Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[tópico Oficial] Entendendo As Mulheres.


Visitante Justfbe

Posts Recomendados

Visitante Justfbe

7452ea64a9.jpg

Bom, reuni alguns artigos, assim ajudando a entender um pouco melhor sobre a mulher na ativa.

justfbe

Mulheres e Músculos - Musculação Feminina e Vigorexia

O papel das mulheres na sociedade há bem pouco tempo era apenas de cuidar dos filhos, do lar, do marido e dele ficar eternamente dependente. A vida mudou tornando-as cada vez mais presente no mercado de trabalho até assumindo papéis antes considerados tipicamente masculinos. Com isso, ficaram mais atarefadas duplicando e até triplicando suas jornadas de trabalho porque a responsabilidade da organização e administração do lar continuou sendo delas. Apesar disso, boa parte não se descuidou da aparência, da estética e da saúde até porque, em muitas funções laborais essa questão é importante. Entretanto, no outro lado da moeda está o perigo do exagero, tanto da atividade física como da utilização dos recursos estéticos. Se por um lado no início do século XX incentivá-las a fazer exercício físico era uma tarefa muito difícil, hoje a preocupação dos profissionais de saúde é com os desvios narcisistas. Entre esses supostos desvios estão as mulheres fisiculturistas cujo desenvolvimento muscular acabam se parecendo muito com o dos homens.

O que faz uma mulher desenvolver tanto os músculos se o modelo feminino estético mais explorado na mídia ainda é o venusiano da mulher formosa, com músculos discretos, torneados, sem “pneuzinhos”, “cintura de pilão” e com aparência sempre jovem como as atrizes? Se for perguntado a essas mulheres dos corpos hipertrofiados das fisiculturistas, se elas se consideram femininas certamente a resposta e sim. Elas usam batom, modelitos, salto alto, mas, os gestos, o jeito de andar e falar no ambiente da “malhação” acaba, devido à rotina árdua de treinamento junto com os homens, muito se parecendo com eles e, até de certa forma com eles competindo em matéria de “pegar” mais pesado.

Elas têm algumas características comuns tais como:

1) Se recusam a fazer qualquer outra atividade complementar ou substituir quando estão lesionadas.

2) Priorizam a musculação sobre qualquer compromisso cotidiano.

3) Toleram e suportam mais as dores musculares e por isso mesmo treinam mesmo sem condições.

4) Quando por motivo de força maior são obrigadas a parar de “malhar”, mesmo por poucos dias, demonstram irritação, depressão, ansiedade e etc.

5) Experimentam um alívio imediato ao retornar à rotina de treinamento.

6) Apesar do problema, têm consciência de que são viciadas em exercício.

7) Querem “malhar” sempre pesado, muitas vezes não respeitando o repouso passivo ou ativo.

8) “Batem de frente” com familiares ou amigos não adeptos à musculação especialmente aqueles que costumam questionar ou acusá-las de “doidas” e que já estão parecidas com homem.

9) Fazem dietas para se manterem com percentual de gordura sempre muito baixo para que seus músculos se tornem bem visíveis.

10) Estão sempre achando parecidas com homens “as outras”.

Alguns especialistas já admitem essa conduta como doença com origem num Transtorno Obsessivo Compulsivo chamado de Vigorexia. Trata-se de um transtorno emocional ligado ao narcisismo exagerado cuja característica principal é nunca estarem satisfeitas com o seu corpo. A conseqüência mais grave é o uso freqüente de esteróide anabolizante para ficarem cada vez mais fortes.

Não resta dúvida que o treinamento de força para as mulheres traz muitos benefícios principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças tais como a osteoporose, diabetes, obesidade, hipertensão arterial, além da indiscutível melhora da auto-estima face à independência dos movimentos funcionais especialmente em idades mais avançadas. Um dos grandes problemas de quem tem a responsabilidade de prescrever e incentivar o treinamento de força para as mulheres é o mito calcado na imagem das fisiculturistas. A mulher comum, num primeiro momento se recusa a treinar mais pesado com medo de ficar igual a elas. É preciso lembrar que o desenvolvimento da força física está associado, ao hormônio masculino testosterona com características anabólicas e androgênicas. A mulher produz dez vezes menos testosterona que o homem. Logo, fica muito difícil aceitar, à luz da ciência, que toda aquela massa muscular possa ser desenvolvida sem o uso de drogas. Isso pode ser uma neurose que para Freud, resultaria de um conflito entre duas forças antagônicas, um desejo de prazer (pulsão) e o medo de punição (moral e social). Seria o excesso de músculos uma fuga? Uma necessidade freqüente de se impor pela aparente força? É só uma pergunta.

Fonte:http://www.copacabanarunners.net/mulheres-musculos.html

Musculação ajuda mulheres a emagrecer

emagrecer-regras-180208.jpg

As mulheres que tentam perder peso poderiam acrescentar alguns pesos para complementar o equipamento que já inclui um par de tênis, informou um novo estudo.

Segundo os pesquisadores, o treinamento de resistência queima calorias por, no mínimo, uma hora após o exercício. O trabalho aeróbico como a corrida queima mais calorias durante o exercício, mas estimula o metabolismo por menos de uma hora após o término da sessão.

“Para obter o benefício máximo, as mulheres devem combinar exercícios cardiovasculares e de resistência”, declarou Carol A. Binzen, especialista em fisiologia do exercício da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland).

O estudo incluiu 12 mulheres entre 24 e 34 anos que faziam musculação regularmente, mas “não eram super entusiastas da boa forma”, explicou Binzen. O trabalho foi publicado na edição de junho do Medicine & Science in Sports & Exercise.

“Os resultados do estudo sugerem que um período agudo de uma sessão típica de exercícios de resistência também facilita um pequeno aumento na queima de gordura em mulheres jovens com treinamento moderado”, concluiu a equipe.

Os pesquisadores acreditam que os efeitos poderiam ser maiores em mulheres que eram sedentárias e que começassem um treinamento de resistência, mas destacaram que todas deveriam consultar um médico antes de iniciar um programa de exercícios.

Além de estimular o metabolismo, o treinamento de resistência pode aumentar a densidade óssea e a massa muscular, protegendo contra a osteoporose, doença que provoca enfraquecimento

Uso de esteróides anabolicos por mulheres

8650e52f23.jpg

Muitas pessoas possuem fortes convicções contra o uso de esteróides por mulheres. O equívoco mais comum envolve a idéia de que eles transformarão a mulher em “um monte de músculo com uma vagina”. Apesar de que em alguns casos isso é verdade, o fato mais significante continua sendo que esteróides podem ser muito benéficos às mulheres.

Certamente, injetando testosterona em uma mulher, ela vai eventualmente manifestar características fortemente masculinas. De fato, provavelmente isso ocorrerá com a maioria dos esteróides. Alguns efeitos colaterais podem incluir o engrossamento da voz, desenvolvimento de pelos faciais e corporais e aumento clitoridiano. Alguns esportes, como o fisiculturismo feminino, encorajam suas participantes a desenvolver quantidades inaturais de músculo e, nesta busca pelo êxito, algumas mulheres fazem o sacrifício derradeiro em detrimento de sua própria feminilidade. Daí provavelmente nasce a maioria dos equívocos.

Também há o fator moral. É lícito lançar mão de substâncias “estrangeiras” para alcançar um corpo belo e magro? Acredito que seja. Afinal de contas, não são E/C/A(1), suplementos protéicos e afins, substâncias “estrangeiras”? Alguém poderia argumentar que a extensão dos danos causados pelos esteróides é muito maior. Isso é verdade se os esteróides forem usados incorretamente, mas se uma usuária feminina de esteróides é corretamente guiada, não há risco em absoluto. Há muitas outras coisas que me incomodam na reprovação da sociedade em relação ao uso feminino de esteróides. Muitos alegam que ter um bom corpo é um motivo extremamente superficial. Discordo categoricamente. Você preferiria que uma mulher continuasse a viver se sentindo mal e envergonhada em relação ao seu corpo? Possivelmente até ter de terminar com seu parceiro por não se julgar merecedora? Eu acho que não.

Explique-me por que é socialmente aceitável usar pílulas para controle de natalidade que, diga-se de passagem, são feitas de esteróides, para poder fazer sexo frívolo? Por que é aceitável a uma mulher que “se sente como um homem” seguir o procedimento para a mudança de sexo? Digo “procedimento” porque, ao contrário das mudanças do tipo “homem-mulher”, não há mutilação genital envolvida no processo. Quando uma mulher deseja mudar de sexo, simplesmente são prescritas a ela grandes quantidades de testosterona. Sim, você leu corretamente, testosterona, ou seja, esteróide. Então por que está correto usar esteróides para ter relações sexuais frívolas e possuir uma aparência mais masculina, enquanto é errado usá-los numa tentativa de perder peso e ser saudável? Nossa sociedade abunda em contradições. Algumas vezes me sinto enojado pela sua hipocrisia.

Estou aqui para prestar esclarecimentos sobre um assunto bastante impertinente: como usar esteróides corretamente. Estou aqui para ensinar como se usa esteróides sem perder qualquer feminilidade. Estou aqui também para dizer que, se usados corretamente, não vão lhe machucar. Se usados corretamente, não vão tornar sua aparência masculina. Se usados corretamente, não representam qualquer risco à saúde.

Primeiramente precisamos definir nossos objetivos. Se ele for ganhar o máximo de músculo possível, sem qualquer consideração quanto à preservação de suas qualidades femininas, faça-me um favor e vá se informar em outro lugar, pois este artigo não é para você. Mas se seu objetivo é perder gordura e talvez enrijecer seu corpo, continuando tão feminina quanto possível, por favor, continue a leitura.

Primariamente vou tratar do assunto da perda de gordura. Não há sentido em desenvolver seus músculos e possuir um corpo rijo se há uma camada de gordura escondendo-os. Logo, provavelmente será mais vantajoso perder a gordura antes de direcionarmo-nos ao ganho muscular.

São três as drogas mais utilizadas atualmente: T3 (hormônio tireóideo), Clenbuterol e DNP. Realmente sugiro evitar o uso de DNP. Não apenas porque é potencialmente letal, mas também pode danificar seus óvulos, destruindo suas possibilidades de gerar bebês normais. Devido aos perigos envolvidos no uso de DNP (que são maiores para mulheres), não vou tratar dele neste artigo.

A combinação T3 + Clenbuterol foi responsável pela mudança muitos corpos. T3 é comumente utilizado no campo médico para tratar indivíduos obesos. Wolman SI e cia fez um experimento com pacientes obesos, dando-lhes 20mcg de T3 três vezes ao dia. A pesquisa mostrou um significante aumento na perda de peso sem qualquer efeito colateral aparente.

T3 é altamente eficiente e, se usado corretamente, seguro. Entretanto, doses de 150mcg e acima aumentam significantemente a chance de fechamento (supressão permanente) da tireóide. Logo, recomendo que não se exceda 100mcg/dia e que apenas sejam feitos ciclos de, no máximo, duas semanas.

Clenbuterol é uma droga que se tornou popular recentemente, e isso se deve principalmente às suas propriedades anabólicas e redutoras de gordura subcutânea. Normalmente é prescrito como broncodilatador, mas não foi aprovado para uso neste país. Clenbuterol realmente potencializa a retenção de massa magra e retarda o ganho de gordura. É comercialmente encontrado na forma de comprimidos de 0.02mcg. Muitos atletas usam de 5 a 8 por dia. Mulheres costumam usar de 4 a 6. Assim como T3, Clenbuterol não deve ser usado por mais de 2 semanas e suas doses devem ser divididas durante o dia.

Usando T3 e Clenbuterol você verá sua gordura “derreter-se”, mas apenas se usar a dieta e rotina de exercícios corretas. Sugiro a Bodyopus(2) e um exercício aeróbico matinal.

O seu ciclo para perda de gordura deverá assemelhar-se a isto:

Dia 1: 2 comprimidos de Clenbuterol e 25mcg de T3

Dia 2: 3 comprimidos de Clenbuterol e 50mcg de T3

Dias 3 a 10: 4 comprimidos de Clenbuterol e 75mcg de T3

Dias 11 e 12: 3 comprimidos de Clenbuterol e 50mcg de T3

Dias 13 e 14: 2 comprimidos de Clenbuterol e 25mcg de T3

Dias 15 ao 28: Descanso

Chegando ao dia 28, pode-se começar novamente e repetir quantas vezes forem necessárias para alcançar seu objetivo. Lembrando sempre que você deve seguir uma boa dieta e fazer muito exercício aeróbico.

Perdida a gordura, será a hora de concentrar-se na musculatura. É neste momento em que os esteróides entram no jogo. Você precisará encontrar um que não possua efeitos virilizantes para que sua feminilidade se mantenha. A escolha da droga correta é parte essencial.

Todos sabemos que testosterona está completamente fora de questão. Em estudos com quatro cantoras que se submeteram a terapias hormonais, foi notada extrema virilização como conseqüência do uso de testosterona e/ou nandrolona. Decanoato de nandrolona (conhecida também como Deca) tem efeitos virilizantes elevadíssimos. Em experimentos conduzidos com mulheres, foram administrados 50mg de Deca a cada 3-4 semanas. Mesmo nessas doses inacreditavelmente baixas, 50% das pacientes perceberam sinais de virilização. Em 1980, a Heinonen and company fez uma experiência envolvendo 98 mulheres. Todas entre elas que receberam suplementação de decanoato de nandrolona sofreram os efeitos colaterais da virilização. Assim, recomendo fortemente que se evite tanto testosterona quanto Deca.

Então qual esteróide pode ser usado com segurança? Primobolan depot (enhanato de metenolona(3)) é conhecido como um esteróide extremamente seguro neste sentido. Num experimento com 43 mulheres, 200mg de Primobolan foram administrados semanalmente. Noutro, a quantidade de mulheres foi 66. Em ambos experimentos o esteróide foi bem tolerado. Mas de início recomendo que a doses não ultrapassem 100mg/semana.

Comece com 50mg por duas semanas. Se não houver virilização, sugiro o aumento da dose para 100mg por mais oito semanas. Depois reduza a dose novamente a 50mg por mais duas semanas para ajudar na conservação de seus ganhos. A maioria conseguirá obter cerca de 2,5-5kg de massa muscular durante esse ciclo. Aumento do desejo sexual e orgasmos mais rápidos são os efeitos colaterais mais comuns. Poucas desenvolvem acne e oleosidade cutânea durante o uso de Primobolan depot, mas, de qualquer forma, em caso positivo, técnicas para evitar o aumento da acne já foram discutidas em meu último artigo: O Guia Completo para Utilização de Testosterona.

Seu ciclo deverá ser algo parecido com isto:

Semanas 1 e 2: 50mg de Primobolan depot + 3-4 comprimidos de Clenbuterol/dia

Semanas 3 e 4: 100mg de Primobolan depot

Semanas 5 e 6: 100mg de Primobolan depot + 3-4 compr. de Clenbuterol/dia

Semanas 7 e 8: 100mg de Primobolan depot

Semanas 9 e 10: 100mg de Primobolan depot + 3-4 compr. de Clenbuterol/dia

Semanas 11 e 12: 50mg de Primobolan depot

Durante o ciclo a alimentação deve ser equivalente a 110% / 120% do normal. Recomenda-se um descanso de aproximadamente 6-8 semanas antes de recomeçar. Não há, entretanto, problema algum em intercalar ciclos de T3/Clenbuterol aos períodos de descanso dos de Primobolan. Subseqüentemente pode-se experimentar doses mais elevadas, mas mantendo-se sempre atenta a quaisquer sinais de virilização, que devem ser correspondidos com a imediata redução da dose.

Notas:

1 – Mistura termogênica de efedrina, cafeína e aspirina na proporção 1/10/15.

2 – Bodyopus é uma variante da dieta cetogênica.

3 – Primobolan depot e Primobolan acetato são suas drogas diferentes.

Alimentação Saudável para Mulheres

alimentacao.jpg

A busca pela qualidade de vida e a introdução de novos hábitos alimentares são fatos marcantes na sociedade contemporânea como um todo e, principalmente, entre as mulheres. Com toda a evolução do seu papel na sociedade, elas foram impulsionadas a mudar o estilo de vida e com isso comprometer o bem-estar, a alimentação saudável e a longevidade. Por isso, em função de doenças que afetam mais as mulheres, os cuidados com a saúde e a alimentação saudável devem seguir no caminho da prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, artrite, artrose, osteoporose, TPM, acne, além da atenção às dificuldades de cada fase da mulher, como por exemplo, as deficiências da menopausa e as necessidades da gravidez.

Segundo Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor - Hospital do Coração, para uma alimentação equilibrada e saudável, alguns fatores devem ser considerados na hora da elaboração do cardápio: peso, altura, idade, atividade física e intelectual, fator estresse, hábitos alimentares e riscos nutricionais. De acordo com a faixa etária mudam as necessidades de aumentar determinados nutrientes. As meninas no início do período menstrual possuem necessidades diferentes das mulheres executivas e muito diferentes daquelas de terceira idade. Na adolescência, por exemplo, quando 85% das jovens têm acne com situação acentuada no período menstrual, deve-se aumentar o consumo de frutas e vegetais ricos em vitamina A (mamão, cenoura, abóbora) e C (laranja, limão, acerola, abacaxi) bem como elevar o consumo de água e diminuir o consumo de gorduras e açúcares.

Há um número crescente de mulheres jovens que morrem vítimas de doenças cardiovasculares, sendo as principais causas o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. O AVC lidera as estatísticas de causa de morte em mulheres entre 15 e 49 anos e em seguida, está o infarto. "Entre as jornadas de trabalho e afazeres domésticos, é importante que as mulheres organizem-se para cuidarem de si. A maioria não costuma fazer exames preventivos de problemas cardiovasculares e não conseguem parar de fumar, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, controlar o colesterol entre outras atitudes importantes" afirma Daniel Magnoni. Além disso, o diabetes continua sendo um grande vilão para o coração feminino. A taxa de mortalidade de uma diabética que teve infarto é 20 vezes maior do que de uma mulher sem o problema.

Durante a fase adulta também é importante as mulheres cuidarem da saúde dos ossos, prevenindo a artrite, artrose e osteoporose. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas são atingidas pela artrite reumatóide - doença crônica que destrói as juntas do corpo -, podendo chegar até 5% em mulheres com mais de 55 anos. "A alimentação saudável e equilibrada é um dos fatores essenciais na prevenção desses tipos de doença. O azeite extra-virgem que contém antioxidantes, o leite e seus derivados, alimentos ricos em cálcio entre outros alimentos, além de caminhadas e controle do peso são algumas das tarefas necessárias para a prevenção", conclui Daniel Magnoni.

Fase da Mulher e Alimentação Saudável

Alimentação saudável na adolescência (Acne, inchaço, anemia, formação dos ossos etc.)

Consumo de vitamina A (mamão, cenoura, abóbora) e C (laranja, limão, acerola, abacaxi), carnes, feijão, lentilha, cereais enriquecidos com ferro e alimentos cítricos. Evitar o consumo excessivo de sal, shoyo, caldo de carne ou frango industrializado, além dos alimentos processados. Consumir cálcio na forma de leite e derivados, associado ao consumo de vitamina D (leite, ovos, margarina e banhos de sol)

Alimentação saudável para mulher adulta (obstipação, TPM, prevenção da saúde dos ossos etc.)

Diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, café, sal; consumir leite e seus derivados, praticar atividade física entre outros.

Alimentação saudável para mulher madura (menopausa, osteoporose, artrite, artrose, câncer etc)

Consumir alimentos enriquecidos com fibra, hortaliças, frutas e legumes, cálcio, praticar atividades físicas etc.

Alimentação saudável para a idosa

Consumir alimentos como vegetais verdes e amarelos (ricos em vitamina C que ajudam a reduzir os danos às células) e ervilha e feijão (ricos em zinco que melhora o funcionamento do sistema imunológico), evitar os alimentos ricos em gordura e açúcares.

Suplemento Nutricional Melhora a Função Sexual das Mulheres

yellow-pill.jpg

Um suplemento nutricional, contendo ginkgo, ginseng, damiana, L-arginina e 14 vitaminas e minerais parece melhorar significativamente o desejo sexual e satisfação sexual global das mulheres, de acordo com um recente estudo publicado no Journal Women´s Health and Gender-Based Medicine de autoria da Dra. Mary Lake Polan professora de obstetrícia e ginecologia em Stanford University of Medicine em Stanford, Califórnia. A L-arginina é um aminoácido essencial que trabalha para aumentar os níveis de óxido nítrico no corpo, o qual pode aumentar o fluxo sangüíneo e agir potencialmente como excitante. Ginkgo, ginseng e damiana são tradicionalmente utilizados para estimular o bem estar geral.

Este novo suplemento diferencia-se dos demais já estudados porque é o único testado e aprovado clinicamente em um estudo duplo-cego com 93 mulheres (idade entre 22-73 anos) com perda do desejo sexual. Destas, 46 receberam o suplemento nutricional e 47 receberam um placebo. Para avaliação dos resultados um questionário foi utilizado - Female Sexual Function Index - para avaliar o nível da função sexual antes e depois do tratamento. Após o término do estudo os resultados encontrados foram satisfatórios: 62% do grupo suplemento relatou grande satisfação com sua vida sexual global comparado com 38% do grupo placebo. Além disso, 64% das mulheres do grupo suplemento que relataram melhora da vida sexual global apresentaram também melhora no nível do desejo sexual comparado com 43% do grupo placebo. Das mulheres perto da menopausa que tomaram o suplemento, 91% relataram um aumento na freqüência de intercurso comparado com 20% no grupo placebo. As mulheres avaliadas também apresentaram melhora no grau da sensação clitoriana e redução de corrimento vaginal. Nenhum efeito colateral foi reportado. Por isso, o suplemento pode ser uma opção para algumas mulheres. No entanto a etiologia da disfunção sexual pode diversa e a consulta ao profissional capacitado não deve ser descartada. Outros suplementos têm sido utilizados, porém podem apresentar efeitos colaterais. A utilização de andrógeno pode causar crescimento excessivo de pêlos e a testosterona pode causar acne e crescimento de pêlos no rosto.

Título: Nutritional Supplement Reported to Improve Women's Sexual Function.

Fonte: Polan M.L.

Fonte: J Womens Health Gend Based Med 2001; 10(4): 389-409.

Mulheres têm mais dificuldade em perder peso

jeito.jpg.jpg

Imagine um casal, a moça e o rapaz com a mesma quantidade de quilos a perder. Se ambos forem orientados para iniciar uma dieta e uma atividade física, a verdade é que ele vai dispensar o excesso bem mais rápido do que ela.

E não é porque se dedique mais. A dificuldade do sexo feminino em emagrecer vem de razões fisiológicas e genéticas, que os especialistas Filippo Pedrinola, endocrinologista, da Clínica Filippo Pedrinola e Alessandra Rascovski, e Valéria Goulart, endocrinologista e nutróloga, ambos de São Paulo, explicam a seguir. "Durante os exercícios, a mulher gasta menos calorias do que o homem. Em uma hora de atividade aeróbica intensa, ela vai banir cerca de 600 calorias, enquanto que ele manda embora 800 (considerando mesma altura, peso e idade)", afirma a médica. Mas, infelizmente, as diferenças a favor deles não param por aí.

Segundo os médicos, ao contrário dos homens, elas têm mais gordura do que massa muscular. "Nelas, a gordura tende a se localizar mais nos quadris, culote e nádegas, conhecida como forma de pêra". Na ala masculina, fica retida na região abdominal, criando um corpo com formato de maçã", exemplifica. "O acúmulo nessa região está diretamente associado a doenças cardiovasculares, hipertensão, derrame, diabetes e infarto", explica Valéria Goulart. "No entanto, eles têm a seu favor a testosterona (hormônio sexual masculino) que aumenta a massa muscular e acelera o metabolismo. "Não podemos negar que há uma certa injustiça à fisiologia feminina porque, quanto maior é a quantidade de massa muscular, mais ágil é o processo metabólico. Por isso, os homens consomem mais energia do que as mulheres", declara Filippo Pedrinola.

E lá vem os hormônios

Ainda assim os especialistas acreditam que com determinação é possível reverter o problema. Só não pense que é tão fácil, pois há outros agravantes. Existe um hormônio cientificamente conhecido como leptina, que deveria ser benéfico para o emagrecimento, mas na maioria dos casos acaba atrapalhando. "Ele é produzido pelas células de gordura e age no sistema nervoso central (hipotálamo), tendo como função reduzir o apetite. Trocando em miúdos, é ele que sinaliza para o hipotálamo que é o momento de parar de comer. Ele avisa ao cérebro que controle a boca e aumente a velocidade, pois ali tem gordura excedente", explica Pedrinola. "Porém, depois de eliminá-la, os níveis de leptina caem e o centro do cérebro, responsável pela fome, diz: coma!", exemplifica Valéria. Mas não é tão simples assim, queimar e pronto. "Embora a leptina dê sinal de que é hora de aumentar a velocidade para jogar fora os excessos, existe uma força motora, chamada de UCP (proteína desaclopadora) que é mais lenta na mulher. E não dá conta de expulsar toda a gordura, que vai se juntando", garante Pedrinola.

Resistência à leptina

Valéria Goulart afirma que, quanto maior a quantidade de gordura no organismo, mais intenso é o nível de leptina circulante. "Esse achado leva a um paradoxo, já que o elevado grau dessa proteína deveria diminuir o apetite e aumentar a queima de gordura. O que possivelmente acontece é que as pessoas acima do peso apresentem resistência a esse hormônio", considera. Segundo a médica, uma pessoa que tem esse perfil precisaria de uma proporção maior de leptina para conter a fome. "Quando os níveis do hormônio diminuem, o cérebro reage economizando energia e sugerindo para comer, comer", assevera a especialista.

Acelera, metabolismo!

Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola, para acelerar o metabolismo, é necessário verificar antes se a termogênese (energia gasta durante e logo após a alimentação), forma pela qual o corpo transforma o excesso de calorias em calor (em vez de gordura), está funcionando normalmente.

"Ela é controlada pelo sistema nervoso simpático, em um processo fisiológico normal.

Ou seja, se esta tal de termogênese funciona bem, a pessoa pode comer o quanto quiser, que o corpo vai produzir calor suficiente para eliminar. Porém, quando a termogênese não é ativada, as calorias consumidas ficam armazenadas sob forma de gordura", afirma.

Para Pedrinola, a melhor maneira de gastar essa energia sob a forma de calor, é através da atividade física. "Mas não apenas o aeróbico, como caminhada, corrida e spinning. A musculação é uma grande aliada, pois o fato de aumentar a musculatura, também acelera o metabolismo (feminino e masculino), durante e, principalmente, após os exercícios", explica. "O mais indicado é fazer o anaeróbico (musculação) primeiro, seguido do aeróbico. É que o organismo utiliza a glicose e o glicogênio como combustível nos primeiros 30, 40 minutos da prática. A partir de então, passa a queimar o estoque de gordura".

Do Portal Itodas

Eles enchem sua pele de celulites

celulite.jpg

Elas aparecem sem dar nenhuma pista. Vão chegando de mansinho e, quando você repara, já tomaram conta das pernas, do bumbum e, algumas vezes, até da barriga. São as temidas celulites, carrascas cruéis que não poupam praticamente nenhuma mulher.

Sim, é verdade que elas podem surgir por vários motivos desde uma roupa apertada demais, que atrapalhe a circulação sangüínea, até a incontornável herança genética. Mas também é para lá de sabido que uma dieta desequilibrada pode contribuir até demais! para transformar aqueles mini-furinhos em big crateras.

A nutricionista da Unifesp, Cibele Crispim, explica que não existe um alimento que assina, sozinho, o atestado de culpa, como causador absoluto das celulites. Mas sabemos que, apesar dos mitos que a literatura científica não comprova, há algumas tentações que realmente colaboram para o aparecimento dos buraquinhos. (faça nossa avaliação de peso e fique longe das celulites e dos quilos a mais)

Por isso, a pedido do Minha Vida, Cibele listou as guloseimas que precisam ser monitoradas, caso você queira manter distância da aparência cheia de grumos. (Conte também com uma série completa de exercícios localizados para tonificar os músculos inferiores)

Legião açucarada

O delicioso grupo dos doces compõe o time dos alimentos que aumentam o acúmulo de gordura, origem do mal. Isso porque o açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e acaba sendo armazenado na forma de gordura uma reserva que, nas mulheres, tende a acontecer sob a pele. Seguindo as orientações da pirâmide alimentar (Entenda melhor os princípios da pirâmide), os doces devem corresponder diariamente a, no máximo, 220 kcal de um menu balanceado.

Aqui, o perigo escorre

As gorduras vêm em seguida no ranking das tentações que favorecem o surgimento das celulites. (Você sabe separar a gordura boa da ruim?). Muito calóricos, creme de leite, chantilly e frituras são poderosos no quesito esburacamento da pele.

Também de acordo com a pirâmide, o grupo alimentar formado pelas gorduras e pelos óleos devem somar até duas porções diárias, cada uma com 73 kcal.

Pressão explosiva

Coladinhos às gorduras, estão os alimentos que prejudicam a circulação sanguínea, como café, refrigerante e água com gás. De acordo com a nutricionista da Unifesp, eles favorecem o inchaço, fazendo com que a irrigação dos tecidos seja prejudicada .

Limite-se a duas xícaras de café por dia, por exemplo, para ficar com tudo em cima. Já as bebidasgaseificadas não devem ultrapassar os 200 ml.

Pitadinhas nada inofensivas

São eles: os alimentos ricos em sódio. Isso mesmo, sal de cozinha, caldos prontos, molho shoyo e leite também devem ser controlados no cardápio das mulheres que querem driblar as celulites. O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator predisponente para a celulite , alerta Cibele. O ideal é não consumir mais 1,5 grama de sódio por dia, o que equivale a 3,8 gramas de sal. (combater a flacidez com a ajuda da alimentação é uma delícia)

Por causa das celulites, você sente vergonha de fazer alguma coisa? O quê?

Chá branco ou chá verde para perder peso?

cha-verde3.jpg

Eles se destacam pelas muitas vantagens nutricionais que apresentam. Porém, o que ganhou a cena nos últimos tempos foram seus efeitos milagrosos no quesito emagrecimento. Mas será que as várias goladas amargas de chá verde, chá branco ou chá de alcachofra rendem os resultados que você espera? Contamos com a colaboração de uma equipe de especialistas em nutrição funcional para desvendar todos os mitos e verdades sobre as bebidas campeãs em ibope quando o assunto é facilitar a queda do ponteiro da balança. (Faça uma avaliação nutricional gratuita e veja como atingir sua meta de peso)

Chá verde

Ele reinava absoluto entre os outros tipos de chá, até ser colocado em xeque pelo chá branco, que disputa a soberania. A boa reputação não é para menos: seus efeitos antioxidantes vêm de uma substância chamada catequina que, além de controlar a ação dos radicais livres e diminuir os riscos de desenvolvimento das doenças cardiovasculares, ajuda a driblar o

envelhecimento precoce. Segundo a nutricionista funcional Daniela Jobst, o chá verde também é digestivo, já que ativa a produção de ácidos estomacais.

A prevenção ao câncer está entre as virtudes da bebida. Além da catequina, o chá é rico em bioflavonóides, as duas substâncias bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores , diz Camila Duran, nutricionista clínica funcional da Clínica Pedrinola & Rascovski. (Conte com os benefícios da soja sem nem perceber que está no cardápio )

Quanto às dúvidas sobre a mãozinha que o chá dá a quem está de dieta, a especialista Daniela Jobst esclarece que ele aumenta a temperatura corporal. Isso acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras. Porém, para ser eficaz, a quantidade mínima da bebida deve ser atingida. A recomendação diária varia entre cinco xícaras a um litro, sendo que o consumo deve ser de, no mínimo, três meses. A escolha da temperatura da bebida fica a seu critério.

Ainda de acordo com Daniela, por ser considerado um alimento com poderes antiinflamatórios, o chá verde equilibra o organismo e faz com que ele fique longe das inflamações, diminuindo a possibilidade do acúmulo de gorduras. (Passe longe dos alimentos que enchem sua pele de celulites)

Mas não adianta contar só com ele e esperar os quilinhos a mais desaparecerem. É importante também seguir uma dieta pobre em gorduras saturadas, com pouca participação de carboidratos de alto índice glicêmico e alimentos industrializados, e rica em alimentos integrais. Sem esquecer de fracionar as refeições em, pelo menos, cinco porções ao dia , recomenda Daniela.

Por conter cafeína, o consumo da bebida deve ser limitado ao período da tarde, a fim de evitar transtornos do sono. A nutricionista Camila Duran ressalta que pessoas sensíveis à cafeína podem sofrer com dores de cabeça, irritação e mau humor, caso exagerem nas doses de chá verde.

Nunca beba o chá após as refeições, pois a cafeína compete com outros nutrientes, como ferro e vitamina C, prejudicando a absorção pelo organismo , faz mais uma recomendação sobre a ingestão do chá verde, Daniela.

Chá branco

Este tipo de chá possui as mesmas características nutricionais do chá verde. Ele passou a perna em seu concorrente por ser feito com folhas mais jovens. Essa é a única diferença entre os dois. O chá branco é extraído da mesma erva que o chá verde e o chá preto, a Camellia Sinensis. Porém, o chá branco é colhido apenas uma vez ao ano e é composto por brotos e flores da planta, numa composição de mais nutrientes potencialmente ativos , esclarece a especialista em nutrição clínica funcional, Daniela Jobst.

A diferença na hora da colheita da erva muda o sabor do chá, que tem um gosto mais doce e suave. Os benefícios, no entanto, continuam como os do chá verde. Ele é capaz de retardar o processo de envelhecimento, abaixar os índices de colesterol ruim, acelerar o metabolismo e queimar gordura corporal , lembra Daniela. (Use o cardápio a favor da sua beleza)

Camila Duran conta que, para desfrutar de todas as vantagens da bebida, o consumo diário do chá branco deve ser de quatro xícaras. Por pelo menos três meses , reforça Daniela Jobst. As especialistas ressaltam que as recomendações sobre a cafeína presente em sua fórmula são as mesmas que as do chá verde.

0840df0898.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Moderador

Belo tópico. Dos mais interessantes e explicadinho que li nos últimos meses. Deu até vontade de tomar clenbuterol, para dar uma secada. Pelo visto não é tão nocivo como eu pensava, apesar de já ter ouvido muitos relatos de uso com sucesso. Na verdade, tenho é precoceito.

Mas, diga aí: Será que os homens realmente gostam de mulheres totalmente saradinha? Eu acho que não. Nem é tão bonito assim. Para mim, corpo de mulher tem de ser curvilíneo no lugar certo; durinho, mas não riscado, senão, acho que perde a feminilidade. Estou errada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, diga aí: Será que os homens realmente gostam de mulheres totalmente saradinha? Eu acho que não. Nem é tão bonito assim. Para mim, corpo de mulher tem de ser curvilíneo no lugar certo; durinho, mas não riscado, senão, acho que perde a feminilidade. Estou errada?

Gosto de mulher bem sarada mas FEMININA, nao parecendo um macho com tanto musculo, que na minha opinião, lembram muito travestis. Essa é a MINHA opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...