Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento Correto !


Brenonf

Posts Recomendados

Publicidade

Bem, é muito controverso isso...

Se vc passar o joelho do limite dos pés, vc estará forçando bastante o seu tendão patelar em uma angulação negativa para a contração muscular, onde a eficiência mecânica da articulação ficará bem prejudicada para o retorno, para vc subir de volta à posição zero. Porém, o exercício de agachamento forçará absurdamente essa articulação de qualquer forma.

Se vc pegar uns vídeos de fisiculturismo, verá que os camaradas chegam a apoiar os calcanhares em um toco de madeirapara fazer agachamento total. A bunda dos caras quase encosta no chão. Levantadores olímpicos e basistas fazem o mesmo.

O lance é que os caras tomam umas "paradinhas" que aceleram a recuperação do organismo e são atletas. ganham para isso e talz. vc tem que avaliar o rissco x benefício dessa prática.

eu, particularmente, faço esses exercícios em pré-exaustão. Primeiro uma série na cadeira extensora. depois, vou direto para o agachamento na barra solta. só depois do agachamento que vem o período de descanso.

Em meus agachamentos, não passo o joelho da linha da ponta dos pés. melhor prevenir... quando eu for um vovô, acho que vou precisar bastante dos meus joelhos...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre procurei fazer os exercicios em maxima amplitude, o que me levou a duas lesoes no ombro esquerdo e uma no joelho direito(tudo recuperado:)), hoje em dia, pra não forçar o meu joelho eu não faço mais o agachamento full, desço apena até a minha coxa estar paralela ao chão.Mas qdo fazia o full eu colocava a madeirinha atras dos pes e descia tudinho, até travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se não passar da linha dos pés, não dá pra descer mais de 90 graus...

Claro que dá!

é só vc negociar melhor seu centro de gravidade.

se ficar difícil equilibrar, vc pode optar em apoiar a barra sobre os deltóides anteriores. Assim, vc consegue colocar a bunda mais para trás, pois tem peso equilibrando a porção anterior do corpo.

tem um macete para o joelho não passar da linha da ponta dos pés no agachamento. Faça os exercícios com os dedos dos pé levantados. Pode acreditar. tente aí em sua casa mesmo. sem peso algum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Concordo c/ quem disse q o ideal é não deixar os joelhos ultrapassarem a linha dos pés.

Eu faço o agachamento livre (full) sempre c/o exercício inicial com 20 kg e faço 12 rep. Depois vou aumentando os pesos até 34 kg e diminuo as repetições p/ 10. Faço 3 ou 4 séries, dependendo do dia.

Se quero dar ênfase nos quadríceps, coloco duas anilhas paralelas no chão e apoio o calcanhar nelas.

O principal é prestar atenção ao movimento, de forma pausada e equilibrando o peso. Se fizer correto, não sofrerá lesões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que dá!

é só vc negociar melhor seu centro de gravidade.

se ficar difícil equilibrar, vc pode optar em apoiar a barra sobre os deltóides anteriores. Assim, vc consegue colocar a bunda mais para trás, pois tem peso equilibrando a porção anterior do corpo.

tem um macete para o joelho não passar da linha da ponta dos pés no agachamento. Faça os exercícios com os dedos dos pé levantados. Pode acreditar. tente aí em sua casa mesmo. sem peso algum...

Não adiantou de muito não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...