Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário Imc 49,14 - Obesidade - Grau Iii (Mórbida)


jorge83

Posts Recomendados

Boa Tarda galera...
Me chamo Jorge e acompanho o fórum como um espectador há algum tempo... sempre lendo histórias de sucessos e vendo como o simples fato de compartilhar com pessoas pode fazer muita diferença e criar um compromisso com nossas próprias metas.
Atualmente estou em um dilema muito grande... Meu peso atual está em 170kg, ano passado estava com 179kg e após me esforçar e seguir uma dieta passada por nutricionista consegui chegar nos 166kg e agora estou me mantendo nos 170kg. Tenho 1.86 de altura e inclusive já estou com a cirurgia de redução de estômago aprovada pelo meu convênio aguardando somente que eu faça os exames.
Me considero um cara inteligente, porém não consigo entender como fui me deixar chegar a este peso. Como agravante minha pressão é alta e preciso tomar medicamentos diariamente para o controle... Confesso que tenho muito receio da cirurgia apesar de ter visto inúmeros casos de pessoas que deram certo só que por outro lado não acredito que a cirurgia irá realizar o milagre por si só... fico pensando bastante no depois. E depois? Eu usei uma "muleta", emagreci e os meus hábitos? Eu mudei? Me pergunto isto constantemente...rs
Em 2005 tomando uma pancada de medicamentos fortíssimos, treinando de segunda a segunda em nível hard e seguindo uma dieta totalmente restritiva perdi em 45 dias 21kg, porém não dormia mais e não era mais o mesmo... me transformei em uma pessoa totalamente insana... Chegava a ficar até 3 dias sem dormir tranquilo e realizando todas as minhas atividades normalmente... Até que um belo dia misturei cerveja com os medicamentos, alucinei, dormi na hora que não deveria e sofri um acidente de carro... Graças a Deus não fiz mal a ninguém e comigo e com um amigo que estava junto já está tudo certo. :) Hoje já não faço mais esse tipo de loucura e já aprendi que não tem milagre... existe sim muita determinação, objetivo e foco. (Desconsiderem os horários, é que neste tempo eu trabalhava a noite e isto também contribuiu para o aumento de peso)
dieta0hipertrofia.png
Tenho amigos que fizeram a redução e mesmo após terem emagrecido bastante, voltaram a engordar... não tanto quanto antes, mas engordaram. Isso só me mostra que não houve o preparo necessário. Outra coisa que penso é que após a cirurgia, você precisa se alimentar adequadamente... Ai penso, hoje sem cirurgia eu não me alimento de 3 em 3 horas... como fazer isso após a cirurgia sendo que terei mais energia e consequentemente aumentarei o número de atividades do meu dia? Então são todas preocupações que eu gostaria de já acabar e organizar e ai sim se ainda necessário partir pra uma cirurgia deste porte.
A maior parte da galera com o meu peso tem problema pra se relacionar e diversos outros... e eu por sempre estar sempre namorando e sempre pessoas com 4 vezes menos peso que eu, tenha deixado a vida ir passando e achando que estava tudo bem. Só que agora no auge dos meus 29 anos ter pressão alta, tomar medicamento todos os dias e ainda sabendo que daqui pra frente meus problemas de saúde podem se agravar estou deixando a "burrice" de lado e resolvendo fazer algo por mim.
Digo que é bem complicado vir em um fórum de marombas e expor totalmente o contrário do que a maioria está buscando aqui... até pelo preconceito dos próprios obesos e de muitas outras pessoas que sabemos que existe. É comum ouvir dizer que obsidade está relacionada a relaxo, falta de cuidado com você e em partes eu até concordo... mas não é só isto que está em jogo... tem todo um histórico de vida da própria pessoa que deveria ser levado em conta também. Eu por exemplo nasci com 5kg, já nasci com um imc for babys fora do padrão. rsrsrs enfim, pelo acompanhamento que venho fazendo dos tópicos aqui ao longo deste tempo, vi que tem muita gente disposta a ajudar.
Quero poder compartilhar com vocês o meu dia e quero ouvir as críticas e só assim vou conseguir melhorar meu estado de uma forma geral... E acredito que as postagens vão me ajudar de uma forma geral a ver onde estou errando e onde posso investir mais pra chegar nos meus resultados.
Agora sim vamos ao que realmente importa...rsrsrs
SITUAÇÂO ATUAL
Peso: 170kg
Altura: 1,86m
IMC: 49,14
EXERCÍCIOS
- Estou fazendo caminhada de 1 hora, em uma velocidade não tão devagar;
- Pretendo retomar a academia nesta semana fazendo esteira em torno de 40 minutos... sendo 5 minutos de aquecimento na velocidade de 4 a 5, 3 minutos na velocidade 7 (trote), 8 minutos de descanso na velocidade 5 e alternando até encerrar o tempo. Depois disso um pouco de exercícios de braço, costas e perna pra dar um apoio. Na metade dos exercícios 5 minutos de bicicleta em velocidade alta e com carga alta pra dar uma acelerada.
ALIMENTAÇÃO (Cardápio da Nutricionista)
dietahipertrofia.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara, "IMC" não é algo que se deva acreditar, mas enfim. Sua dieta tá boa até. Não use coisas DIET, só se for LIGHT, no caso a DIET tem mais gordura, é feito pra diabéticos, não pra quem quer "emagrecer". Pra que tomar álcool 1x por semana? Se for pra beber, beba no máximo 1 vez por mês, a não ser que você se sinta dependente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Jorge, o primeiro passo (para algumas pessoas o mais dificil) vc ja deu.

Agora é só manter a dedicação, que colherá bons frutos no futuro.

Uma pergunta,

Se vc conseguisse perder um montante significante de peso, desistiria da cirurgia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, opinião minha, de quem tem conhecidos que operaram : Não opere.

Chance de ir pra depressão, compulsão por doces e alcoolismo é bem grande.

Acho que pra perda de peso o seu pós treino poderia ser com óleo de coco (MCT) + sua proteína.

Refrigerante não precisa ser tão restrito, desde que seja o LIGHT/Zero. Dá pra tomar todos os dias, mas não muito (tipo sei lá, 500ml por dia não vai te atrapalhar em nada)

Doces : no máximo 1x/semana.

Eu trocaria seu café da manhã por por exemplo um omelete de claras + um suco de frutas, ou uma fruta qualquer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou acompanahr aqui...........

sei mais ou menos q vc ta falando pois o q vc passou por ter sido obeso tbm mas meu caso era menos kg

apenas tome cuidado pq eu estou c 30 anos e ja fui e voltei 35 kg umas 3 vezes .. entao....me deixei levar muito por dieta e logo depois ficava em depressao e chtuava td......minha vida mudou ha uns 3 anos q foi qnd definitivamente me entreguei a uma dieta eterna,infelizmente foi isso q tive q fazer , hj tenho 1.85 e 100 kg c pouca gordura e sei q jamais poderei abandonar a academia......

ela tera q ser sua companheira eterna........

esqueça os outros....pense em vc.....tbm acho q cirurgia nao é a resposta mas enfim....

irei acompanhar aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tomo fazem 6 meses e ainda sinto vontade, mas já fiquei 6 meses sem tomar, então nem tomo mais... Mas se a vontade bater DAQUELE JEITO eu tomo sim, pq sei que não faz um mal tremendo. Só o normal que eu evito pelo ABSURDO de açúcar que tem, e já o açúcar nós sabemos o mal que faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Amigo,

Sou estudante de medicina e tenho em minha família 2 pessoas que fizeram a cirurgia e te digo, pense bem antes de realizar esse procedimento o qual não é isento de risco (de morte inclusive).

Na minha experiência familiar as 2 pessoas (irmão e cunhada) foram casos diferentes: meu irmão era obeso desde os 12 anos e já havia tentado todos os tipos de métodos possíveis para emagrecer (vigilantes do peso, dieta, treino, remédios, spa) porém sempre era vítima do efeito sanfona, segundo relato dele (já que é 10 anos mais velho que eu); já minha cunhada não era obesa (tinha um sobrepeso) e seduzida por uma proposta fácil de emagrecimento encontrou um médico (infelizmente um irresponsável, o médico de meu irmão não aceitou operar) que a disse que se ela engordasse 35kg ele a operaria. Os 2 voltaram a ganhar peso (meu irmão estabilizou numa obesidade grau I) e minha cunhada ficou mais gorda do que era antes da cirurgia.

Além desses relatos familiares tenho mais de 20 amigos e conhecidos que fizeram a cirurgia e te digo que mais de 80% voltou a engordar, nem todos até o ponto de origem mais ainda assim engordaram, e todos sofrem com os colaterais da cirurgia os quais provavelmente você deve conhecer.

Na minha experiência como estudante de medicina tenho visto por parte da maioria dos médicos com que convivo, já que não tenho experiência para falar, que não existem ainda estudos com follow up de longo prazo (15, 20 anos) de pós-cirurgia e portanto não sabemos como o corpo destes pacientes vai reagir a tamanha agressão, no caso a cirurgia de Fobbi-Capela (a mais usada atualmente) que restringe o estomago a 10% da sua capacidade e retira uma parte do seu intestino delgado (a parte desabsortiva da cirurgia), com o passar do tempo. Os médicos (exceto os cirurgiões que realizam o procedimento) são todos relutantes a essa avalanche de cirurgias que vem sendo realizadas atualmente. Óbvio que existem casos e casos, muitos pacientes tem co-morbidades que são mais letais que o risco/efeito da cirurgia e são casos a se ponderar a realização do procedimento.

Por fim, extremamente recomendo que você procure mais de um grupo cirúrgico diferente, no mínimo 2, antes de fazer a cirurgia. Aval de psicólogo e nutrólogo deve ser padrão no seu caso.


### Chá Verde ###
Vi que sua nutróloga recomendou "chá verde o dia todo. 8 xícaras / dia".
Chá Verde, ainda mais nessa quantidade, é relacionado com casos de Hepatite Fulminantes e Hepatite Fulminante é igual Transplante de Fígado (se não achar um doador você morre em poucos dias).
Existe muitos artigos, pesquisas e relatos de caso sobre Hepatite Fulminante x Chá Verde, portanto converse com sua nutróloga e procure tomar um substituto para tal. Se o objetivo for a Cafeína (que existe no chá) existem N substitutos.

Editado por lordjah
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado a todos que participaram até agora... Em menos de 20 respostas já me arrependi totalmente de não ter postado o meu relato antes... Cada resposta podem ter certeza que tirei um pouco de aprendizado até aqui e isto irá me ajudar muito. Será uma briga diária e árdua, mas quem disse que seria fácil não é mesmo?rs Engordei todos os kilos ao longo dos anos e não tenho pretensão de perder todos eles em um passe de mágica. Minha tragetória já demonstrou que é mito e passageiro perder muitos kilos rapidamente.
O que busco no momento é uma melhor qualidade de vida, pois apesar de bastante peso tenho uma mobilidade boa e uma boa resistência geral também para exercícios... só que é como disse antes, estou com 29 anos e alguns problemas já começaram a sugir como pressão alta, dores nas costas e na cintura... e tudo isto de 1 ano pra cá...
A partir de amanhã tentarei entrar todos os dias e relatar minhas dificuldades e meus acertos... acho que com isto conseguirei ajudar outras pessoas e ser ajudado também... Um grupo como este é fonte de muita informação.
Uma das dificuldades que tenho atualmente é em relação ao sono... sempre durmo após as 2h da manhã e acordo por volta de 8 horas da manhã... sei que dormir tão mal assim contribui para que eu aumente meu peso corporal... Alguém sabe de algo que possa me ajudar a dormir? Neste primeiro momento gostaria mais de informações a respeito de produtos naturais, tipos de exercícios específicos etc.
Trabalho sentado no computador o dia inteiro, a caminhada de 1 hora por dia em ritimo moderado é suficiente ou é bom incluir mais exercícios já logo de início?
Termogênicos acredito que não seja uma boa, pois pode complicar a questão da pressão alta. Estou certo ou procurando um médico ele consegue verificar isto em exames?
Agradeço o apoio de todos em geral... :oneeyed01:
Cara, "IMC" não é algo que se deva acreditar, mas enfim. Sua dieta tá boa até. Não use coisas DIET, só se for LIGHT, no caso a DIET tem mais gordura, é feito pra diabéticos, não pra quem quer "emagrecer". Pra que tomar álcool 1x por semana? Se for pra beber, beba no máximo 1 vez por mês, a não ser que você se sinta dependente.

Eu já ouvi também que esta questão do IMC que é muito relativo, pois pode ser um IMC igual ao meu só que com baixa gordura corporal e fazendo o calculo daria obesidade grau III também. Em relação a alimentação eu estou dando preferência aos alimentos integrais e light. Diet somente no caso de gelatinas quando não encontro na versão light. Bebidas alcoólicas não me fazem falta alguma e ainda me fazem mal quando consumo... então estou cortando totalmente da minha rotina e deixando de lado. Obrigado pelo apoio.

Parabens Jorge, o primeiro passo (para algumas pessoas o mais dificil) vc ja deu.

Agora é só manter a dedicação, que colherá bons frutos no futuro.

Uma pergunta,

Se vc conseguisse perder um montante significante de peso, desistiria da cirurgia?

Realmente é complicado você expor algo da sua vida que ficou por tanto tempo adormecido e "sem te incomodar" e mais difícil ainda você decidir fazer algo por você. Parece meio surreal e sem lógica, mas muitas vezes nos deixamos de lado, deixando a saúde em segundo plano... e acredito que foi isso que eu ESTAVA fazendo comigo.
Respondendo a sua pergunta se eu for conseguindo perder peso gradualmente, certamente a cirurgia não será mais uma alternativa, buscarei os próximos degraus da escada até atingir o meu objetivo. Nesse primeiro momento fui realista comigo e tracei como objetivo chegar a 140kg, se com o peso atual eu consigo realizar os exercícios, com 140 terei disposição pra muito mais. Obrigado pelo apoio.

Amigo, opinião minha, de quem tem conhecidos que operaram : Não opere.

Chance de ir pra depressão, compulsão por doces e alcoolismo é bem grande.

Acho que pra perda de peso o seu pós treino poderia ser com óleo de coco (MCT) + sua proteína.

Refrigerante não precisa ser tão restrito, desde que seja o LIGHT/Zero. Dá pra tomar todos os dias, mas não muito (tipo sei lá, 500ml por dia não vai te atrapalhar em nada)

Doces : no máximo 1x/semana.

Eu trocaria seu café da manhã por por exemplo um omelete de claras + um suco de frutas, ou uma fruta qualquer.

É justamente o que estou buscando, não necessitar do apoio de cirurgia e dar a volta por cima com muita motivação e força de vontade. Pelo que acompanho da cirurgia só o fator obesidade já é um sinal de que algo não está da forma correta seja no seu organismo ou na cabeça. E você tirando algo que lhe dá "prazer" momentaneo (comida) as chances de você partir pra outro tipo de vício é enorme ou até mesmo a depressão. O comer excessivo acredito ser um vício também que POSSO e VOU remodelar.
O óleo de coco ainda não tinha pensado nele e foi até bom você ter falado sobre... vou me informar melhor sobre os becefícios.
Refrigerante acaba nem sendo o meu maior pecado, pois gosto bastante de suco em todas as suas formas...rs Já doce eu tenho dificuldade enorme de fugir. A tática que estou fazendo é levar minha refeição pro escritório, assim fujo dos restaurantes que deixam no caixa doces e sobremesas...
Fazendo esta troca no café da manhã não corro o risco de chegar no almoço com muita fome e ir postergando e quando chegar a noite me perder e comer mais que o necessário?
Obrigado pelo apoio e dicas.
Vou acompanahr aqui...........

sei mais ou menos q vc ta falando pois o q vc passou por ter sido obeso tbm mas meu caso era menos kg

apenas tome cuidado pq eu estou c 30 anos e ja fui e voltei 35 kg umas 3 vezes .. entao....me deixei levar muito por dieta e logo depois ficava em depressao e chtuava td......minha vida mudou ha uns 3 anos q foi qnd definitivamente me entreguei a uma dieta eterna,infelizmente foi isso q tive q fazer , hj tenho 1.85 e 100 kg c pouca gordura e sei q jamais poderei abandonar a academia......

ela tera q ser sua companheira eterna........

esqueça os outros....pense em vc.....tbm acho q cirurgia nao é a resposta mas enfim....

irei acompanhar aqui

Não é tão fácil quanto parece, mas também não fico me lamentando muito não... Acredito que cheguei onde me permiti chegar e que chegou a hora de virar o jogo. Retomar o controle do meu corpo que até o momento estava com uma embarcação a deriva. Eu também já tive grandes idas e vindas de peso, mas sempre com pontos parecidos... Perder peso rápido demais com algo muito milagroso... portanto essa falha eu já sei que consigo evitar. Meu lema é não tão devagar, mas sempre...
Estou sim disposto a fazer mudanças pra vida, pois sei dos benefícios que isto me trará a longo prazo. Quero agora neste momento elmininar o máximo que eu puder pra já dar uma baixada na presão e ir incluindo mais exercícios e até mesmo uma corrida, quem sabe...rs Agora não arrisco tanto, pois devido ao peso posso detonar juntas e tal. To pensando em retomar a Ginástica Multifuncional que é mais voltada pro que preciso no momento.
Obrigado pelo apoio e dicas.

+1

Meu tio operou e, pqp, se tivesse perdido peso aos poucos, com dieta e treino, teria sido melhor.

É justamente esta qualidade que estou buscando, ir na raça... Obrigado pelo apoio.

Oi Amigo,

Sou estudante de medicina e tenho em minha família 2 pessoas que fizeram a cirurgia e te digo, pense bem antes de realizar esse procedimento o qual não é isento de risco (de morte inclusive).

Na minha experiência familiar as 2 pessoas (irmão e cunhada) foram casos diferentes: meu irmão era obeso desde os 12 anos e já havia tentado todos os tipos de métodos possíveis para emagrecer (vigilantes do peso, dieta, treino, remédios, spa) porém sempre era vítima do efeito sanfona, segundo relato dele (já que é 10 anos mais velho que eu); já minha cunhada não era obesa (tinha um sobrepeso) e seduzida por uma proposta fácil de emagrecimento encontrou um médico (infelizmente um irresponsável, o médico de meu irmão não aceitou operar) que a disse que se ela engordasse 35kg ele a operaria. Os 2 voltaram a ganhar peso (meu irmão estabilizou numa obesidade grau I) e minha cunhada ficou mais gorda do que era antes da cirurgia.

Além desses relatos familiares tenho mais de 20 amigos e conhecidos que fizeram a cirurgia e te digo que mais de 80% voltou a engordar, nem todos até o ponto de origem mais ainda assim engordaram, e todos sofrem com os colaterais da cirurgia os quais provavelmente você deve conhecer.

Na minha experiência como estudante de medicina tenho visto por parte da maioria dos médicos com que convivo, já que não tenho experiência para falar, que não existem ainda estudos com follow up de longo prazo (15, 20 anos) de pós-cirurgia e portanto não sabemos como o corpo destes pacientes vai reagir a tamanha agressão, no caso a cirurgia de Fobbi-Capela (a mais usada atualmente) que restringe o estomago a 10% da sua capacidade e retira uma parte do seu intestino delgado (a parte desabsortiva da cirurgia), com o passar do tempo. Os médicos (exceto os cirurgiões que realizam o procedimento) são todos relutantes a essa avalanche de cirurgias que vem sendo realizadas atualmente. Óbvio que existem casos e casos, muitos pacientes tem co-morbidades que são mais letais que o risco/efeito da cirurgia e são casos a se ponderar a realização do procedimento.

Por fim, extremamente recomendo que você procure mais de um grupo cirúrgico diferente, no mínimo 2, antes de fazer a cirurgia. Aval de psicólogo e nutrólogo deve ser padrão no seu caso.


### Chá Verde ###
Vi que sua nutróloga recomendou "chá verde o dia todo. 8 xícaras / dia".
Chá Verde, ainda mais nessa quantidade, é relacionado com casos de Hepatite Fulminantes e Hepatite Fulminante é igual Transplante de Fígado (se não achar um doador você morre em poucos dias).
Existe muitos artigos, pesquisas e relatos de caso sobre Hepatite Fulminante x Chá Verde, portanto converse com sua nutróloga e procure tomar um substituto para tal. Se o objetivo for a Cafeína (que existe no chá) existem N substitutos.

É muito bom ter a visão deste outro lado também. Converso com diversas pessoas que já fizeram e todas recomendam e dizem que fariam novamente se fosse necessário. Só que o que observei é que todas elas tem menos de 3 anos de operadas. O primeiro médico que fui Dr. Sizenando Ernesto que inclusive foi um dos médicos que deram início neste tipo de cirurgia por aqui foi muito realista e categórico ao dizer que só dava os parabéns pra quem fez a cirurgia após 5 anos de operado, pois por experiência uma grande parte dos pacientes voltavam a engordar após a cirurgia (ele já realizou mais de 4 mil cirurgias deste tipo)... E ele mesmo dizia que a operação havia sido realizada no estomago do paciente e não na cabeça e este era um dos maiores fatores... Daí que vem minha iniciativa aqui de com a ajuda de todos e a minha própria, mudar a minha cabeça e chegar no meu objetivo.
Eu não consigo me imaginar me submetendo a uma cirurgia desta de grande porte, correndo risco de vida e passado a fase inicial que precisa de muito controle da alimentação achar que está tudo certo e me perder novamente com a alimentação. Hoje eu tenho esse receio por que é como eu disse, eu estava solto... sem controle sobre meu próprio corpo e agora estou com todo gás pra retomar este controle.
Já participei de 2 grupos pré operatórios com 6 meses de duração onde recebi todo o acompanhamento de nutricionistas, psicologos e fisioterapeutas para a realização da cirurgia. E sabe o que mais me fez ficar alerta? Em um grupo com cerca de 70 pessoas na mesma espera todas elas falando com naturalidade sobre a realização da cirurgia e poder comer tudo que querem sem se preocupar... Algumas serem confrontadas com o fato de poderem virar alcoolatras e responderem que antes alcoolatra do que obeso. Pera lá, são 2 problemas de gravidade geral para a saúde. E com base nisto e imaginando o que possivelmente ocorrerá com essas pessoas com o passar do ano, aqui estou.
Tenho também um amigo que realizou a cirurgia pesando 180kg e agora após alguns anos engordou um pouco, não tanto quanto antes... mas está obeso.
Então diante de tudo isto estou evitando tomar uma decisão deste tipo sem antes saber que eu fiz algo de verdade por mim, pela minha saúde.
O chá verde como eu tenho insônia das fortes tomeir por cerca de 2 meses e parei. Estava me deixando com mais insônia ainda e aumentando a ansiedade. De qualquer forma vou conversar com ela sobre a motivação da escolha do chá ver que não me recordo agora, embora ela tenha explicado e volto a postar aqui.
Muito obrigado pelas dicas, exemplos e apoio.
De verdade galera, muito obrigado pelo tempo que disponibilizaram pra ler e responder ao tópico. Tenham certeza que vocês faram parte desta conquista junto comigo.
Abraços e até amanhã. :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...