Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Contagem De Carboidratos: Dúvida Em Gramas Vs Calorias


Vecchio

Posts Recomendados

Implementei em minha dieta um método denominado "Contagem de Carboidratos", adotado pela ADA, um método nascido em 1935 e que começou a ser adotado por alguns grupos no BR a partir de 1997 no controle do diabetes.

No Manual Oficial de Contagem de Carboidratos, há o seguinte texto:

"...de um Valor Energético total de 1800 cal...consideram-se 60% de CHO - isto se traduz em 270 g de CHO a serem distribuídos no dia todo..." (p. 17-18).

Minha dúvida é: de onde as autoras obtiveram essa relação? 270g de carbos (CHO) representarem 60% de 1800 cal? Pergunto isso porque 30 g de batata inglesa são diferentes de 30 g de arroz integral e assim por diante, isto é, não há uma relação direta entre essas duas grandezas.

Como eu fiquei na dúvida apliquei a "regra de três"(*) para a minha dieta de 1900 cal, entretanto baixando esses 60 para 50% e aumentando as proteínas.

(*) 1a: "270 g estão para 1800 cal, assim como y g estarão para 1900 cal". Isto fornecerá 285 g;

2a: "285 g estão para 60%, assim como x g estarão para 50%". Isto então fornecerá 237,5 g.

Agradeço a quem souber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não entendi direito a sua duvida, mas 1g de carboidrato contem 4 calorias.

Então é só você saber quanto de carboidrato tem em determinado alimento e multiplicar por 4 para determinar quantas calorias (proveniente dos carboidratos tal alimento possui).

Proteinas tambem são 1g =4kal

e gorduras 1g = 9kal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi direito a sua duvida, mas 1g de carboidrato contem 4 calorias.

Então é só você saber quanto de carboidrato tem em determinado alimento e multiplicar por 4 para determinar quantas calorias (proveniente dos carboidratos tal alimento possui).

Proteinas tambem são 1g =4kal

e gorduras 1g = 9kal

Obrigado, TsuG e aos demais colegas.

Você esclareceu. Inclusive no manual consta essa relação que você citou. Passou-me batida.

Entendi agora de onde apareceram esses 270g:

"1 g de carbo geram 4 cal; logo y g de carbo gerarão 1800 cal". Isto mapeia uma dieta hipoteticamente só de carboidratos em 450 g".

Em seguida é só aplicar a outra regra de três:

"450 g correspondem a 100% do valor de uma dieta; logo 60% corresponderão a x g". O x procurado são os benditos 270 g que as autoras citaram no texto.

Ótimo.

Editado por Jaraqui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado325

Eita, e pior que é mesmo.

Poxa, sempre calculei com 8.

Sempre comi 100kcal amais por dia durante um bom tempo.. Oxe..

kkkkk, Normal. Bora ajustar gordura !

Tem confusão quanto a nutrição. Algumas correntes do nutricionismo falam que 1kg de gordura corporal consiste em 7000 kcal ingeridas a mais, isto para um sedentário.Talvez porque os adipócitos não são 100% de gordura.

Mas a conta de kcal é esta mesmo 1g de gordura = 9kcal.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...