Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Você Não Precisa Comer De 3 Em 3 Horas [Com Vídeo Explicativo]


Posts Recomendados

De fato você pode se alimentar de 3 em 3 horas e gozar dos resultados, porém o que é errado é dizer que quem não segue essa metodologia de dieta não terá resultado ou terá um resultado inferior. Isso não é verdade.

Alguns dizem que comer de 3 em 3 horas é o normal do ser humano, qualquer pessoa que tem um mínimo de raciocínio conclui que isso não tem sentido, afinal nos tempos das cavernas ninguém tinha um relógio e comida a disposição o dia inteiro. Comíamos quando conseguíamos. Esse esquema nutricional é cultural.

Também é comentado que comer nessa frequência ajuda a emagrecer ou a não acumular gordura por que o corpo está sempre recebendo comida e, portanto não vê motivos pra estocar, pois bem, pegue qualquer indivíduo sedentário, o mande comer 1000 kcal a cada 3 horas e me conte o resultado. O mais importante pra perder gordura é a proporção de macronutrientes e saldo calórico negativo diário e/ou semanal.

Pelo fluxo de aminoácidos no sangue pela alimentação mais frequente acredita-se que há um menor catabolismo proteico (perda de massa magra). Está correto, porém isso depende da refeição. Se eu fizer uma refeição com proteínas sólidas, alguma fonte de gordura e carboidrato de baixo índice glicêmico fibroso numa certa quantia, jamais em 3 horas estarei sem aminoácidos no sangue. Da mesma forma que se eu ingerir 10g de whey hidrolisado e 10g de dextrose, nunca que ficarei abastecido por 3 horas.

Seguindo essa linha de raciocínio também já eliminamos a chance de algum desmaio por hipoglicemia. E ainda mais, o corpo tem muitos mecanismos pra evitar isso mesmo na ausência de carboidratos ingeridos, hormônios como glucagon e GH não te deixarão ter uma hipoglicemia tão facilmente. A favor da disposição também temos a liberação de grelina durante a ausência de comida, hormônio que te deixa em estado de alerta.

Um único ponto que concordo com a alimentação mais frequente é para aqueles que têm problemas gastrointestinais, menos refeições por dia requer maior aporte de alimentos nas mesmas podendo causar desconfortos gástricos, porém, não necessariamente precisa ser exatamente de 180 em 180 minutos.

Um outro ponto discutível é que a alimentação mais frequente te deixa mais confortável pra controlar o apetite por conta da inibição da secreção da grelina, isso é verdade, afinal esse hormônio só é secretado quando estamos de estomago vazio e ele causa fome (e também te deixa em estado alerta). Porém o corpo tem mecanismos de adaptação e com tempo mesmo em períodos de jejum você deixa de sentir fome, o corpo é inteligente!

Para finalizarmos vou reforçar o começo: você pode comer de 3 em 3 horas, com certeza terá resultados, porém não é por que não se alimenta nessa frequência que não terá resultados. Se a dieta for bem planejada a frequência da alimentação é muito menos relevante do que os macronutrientes totais diários.

Artigo por LeandroTwin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Fala Leandro beleza, sou estudante de nutrição e discordo de um ponto que vc mencionou no video.

Sobre o glucagon, que você diz que caso caia sua glicemia durante o tempo que você ficar sem se alimentar que não tem problema, pois o glucagon vai liberar glicose no sangue, impedindo a hipoglicemia. Isso realmente vai acontecer, porém a fonte primária para o glucagon fornecer glicose pro corpo são as proteínas musculares, fazendo com que o corpo consuma massa magra para regular a glicemia sanguínea, resultando num catabolismo, que não é interessante para nós.

Mas como você falou e eu concordo, não quer dizer que vc comendo de 2 ou 3 vezes por dia por exemplo não tenha resultados, vai ter resultados porém eu acredito que seriam potencializados seguindo uma alimentação de 3 em 3 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...