Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lombar X Treino De Costas


FBO

Posts Recomendados

Queria saber a opinião do pessoal com relação ao posicionamento da lombar nos exercicios para costas.

Todos os exercicios, senão a maioria deles exigem que a lombar esteja reta, porém eu já criei o costume de sempre curvá-la.

Nunca senti dor, porém quando a deixo reta não consigo executar a maioria do exercicios, pois parece que perco a "base" e consequentemente a força.

Em exercicios como puley frente e barra fixa por exemplo, eu acabo sentindo um pouco do ombro e se não curvo a lombar não sinto as dorsais.

Será que isto acontece porque a lombar está mais forte que os demais músculos estabilizadores? (abdomen por ex.) ou seria o contrário?

O fato de curvá-la interfere diretamente no foco/recrutamento dos demais musculos que seriam o alvo?

Abraço

Editado por FBO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

bom brother

o unico exercicio que é interessante você manter a lombar reta é o lev. terra, que é pra evitar lesoes mesmo.

de resto, não precisa ser igual robozinho e fazer tudo retinho, e também não precisa ser fodedor de lombar

whatever

o que eu quero dizer e chegar, é no meio termo

se você faz correto, você estagna em um peso em algum momento, não havera mais progressao, porque você ta policiando a porra da lombar reta,

em uma remada curvada por exemplo

você ve videos do arnold fazendo com a lombar retinha com aquelas cargas?

NÃO

cada um tem sua maneira de pensar

agora você direciona a sua pesquisa direito e veja o que é melhor pra você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom brother

o unico exercicio que é interessante você manter a lombar reta é o lev. terra, que é pra evitar lesoes mesmo.

de resto, não precisa ser igual robozinho e fazer tudo retinho, e também não precisa ser fodedor de lombar

whatever

o que eu quero dizer e chegar, é no meio termo

se você faz correto, você estagna em um peso em algum momento, não havera mais progressao, porque você ta policiando a porra da lombar reta,

em uma remada curvada por exemplo

você ve videos do arnold fazendo com a lombar retinha com aquelas cargas?

NÃO

cada um tem sua maneira de pensar

agora você direciona a sua pesquisa direito e veja o que é melhor pra você

Então, alguns falam sobre a "biomecânica" e da individualidade das pessoas na execução dos exercicios.

O que eu queria entender é até que ponto isto pode interferir nos progressos, entende?

No meu caso, o miolo das costas é muito pouco desenvolvido se comparado aos dorsais por exemplo.

Nos treinos, para sentir as costas realmente trabalhando chego a curvar de tal maneira que parece que "vai quebrar no meio". Não sinto nenhuma dor nela, mas além da falta de progressão é foda ouvir todo santo treino alguém querer dar pitaco falando: endireita essa lombar!

Pesquisando, na maioria dos videos vejo as pessoas fazendo os exercicios de uma forma diferente, com ela o menos curvada possível e eu não consigo.

Obrigado pelas respostas!!!

Acho essencial a lombar reta no treino de costas, até pelo fato de sentir dores quando ela se curva.

O problema em si é causar alguma lesão no músculo. Pense nisso.

A maioria das pessoas diz isto, mas sempre achei que era pelo medo de lesionar. No meu caso nunca senti dor, então sempre fiz da mesma maneira.

Queria entender o real motivo que não consigo executar os exercicios da mesma forma com ela reta. Se é porque ela esta fraca e por este motivo não consigo me estabilizar reto, ou se os outros estabilizadores estão fracos e eu a curvo porque ela está mais forte e eu não sinto dor.

Obrigado pelas respostas!

Editado por FBO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No dia de costa faça extensão de lombar no banco romano, e ve se vai sentir a lombar no outro dia ou não

Só sinto um pouco a lombar quando faço terra, mas não é dor de lesão.

Fazia extensão no treino de pernas (fazia o terra com pernas na época), mas hoje não faço mais nenhum exercicio especifico pra lombar.

Neste época inclusive por forçar ela demais eu chegava a quase travar as pernas, aconteceu algumas vezes.

A questão é que to precisando curvar ela de tal maneira pra me estabilizar que eu já estou achando que está prejudicando o exercicio, não por lesão, mas pelo fato de não conseguir focar melhor nos musculos alvos, talvez por isso eu esteja sem tanta progressão.

Estou pensando em baixar todas as cargas e reiniciar do zero tentando mantê-la sempre reta.... o medo é isto não trazer o beneficio esperado.

Editado por FBO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Hmm parece que você está confundindo um pouco as coisas.

Não é deixar a lombar reta; é deixar ela na posição neutra dela, evitando que ela flexione:

pFwrdBndKyph.gif

Pelo que entendi você também está confundindo coluna vertebral com coluna lombar. A lombar fica na parte de baixo da coluna. Você provavelmente está curvando uma parte do meio para cima - a coluna torácica, não?

Em um exercício como barra fixa, imagino que não faria diferença você flexionar a lombar, porque não tem carga compressiva atuando nela. Já no Terra seria ruim, podendo causar lesões nos seus discos.

Na barra fixa e pulley é ideal que você coloque os ombros para baixo e para trás e estufe o peito - com isso você irá curvar um pouco para trás a parte superior das costas. Isso faz com que você trabalhe mais a musculatura das costas e deixa seus ombros em uma posição mais segura. A lombar você pode manter neutra, não precisa curvar.

Assim:

4640754.jpg?388

É bastante provável que fazendo o que está mostrado na figura acima já seja suficiente para você estabilizar bem as costas. Lembre-se na hora de fazer o exercício: ombros para baixo e para trás, escápulas retraídas, peito estufado. Sem exagerar a curvatura nas costas. Veja se faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, mpcosta82.

"parte do meio para cima - a coluna torácica"... exatamente.

No exercicios de costas ao estufar o peito para cima, a lombar (digo, coluna torácica) curva automaticamente, e por ter os ombro projetados para frente (problema com postura), tento jogá-los para trás, curvando ainda mais.

Quanto a posição "neutra", na barra fixa por ex. parece que ao deixá-la neutra não tenho a mesma força pra fazer o exercicio. Isto acontece porque eu estou "roubando" ou porque ela me ajuda a estabilizar as costas?

Enfim, muito obrigado pelas respostas e dicas!

Vou tentar aplicar isto no treino de hoje e depois relato se houve diferenças.

Abraço

Editado por FBO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

FBO, o neutro a que me refiro é da coluna lombar, ou a parte de baixo das costas. A parte de cima vai curvar um pouco sim, isso é normal.

Talvez você sinta como se estivesse curvando bastante, como se as costas fossem quebrar, mas se olhar de lado na verdade é possível que a curvatura não seja tão grande assim - apenas parece porque a sua postura normal é com os ombros muito para a frente.

Se puder tire uma foto de lado quando estiver executando o exercício, aí você vai ter uma boa noção do quanto está curvando as costas.

Ah. Na hora de estufar o peito, cuide para também abaixar os ombros e retrair as escápulas- assim você não irá curvar muito as costas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FBO, o neutro a que me refiro é da coluna lombar, ou a parte de baixo das costas. A parte de cima vai curvar um pouco sim, isso é normal.

Talvez você sinta como se estivesse curvando bastante, como se as costas fossem quebrar, mas se olhar de lado na verdade é possível que a curvatura não seja tão grande assim - apenas parece porque a sua postura normal é com os ombros muito para a frente.

Se puder tire uma foto de lado quando estiver executando o exercício, aí você vai ter uma boa noção do quanto está curvando as costas.

Ah. Na hora de estufar o peito, cuide para também abaixar os ombros e retrair as escápulas- assim você não irá curvar muito as costas.

Então, no meu caso sinto que curva demais, mas talvez seja mesmo pelo fato de ter os ombros para frente.

Fico mais preocupado porque a maioria dos parceiros de treino que tive comentavam a respeito dessa curvatura excessiva, mas nunca consegui ver no espelho.

Vou tentar tirar umas fotos hoje pra ver.

Quanto as escápulas, retraídas seriam "fechadas"? ou seriam "contraídas"? No caso do puley frente, elas devem ficar fechadas na parte negativa e abertas na fase positiva, correto?

Obrigado mais uma vez!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...