Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidado: Formação De Corpos Cetònicos


helen

Posts Recomendados

No artigo de aerobicos em jejum ha um alerta sobre este assunto. Me interessei, resolvi pesquisar e como não encontrei mais informações no próprio fórum, resolvi pesquisar um pouco.

O artigo é um pouco técnico, por isso "traduzi" algumas partes pre facilitar a minha vida e a de vocês (trechos entre colchetes)

Os perigos são previstos para a execução de lipolise a longo prazo, como ja dizia o artigo original.

espero que seja proveitoso!

Corpos cetonicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocôndrial [ organela responsável pela produção de energia em nível celular] dos hepatocitos ( [células do]fígado) apartir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia ou seja jejum prolongado que aumenta a lipólise. [ atenção para a técnica de aeróbicos em jejum].

O fígado esta fazendo gliconeogenese para a produção de glicose, com isso esta utilizando oxaloacetato e o acetil-coA não poderá se combinar com o mesmo para a formação de citrato e iniciar o ciclo de krebs [ciclo de liberação de enrgia da célula], tendo-se então um excedente de acetil-coA.

No fígado dentro da mitocôndria o acetil-coa acumulado sofrera ação das tiolases e se juntarão para a formação dos corpos cetonicos (acido acetoacetico ou acetoacetato) [substância "prima" da acetona, removedora de esmaltes].

Estes corpos cetonicos sairão da mitocôndria e serão lançados na corrente sanguínea aonde irão para os tecidos neural [do cérebro] e muscular que são consumidores do mesmo para produção de energia.

A produção de corpos cetonicos não é um processo patológico, mas sim fisiológico, a não ser em caso da produção muito grande de corpos cetonicos, cetose no plasma sanguíneo que é um efeito patológico, por exemplo, no diabético a falta de insulina que causara cetonuria que é a liberação de corpos cetonicos pela urina principalmente e também pelas vias aéreas e pelo suor [sabe aquele mau-hálito de quem está a muito tempo sem comer?].

Como os corpos cetonicos possuem grupo funcional acido liberam íons H+ em solução aquosa, então quando em grande quantidade no plasma sanguíneo abaixa o pH do sangue que em seus valores normais varia de 7,36 a 7,44 sendo no sangue arterial o pH normal de 7,41 [ou seja, o seu sangue, que deveria ter carater neutro, torna-se acido].

Quando o pH abaixa muito para valores inferiores a 7,36 que é o limite aceitável ocorre a desnaturação [desnaturação = perda da forma e consequente perda da função] de enzimas [enzimas= aceleradores e formadores de reações quimicas essenciais]e proteínas o que lava a uma acidose metabólica.

No tecido adiposo quem inicia a lipólise é o LHS (lípase hormônio sensível) que faz a hidrolise [quebra a partir de moleculas de agua] de triglicérides em glicerol e ácidos graxos.Os ácidos graxos vão para tecidos consumidores, músculo e fígado onde ocorrera a oxidação dos ácidos graxos liberando acetil-coA que como já visto anteriormente sobrara (excesso) pois o oxaloacetato já esta em uso na gliconeogenese.

--------------------------------------------------------------------------------

(disponível em: http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/lipidios/5.htm , metabolismo dos corpos cetonicos; com adaptaçãoes, grifo nosso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Isso tudo é verdade,

por causa do defict de carbo, mas a grande qtade de proteina ingerida e mais a intensidade do treinamento que rompe as fibras geram muitos restos metabolitos, nao somente as cetonas, mas também uréia, nitrato e amonia

antes do campeonato eu utilizei um metodo para retirar corpos cetonicos e restos metabolitos utilizado em pacientes em uti com grandes qtdades de cortisol que acaba gerando muita gliconeogenese (quebra de proteina) e com isso eles ficam com um ambiente muito toxico

utilizo aspartato de arginina + vitamina c + aspartato de ornitina + citrulina, esses aminoácidos em isolado conseguem reaproveirar os blocos e as estruturas que nao sao mais aproveita-los e deixalos biologicamente disponiveis novamente

e por isso que a ingestao de agua tem que ser enorme e é por isso que melhor do que cortar o carbo é inserir carbos de glicemia baixa, mas as dieta cetogenicas também fucionam quando vc quer dar um START forte na pessoa, e se for bem regulado nao fará muito mal tanto que essa dieta é utilizada para pessoas e até mesmo criancas que possuem epilepsia pelo fato das cetonas depois de um tempo também poderem ser utilizadas como cobustivel dos neuronios mas sem o desvio eletrico que a glicose potencializa por causa da doença,

parabens muito pertinente esse topico

grande abraço

andré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...