Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Natação E Musculação, Estou Fazendo Certo?


Tiago Nogueira

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui e quero uma ajuda de vocês.

Faço musculação já há 1 ano mais ou menos e como já nadava há algum tempo também de maneira recreativa, resolvi treinar natação e musculação, dessa maneira:

Segundas e quintas eu faço musculação (hipertrofia), terças e sextas eu nado (1 hora de natação em diversos estilos) e quarta eu descanso.

Pedi a instrutora da minha academia para montar um treino em que eu pudesse ter um bom desempenho nessas condições. Ela montou um treino onde eu treino todos os grupos musculares em um só dia, realizando tal treino 2x por semana: 2 exercícios para bíceps, dois para tríceps, dois para peitoral, dois para costas/ombro, dois para abdominais e 3 para pernas.

Meu objetivo: ter um corpo definido,forte e seco, não quero nada muito grande e muuito riscado.

Com esse treino natação + musculação desse jeito eu consigo esse resultado? Sinto que estou me cansando muito, talvez...

Seria melhor fazer só a natação, já que é um bom aeróbico e pega muitos grupos musculares?

Agradeço de antemão a ajuda, galera. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu até já tentei dar uma de atleta e fazer essas duas modalidades ao mesmo tempo, mas não aguentei o tranco, malhava de manhã e não rendia na natação, vivia cansado, vivia faltando ambas as atividades porque sempre estava exausto, mas ao contrário de você eu não folgava na quarta, talvez foi justamente o meu erro, acabei optando só pela natação.

Mas uma coisa é fato, não conseguirá densidade muscular só com natação, músculo para crescer precisa de incentivo, algo que você não consegue só com natação, vai ficar bom, eu mesmo estou com um tronco bem desenvolvido, as costas, ombros e peito estão bons, mas com musculação estariam bem melhor.

Editado por Bastardo honrado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, quando comecei na musculação eu também nadava. Nadava 3x na semana, terça, quarta e quinta.
Quando comecei a musculação já comecei de segunda a sexta, sendo que malhava logo após nadar, sem comer nada no meio, só o tempo de me secar e trocar de roupa.
Tive uma evolução muito boa, para quem não entendia muito de treinos, em um ano saí de 29 cm de braço para uns 35 a 37 (não lembro exatamente, isso foi a uns 9 anos atrás)

Isso porque comia como um cavalo, muita proteína, vindo de carnes, frangos, leite..(Na época achava que ovo fazia mal haha)
Ou seja, comia mais calorias do que gastava no dia, com foco em proteínas. Isso aliado aos treinos, sempre progredindo cargas, me fez crescer.

Tinha muitos erros nos meus treinos e na alimentação, até normal para quem tava começando. Mas duas coisa básicas moviam minha vida: Comer proteína e aumentar cargas, 1 quilinho de cada lado nos exercícios sempre.

Ou seja, mande brasa, pode treinar os dois a vontade, o corpo acostuma com tudo. Na época tinha um condicionamento bom pela natação e também cresci com a musculação.

Só foque em se alimentar bem e progredir suas cargas. Se possível foque também em exercícios compostos e livres, como agachamento e supino, e faça o mínimo possível em máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas galera!

Mais uma pergunta...

Fazer meu treino de musculação num dia e no dia seguinte nadar não vai fatigar os músculos usados em ambos treinos, evitando assim que hipertrofiem? Não iria atrapalhar no tempo de descanso dos músculos como costas, ombro, peitoral, por exemplo?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, não importa, pode fazer tranquilo, não fique nessa neura de "descansar o músculo e não poder fazer nada no dia seguinte".
No meu caso, volto a dizer, fazia musculação após nadar. E pelo fato de estar me alimentando bem, eu cresci. Todos repararam.

Nosso corpo aguenta muito tranco, cara. Não se preocupe. Se quiser ir mais dias na academia ou nadar mais dias de boa também. O diferencial será sua alimentação.

Treine quantos dias quiser natação ou musculação, não importa se vc nadar no dia seguinte da musculação. Mas se alimente bem! Simples assim!

Falo por experiência própria, fazia uma semana se treinos mais frequente que a sua e tive bons resultados. Em um ano ganhar quase 10cm de braço (é a única medida q lembro da época, infelizmente, mas cresci tudo proporcionalmente) é um resultado acima da média para a maioria dos iniciantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Opa... estou treinando a 6 meses, desde agosto do ano passado, a 4 meses junto com natação.

Natação 06:00 da manhã, Segundas, Quartas e Sextas, musculação todos os dias a noite...

Natação como aeróbico também promove força então você terá ganhos sim, evidente que ela foca muito nos membros superiores, ombros, costa, peitos e dependendo dos educativos e treinamento você pode focar nas pernas, estou com 43 anos, meu objetivo é emagrecimento, até então estou tendo bons resultados.

A única coisa que sinto é nos dias que nado de manhã a noite na academia sinto "sobrecarga" nos ombros, estão estralando um pouco também, com isso evito fazer supino inclinado e afins o resto sento a pua.

Depois dá uma olhada na minha evolução... hoje me sinto outra pessoa, se eu iria conseguir sem a natação não sei responder.... hoje tenho muito mais resistência, força, elasticidade.

Não foi fácil no começo, ralei muito, ainda mais no horário de verão que passou...mais perseverei...e hoje estou levando de boa.

Pretendo continuar unindo os dois para chegar ao meu objetivo.

Abraços, bom treinos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho objetivo, após a maromba, no lugar de 30min aeróbico de esteira ou bike, seguir para a natação. Tenho sentido a lombar, até mesmo andando na esteira. Eis a vontade de trocar pela natação.

Para quem tem a experiência, é sussa natação logo depois da maromba ??

Normalmente as aulas de natação são bem puxadas, mas como você vai fazer só pra manter o aeróbio acredito que não tem problema não, até porque você não vai se matar na natação né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...