos (como você pode observar na 1ª imagem do post, além da que eu coloquei existem diversas outras), e as vezes o valor do FA de "sedentário" para o de "levemente ativo" pode variar muito, o que aumenta demais o número do seu TDEE.

A ideia geral dessas calculadoras é dar um norte a pessoa, e a partir disso ela vai sabendo justamente o quanto precisa consumir para ganhar, perder ou manter. O grande problema está em superestimar ou subestimar as suas calorias, que aí ou você vai estar consumindo muito além ou muito pouco do que deveria, e fugindo do seu objetivo. E também isso não é uma "ciência exata" rsrsrs então muita coisa interfere de pessoa para pessoa.

Resumidamente falando, as calculadoras são uma mão na roda, mas uma hora você vai fazendo seus ajustes e descobrindo exatamente o quanto está precisando (está é uma das vantagens de criar um log de treino e alimentação, planilhas no excel, seja o que for) então você poderá ter uma base e saber se ganhou ou perdeu, se está no caminho ou não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...