Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Relógio Biológico, Saiba Como Funciona O Seu


StreetFighter

Posts Recomendados

Você acordou antes das 6 e se arrastou até a academia. Depois, não conseguiu se concentrar na reunião das 2. À noite, quase morreu de sono na faculdade - tanto que até dispensou o bar no fim da aula... Já se perguntou onde toda a sua energia foi parar? Então escute seu corpo. Isso mesmo. Nosso relógio biológico sabe exatamente o melhor horário para estudar, malhar, sair com as amigas e, pasme, até ir ao dentista. Se você fosse segui-lo à risca, sua agenda de compromissos seria beeem diferente. Pronta para reprogramar o despertador?

6h30

Lerda, meio zonza e quase sem forças para levantar da cama. Parece você acordando? Pois é, quase todo mundo sofre com a inércia do sono, um fenômeno que prejudica nossos reflexos e a capacidade de raciocínio. Ele acontece porque os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea oscilam rapidamente, porém o córtex, parte do cérebro responsável pela memória, atenção, percepção etc., demora para pegar no tranco. É por isso que, apesar de ter dormido a noite toda, ficamos tão alertas quanto depois de uma garrafa de champanhe. "Normalmente, essas sensações passam em dez minutos, mas podem durar até duas horas", diz Jennifer Ackerman, autora do livro A Melhor Hora pra Você (Gente). Quer um conselho? Fique longe da chave do carro.

Ps. Eu fico assim!!! Rsss.. Demoooooro pra acordar de verdade!

7h

Se precisar desenvolver o equilíbrio, as primeiras horas da manhã são as melhores para centrar em si mesma e abusar de exercícios que melhoram a coordenação motora, como ioga e pilates. Em vez de virar de um lado para o outro na cama, pegue seu tapetinho e corra para a primeira aula da academia.

7h30

Até as 8 horas, seus níveis de testosterona estão em alta, atiçando a libido. É o melhor momento para transar! Apesar da disposição do corpo de tocar fogo na cama, pesquisas mostram que a maioria de nós faz sexo perto das 23 horas por pura conveniência. Agora, se quiser engravidar, aposte na rapidinha antes do almoço, quando a qualidade do sêmen está impecável.

8h

As plaquetas estão passeando livres, leves e soltas pelos vasos sanguíneos. Aproveite para raspar as pernas durante o banho, pois, se você se cortar, as chances de sangramento são menores.

10-11h

Precisa estudar para uma prova, finalizar um projeto ou preparar uma apresentação? Quatro horas depois que acordamos, o cérebro fica bem atento e prontíssimo para atividades que exijam foco. Como você vai estar mais concentrada, não se espante se terminar o trabalho muito antes do que esperava - e sem nenhum sofrimento.

12h

Hora do almoço - literalmente! "A vontade de comer vem antes de o estômago ficar vazio, mas a fome bate mesmo ao meio-dia", explica Jennifer. Isso porque o corpo libera grelina, hormônio responsável por avisar o cérebro que, se quiser manter o organismo funcionando bem, precisa se alimentar logo.

13-14h30

Depois do almoço, principalmente se ele tiver sido rico em carboidratos, é comum se sentir desatenta e preguiçosa. Apesar de sóbria, a impresão é de ter virado três taças de dry martíni e um shot de tequila. Essa sensação é causada pela produção de insulina, que libera muito açúcar no sangue. Seu corpo é obrigado a retirar o excesso e, sem combustível, o cérebro entra em ponto morto e não tem energia para se concentrar. Para evitar o efeito grogue, tire um cochilo de, no máximo, 15 minutos. "Ele vai recarregar as baterias e deixar você mais alerta, sem efeitos colaterais", diz Jennifer.

15h30

Vá ao dentista. Nesse horário, seu corpo está mais tolerante às dores de dente. Não é incrível?

16h

Aproveite o fim da tarde para praticar esportes, como tênis ou vôlei. Só não chame seu chefe para disputar a partida, pois, como seus reflexos estão tinindo e as juntas flexíveis, as chances de ganhar dele são grandes. Isso sem contar que suas mãos e costas ficam 6% mais fortes do que no começo do dia.

17-18h

Seu fígado digere o álcool muito melhor nesse horário - não é à toa que ele é chamado de happy hour. Portanto, se quiser marcar um drinque com aquele gatinho do escritório, a única dúvida será onde vocês vão se encontrar.

Ps. Bom saber!!! Hehehe...

19h

Vá para a academia, pois treinar no começo da noite pode render músculos até 20% mais fortes. Nesse horário, você respira melhor e o coração funciona bem, dando gás para aguentar sequências pesadas de exercícios.

20h

Desligue o celular e aproveite a companhia do namorado, dos colegas ou das amigas. "Quem tem vida social reage melhor ao stress e a doenças", explica Jennifer.

1-4h

Você pode ser invadida por uma sonolência repentina, daquelas que parecem pregar suas pálpebras. Isso explica as altas taxas de acidentes de carro durante as madrugadas, quando seu corpo pode desligar de tão cansado. Já para a cama!

Fonte: http://normalmasnemtanto.blogspot.com/2009...funciona-o.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...