Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fase Excêntrica E Treinamento De Força


thithix

Posts Recomendados

FASE EXCÊNTRICA E TREINAMENTO DE FORÇA

Introdução

Existem muitos mitos sobre esse tema, como por exemplo, o de que a fase excêntrica realizada em baixas velocidades provoque maior hipertrofia muscular. A seguir iremos discorrer sobre esse tema tão importante para a musculação.

Revisão de Literatura

As Ações Excêntricas são responsáveis por um maior acometimento de dano muscular quando comparado com ações concêntricas, ou seja, a fase excêntrica ocasiona um maior desarranjo das fibras musculares, através da danificação da linha Z, sarcolema, túbulos transversos e miofibrilas. Esse fato se deve provavelmente pela diferença no padrão de recrutamento das unidades motoras. Na fase excêntrica, são recrutadas em média 1/3 menos unidades motoras (e consequentemente menos fibras musculares) do que na fase concêntrica (isso em uma mesma intensidade). Ou seja, para um mesmo esforço, a fase excêntrica utiliza menos fibras musculares do que a fase concêntrica.

O dano muscular é importante por vários aspectos. O dano muscular parece ter um papel importante na hipertrofia muscular, com a ativação das células satélites. Ele também é responsável pelo acometimento de Dor Muscular de Inicio Tardio (DMIT), diminuição da força e potência muscular, extravasamento de enzimas intracelulares, como a Cretina Quinase, além de modular a resposta inflamatória e o sistema imune. Ou seja, exercícios mal planejados, com uma intensidade supra-fiológica, podem ocasionar um quadro de inflamação crônica e até mesmo provocar processos indesejáveis, como o catabolismo muscular. Por isso a necessidade de se planificar muito bem a periodização.

Um mito sobre esse tema parece ser o de que a fase excêntrica provoque maior hipertrofia muscular. Vários estudos investigaram esse tema, sendo que a maioria encontrou hipertrofia quando a fase excêntrica foi realizada em alta velocidade, tendo alguns estudos não encontrados diferença entre as velocidades lentas e rápidas. Mas é importante salientar que NENHUM estudo científico encontrou um maior grau de hipertrofia ou dano muscular quando a fase excêntrica foi realizada em velocidades mais lentas.

Professor Mestrando Gustavo Barquilha

Membro do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte – Universidade Cruzeiro do Sul

Preparador Físico de Atletas de Alto Rendimento

REFERÊCIAS

BARQUILHA, Gustavo.; UCHIDA, Marco Carlos.; et al. Characterization of the effects of one maximal repetition test on muscle injury and inflammation markers. WebmedCentral PHYSIOLOGY, v. 2, p. 1-8, 2011.

BARQUILHA, Gustavo.; MOURA, Nivaldo Ribeiro.; et al. A single exercise session: muscle function and damage. International Journal of Sports Medicine, v. 32, in press, 2011.

Friden J, Lieber RL. Segmental muscle fiber lesions after repetitive eccentric contractions. Cell Tissue Res;293:165-171,1998.

ROSCHEL, Hamilton.; UGRINOWISTCH, Carlos.; et al. Effect of eccentric exercise velocity on akt/mtor/p70 signaling in human skeletal muscle. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 36, p. 283-290, 2011.

obs: tentei postar na área de treinamento, mas não permitiu criar o tópico, se for do entendimento de algum moderador, favor remover para àrea correta...obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pesquisei isso o fim de semana inteiro, e resolvi tirar na pratica. Eu treinava sempre em velocidade slow e ontem resolvi fazer rápido e o resultado foi que senti forçar mais meus músculos (talvez porque botei mais carga), me quebrou bem mais (Y) hehe e também eu inchei muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um mito sobre esse tema parece ser o de que a fase excêntrica provoque maior hipertrofia muscular. Vários estudos investigaram esse tema, sendo que a maioria encontrou hipertrofia quando a fase excêntrica foi realizada em alta velocidade, tendo alguns estudos não encontrados diferença entre as velocidades lentas e rápidas. Mas é importante salientar que NENHUM estudo científico encontrou um maior grau de hipertrofia ou dano muscular quando a fase excêntrica foi realizada em velocidades mais lentas.

será? [2]

vou discutir com o grupo de biomecânica na faculdade...

ótimo post!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, mais lenta excêntrica pode ser igual a nem sempre melhor, mas tem várias evidências que esta fase é benéfica, portanto falar isso

Um mito sobre esse tema parece ser o de que a fase excêntrica provoque maior hipertrofia muscular.

eu acho besteira

http://bjsm.bmj.com/content/43/8/556.short?rss=1

http://articles.muscletalk.co.uk/eccentricloading.aspx - algumas referências

http://www.hypertrophy-specific.com/hst_II.html - tem 17 referências

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante Éverton Udson

tudo q eu vi sendo pregado até hoje, é q excêntrica + lenta é a melhor opção, mas se agente for pensar.........eu pelo menos nunca experimentei excêntrica rápida....sei lá..............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...