Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

A Influência Do Tabagismo Aos Praticantes De Exercícios Físicos

Posts Recomendados

Postado

Além dos problemas inerentes à todos os indivíduos fumantes, os danos do tabaco pesam muito negativamente sobre as pessoas praticantes de exercícios físicos. A Composição do Cigarro

Sabe-se que no cigarro existem mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre elas a nicotina que, por si só, é um veneno altamente perigoso. Assim sendo, vale a pena demonstrar como agem algumas dessas substâncias no organismo e de que maneira afetam diretamente a prática de exercícios físicos.

A primeira coisa a se ter em mente é que, ao mesmo tempo em que as toxinas do cigarro sobrecarregam o sistema circulatório, simultaneamente, diminuem a provisão de combustível (oxigênio) ao exercício. Essa alteração, sob efeito agudo, pode chegar até a diminuição de 15% do oxigênio que não será utilizado pelas vias metabólicas de geração de energia.

Dentre os principais efeitos agudos do ato de fumar que afetam consideravelmente a prática de exercícios, podemos citar os seguintes: aumento da freqüência cardíaca, exacerbação da asma, aumento do monóxido de carbono no plasma sanguíneo, e diminuição da capacidade respiratória.

No entanto, fixando-se ao mais importante, no que diz respeito à atividade física, analisemos os seguintes fatores: a começar pelo encurtamento (diminuição) da capacidade respiratória, esta é uma ação que torna a prática de exercícios mais dificultada. Tanto em exercícios de predominância aeróbia, como nos de predominância anaeróbia, a diminuição da capacidade respiratória altera consideravelmente os mecanismos para que as células musculares produzam energia. A disponibilidade de oxigênio é um componente chave no processo de treinamento e busca de resultados (performance). Assim que esta disponibilidade torna-se deficitária, o organismo passa a depender de processos de transformação de energia que não utilizem tanto oxigênio como, por exemplo, as vias anaeróbias. Este fato, contudo, passa a produzir metabólitos que acabam por extenuar o exercício muito antes do que o esperado. Este é um dos motivos pelo qual o cigarro diminui consideravelmente a resistência nos exercícios de endurance.

Esta é uma conseqüência comum à pessoa fumante que, devido a este vício, tem diminuição da performance em exercícios físicos, exatamente pelo tabaco aumentar consideravelmente a freqüência cardíaca e elevar os níveis de monóxido de carbono no plasma sanguíneo. Com maior concentração de CO no sangue o transporte de oxigênio pelas hemácias diminui, o que afeta drasticamente o potencial das células gerarem energia por vias aeróbias. Isto traz como conseqüência o maior acúmulo de lactato dentro do músculo, induzindo à diminuição da performance conseqüente da fadiga.

Sabe-se que, independentemente do tipo de exercício a ser realizado, a presença do oxigênio é sempre fundamental: nos exercícios de predominância aeróbia ele é o responsável pela geração (via combustão, “literalmente”) da maior parte da energia necessária à atividade. E, nos exercícios de predominância anaeróbia, ele é um dos principais responsáveis pela ressíntese de compostos energéticos, como a fósforo creatina, e algumas atividades vitais à célula. Na falta desse oxigênio, todo o sistema energético fica comprometido.

Os pulmões são diretamente afetados pelo cigarro, sendo um dos primeiros pontos de parada das toxinas contidas em sua fumaça. Ali, o monóxido de carbono (que possui afinidade superior ao oxigênio nas hemácias) é imediatamente transferido à corrente sanguínea. Ainda nos pulmões, algumas substâncias contidas na fumaça aderem às paredes dos alvéolos, potencializando o endurecimento da parede celular (enfisema) e prejudicando a oxigenação de todo o organismo.

Um dos venenos muito conhecidos presentes no cigarro é a nicotina. Ao ser consumida, a nicotina leva cerca de 8 segundos até chegar ao cérebro, levando cerca de 30 a 60 minutos até ser eliminada. No que diz respeito ao aumento da freqüência cardíaca, esta toxina é uma das responsáveis por essa alteração.

A nicotina, por exemplo, induz a glândula hipófise (no cérebro) a produzir doses adicionais dos hormônios adrenalina e nor-adrenalina por estímulo à glândula supra renal. Estas catecolaminas acabam por promover a contratilidade da musculatura lisa da camada média das artérias, aumentando a pressão arterial e causando taquicardia. Com esse aumento do ritmo cardíaco (taquicardia), o coração acaba sobrecarregando-se o que, definitivamente, não é satisfatório ao indivíduo que pratica exercícios máximos e submáximos.

Além disso, algumas pesquisas com seres humanos comprovaram que a nicotina possui influência sobre os recursos hídricos do corpo, causando efeito anti-diurético. Isso afeta consideravelmente os praticantes de exercícios que visam alcançar definição muscular e baixo acúmulo de água no corpo.

Concluindo

A longo prazo, o cigarro é responsável por ataques cardíacos e problemas vasculares cerebrais, câncer de pulmão (além de câncer de laringe, cavidade oral, esôfago e tantos outros), doenças pulmonares obstrutivas (bronquite crônica e enfisema pulmonar). Com toda certeza, ao praticante de exercícios físicos, independentemente da atividade praticada, não existe nenhum benefício advindo do fumo que melhore a desempenho. Isso fica muito claro quando analisamos os efeitos de algumas substâncias contidas no cigarro quando estão em contato direto com os tecidos corporais, o que comprova que o cigarro é um veneno, uma arma mortal ao organismo como um todo.

Referencial

- Uba Chupel, Matheus. Projeto “Pare, Pense, Escute: Drogas Não!”. Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Três Barras-SC, 2009;

- Tesouros da Juventude: Edição 11, pg 3437

por Matheus Uba Chupel

Postado

Que triste esse último parágrafo falando das doenças causadas, fico lendo e pensando na minha namorada que fuma :sad01_anim:

Postado

Pior é quem não fuma e convive com quem fuma e cheira essa fumaça desgracenta!!!

vdd, minha mãe fuma, e é inevitavel, respirar um poco que seja da fumaça =/

Postado

verdade ligabo,

pior ainda é quando voce anda na rua e ta TODO mundo do seu lado fumando, e vc tenta ir pra outro lugar mas tmb ta todo mundo fumando e vc nao consegue escapar disso ;@

vivemos num mundo de fumantes =P

Postado

narguile entra nessa classe?

acho que sim em mano, uma vez vi uma reportagem num jornal que cada tragada do narguile equivalia a 20 cigarros uma parada assim..

mas nao posso te dizer se isso é 100% certo, só to contando oque eu vi =s

Postado

acho que sim em mano, uma vez vi uma reportagem num jornal que cada tragada do narguile equivalia a 20 cigarros uma parada assim..

mas nao posso te dizer se isso é 100% certo, só to contando oque eu vi =s

Isso emquantidade de fumaça.

mas as essencias nao possuem as 4700 substancias q o cigarro tem

Postado

Um amigo meu fuma no pré e no pós, quando eu e mais alguém falamos qualquer coisa ele diz "meu amigo que é xxx <alguma profissão da saúde> falou que não tem problema"

Postado

Um amigo meu fuma no pré e no pós, quando eu e mais alguém falamos qualquer coisa ele diz "meu amigo que é xxx <alguma profissão da saúde> falou que não tem problema"

Dessa forma tá cada vez mais dificil achar um profissional de saúde que preste. Parece que essa nova geração de formandos é 1 em 1000 q tá prestando. Tá dando até medo.

Postado

Dessa forma tá cada vez mais dificil achar um profissional de saúde que preste. Parece que essa nova geração de formandos é 1 em 1000 q tá prestando. Tá dando até medo.

Quando eu virar um profissional, eu não vou sem assim.... sinistro mesmo, o nivel de vontade e inteligencia desses caras pra aprimorar o conhecimento.....

claro que faz mal

Postado

como os amigos disseram ai em cima :pior é quando tem um fumante em casa ...

e pior ainda e quando ele não tem consideração de fumar em outro lugar, acha que tem o direito de brigar pq a ksa é sua...

Postado

Fumo passivo mata 600 mil em um ano!!

pesquisadores da OMS atribuem 1% dos óbitos em todo mundo à fumaça " dos outros", doenças respiratorias, cardiacas, cancer de pulmão, causados pelo fumo passivo..

fonte folha press.

abs.

Postado

Fumo passivo mata 600 mil em um ano!!

pesquisadores da OMS atribuem 1% dos óbitos em todo mundo à fumaça " dos outros", doenças respiratorias, cardiacas, cancer de pulmão, causados pelo fumo passivo..

fonte folha press.

abs.

Pois é. Se juntar a isto o tanto q respiramos de outras "fumaças invisiveis indesejáveis" (poluição de siderurgicas/olarias/refino/transito/usinas, entre outros), então posso chutar por alto que mais da metade da causa de óbito no mundo é devido a poluição e de td q respiramos ao decorrer da vida. Já parou pra pensar qnt coisa nojenta respiramos dia após dia, semana após semana, ano após ano? Pois bem, junte-se a isso uma vida inteira, e então saberemos bem o pq de termos um cancer surgindo do nada em nosso corpo, alem de outras doenças. E ainda culpam anabolizantes como o mal do mundo...

Postado

É lamentavel admitir que eu fumo, estou na academia a 1 semana e quase morri.

Além das dores de iniciante, o cansaço provocado pela respiração deficiente quase me levam a desistir.

Mas vou para luta, a pratica de exercicios é um dos fatores motivacionais para parar de fumar, e como eu SEMPRE "ganho", não será por conta do tabagismo e suas consequencias que vou parar.

Logo, vou ter orgulho de postar que abandonei o vicio e que além da força de vontade, a pratica saudadel de "puxar usn ferros" ajudou.

Editado por Thonny

Postado

É lamentavel admitir que eu fumo, estou na academia a 1 semana e quase morri.

Além das dores de iniciante, o cansaço provocado pela respiração deficiente quase me levam a desistir.

Mas vou para luta, a pratica de exercicios é um dos fatores motivacionais para parar de fumar, e como eu SEMPRE "ganho", não será por conta do tabagismo e suas consequencias que vou parar.

Logo, vou ter orgulho de postar que abandonei o vicio e que além da força de vontade, a pratica saudadel de "puxar usn ferros" ajudou.

Boa sorte então fera! E vamo e vamo :medieval:

Postado

Faço 6anos que fumo mas compenso na academia!

Teoria da hipertrofia.....vc começa fumando um depois aumenta a quantidade de cigarros = seu pulmao cada vez ficando mais forte ahahahhaaa

Zuando.

Muito bom o texto, fumar é uma merd@, deveriamos conscientizar as pessoas de quantos males isso traz, narguile entre tbm, apesar que existe algumas essencias sem nicotina existem outras substancias que prejudicam a perfomance.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.