Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento X Alongamento


jofaum

Posts Recomendados

Olá galera não sei se tem um tópico específico como esse, porém eu vou botar aqui porque achei legal e pode beneficiar várias pessoas. Afinal ... alongar? aquecer? Qual o momento mais ideal? Lembrando também que isso é um artigo de uso pessoal meu, cada um tem seus conceitos.

1) Quais os benefícios de cada.

Aquecimento:

- Diminui o risco de lesão

- Aumenta a taxa metabólica

- Aumenta o fluxo sanguíneo

- Aumenta a captação de O2

- Aumenta a resposta Neuromuscular

- Diminui a viscosidade muscular

Alongamento:

- Aumenta a remoção de lactato

- Aumenta a concentração de CPK (creatinafosfofrutoquinase)

- Aumenta a recuperação pós-exercício

- Diminui o tonus muscular (relaxamento)

taxa metabólica: A quantidade de energia que seu corpo precisa para funcionar em repouso.

viscosidade muscular: Diminuindo a viscosidade muscular, você acaba facilitando a contração dos músculos.

lactato: [link]http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_496.asp[/link]

CPK (creatinafosfofrutoquinase): Responsável pela síntese protéica, aumento de circulação sanguínea, efeito catalisador, consequentimente reduz o tempo das micro lesões.

tonus muscular: é a contração contínua, passiva e parcial dos músculos. (fonte wikipédia)

2) Dados importantes.

Cerca de 138 artigos sobre Alongamento e Aquecimento foram relatados pela ACSM (The American College of Sports Medicine), desses 138, 126 são a favor do Aquecimento no pré-exercício e Alongamento no pós-exercício.

Foram realizados estudos em atletas, no qual foi constatado que os atletas que realizaram alongamento antes do exercício sofreram decréscimo agudo do rendimento de força, diminuindo assim seu rendimento.

3) O que fazer então?

Faça o trabalho de aquecimento antes do seu treino (corra, ande, realize seus exercícios primeiro com cargas menores ou faça outros exercícios de adaptação no qual seu corpo aqueça) e após seu treino faça alongamentos ATIVOS ou DINÂMICOS.

E acima de tudo, ALONGAMENTO não é treinamento de FLEXIBILIDADE, você não deve sentir dor enquanto alonga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

2) Dados importantes.

Cerca de 138 artigos sobre Alongamento e Aquecimento foram relatados pela ACSM (The American College of Sports Medicine), desses 138, 126 são a favor do Aquecimento no pré-exercício e Alongamento no pós-exercício.

Foram realizados estudos em atletas, no qual foi constatado que os atletas que realizaram alongamento antes do exercício sofreram decréscimo agudo do rendimento de força, diminuindo assim seu rendimento.

Interessante mesmo...

depois de um bom tempo que fui entender essa diferença entre o aquecimento e alongamento e que é bom fazer o alongamento no pós treino. Eu acreditava que pós treino era ruim. Muita confusão.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...