Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Problema de Adesão ao treino e dieta - SAUDE MENTAL

Posts Recomendados

Postado

Alguém tem alguma dica, experiencia pessoal ou algo relacionado?

Estou a uns bons meses em cutting e minha mente simplesmente não aguenta mais passar pelo processo, ainda estou com BF bem longe da minha meta, não posso nem pensar em bulking agora... pensei de repente até em acelerar tudo, jogar um clem, entender que vou perder um pouco de massa (com sorte não), já uso 250mg de enantato, mas a questão é que NÃO TEM SIDO PROBLEMA DE RESPOSTA AO TREINO E DIETA, é simplesmente problema de adesão mental mesmo. Como se tornar uma pessoa mais forte mentalmente? o que vocês pensam sobre esse assunto?

Postado

Comece evitando redes sociais logo que acorda. Nosso cerebro esta em "alta performance" ao acordar e ficar recbendo estimulos não solicitados e variados acaba com sua dopamina e agilidade no poder de decisão. Deixa seu dia parcialmente programado na noite anterior, evitar ficar tomando decisão pra tudo ajuda a focar no q realmente é importante.. Ex: decidir se vai ou não pra academia, qual roupa vai vestir, o que vai comer.. mtas decisões pequenas cansam seu cerebro, tente ja deixar a maior parte pré-definida. As redes sociais são excelentes, mas o abuso no uso é prejudicial pro sua produtividade e sua mente.

Postado
Em 09/09/2026 em 10:57, LucasOilveira disse:

Estou a uns bons meses em cutting e minha mente simplesmente não aguenta mais passar pelo processo, ainda estou com BF bem longe da minha meta, não posso nem pensar em bulking agora... pensei de repente até em acelerar tudo, jogar um clem, entender que vou perder um pouco de massa (com sorte não), já uso 250mg de enantato, mas a questão é que NÃO TEM SIDO PROBLEMA DE RESPOSTA AO TREINO E DIETA, é simplesmente problema de adesão mental mesmo. Como se tornar uma pessoa mais forte mentalmente? o que vocês pensam sobre esse assunto?

Seu relato é um pocuo estranho. Você fala que não tem problema na resposta ao treino e dieta, portando presumo que está dando certo: perdendo gordura, ganhando massa no possível, mas melhorando o visual estético como um todo. E é isso que buscamos. Evoluir, principalmente de forma que fique visivel aos olhos.
Ao mesmo tempo, você relata que "a mente não aguenta mais passar pelo processo". Seria importante que você elaborasse isso. Não fica claro "onde não aguenta mais".
Nos diga, onde está o gargalo? É na obrigação de ir treinar todo dia? Ou na restrição de quantidade de comida? Ou ainda, na restrição de certos tipos de alimentos (doces, fast food)?
Ou você está abdicando de programas/eventos sociais para evitar de sair do plano?
Você tem feito refeeds periódicos? E refeições livres a cada X dias, tem feito?
Qual é o seu REAL percentual de adesão à dieta? 80, 90, 95, 98%?
Para te ajudar a elaborar uma saída para o problema que você acredita que está, precisa passar mais dados, mais informações. Preferencialmente, ser bem específico onde está o problema.
Se você está há muito tempo no processo e sente que precisa "descansar a mente", pode ser que seja de fato o momento de dar uma pausa na restrição, ficar umas 4 semanas em manutenção, relaxar um pouco, para voltar mais firme em seguida, vivendo um dia de cada vez, sem pensar no processo lá na frente.

Postado
  • Autor
Em 09/09/2026 em 11:15, MBD disse:

Seu relato é um pocuo estranho. Você fala que não tem problema na resposta ao treino e dieta, portando presumo que está dando certo: perdendo gordura, ganhando massa no possível, mas melhorando o visual estético como um todo. E é isso que buscamos. Evoluir, principalmente de forma que fique visivel aos olhos.
Ao mesmo tempo, você relata que "a mente não aguenta mais passar pelo processo". Seria importante que você elaborasse isso. Não fica claro "onde não aguenta mais".
Nos diga, onde está o gargalo? É na obrigação de ir treinar todo dia? Ou na restrição de quantidade de comida? Ou ainda, na restrição de certos tipos de alimentos (doces, fast food)?
Ou você está abdicando de programas/eventos sociais para evitar de sair do plano?
Você tem feito refeeds periódicos? E refeições livres a cada X dias, tem feito?
Qual é o seu REAL percentual de adesão à dieta? 80, 90, 95, 98%?
Para te ajudar a elaborar uma saída para o problema que você acredita que está, precisa passar mais dados, mais informações. Preferencialmente, ser bem específico onde está o problema.
Se você está há muito tempo no processo e sente que precisa "descansar a mente", pode ser que seja de fato o momento de dar uma pausa na restrição, ficar umas 4 semanas em manutenção, relaxar um pouco, para voltar mais firme em seguida, vivendo um dia de cada vez, sem pensar no processo lá na frente.

Certo, minha adesão a dieta é 100% e gosto muito de treinar... acredito que o problema é mais pautado na ansiedade de voltar a ter um shape que eu tive no passado, não necessariamente igual, mas pensando em voltar a 10% de bf, sendo que agora eu estou com 20%~ ... eu tenho uma visão de cutting um pouco distorcida, algo como "estou corrigindo um problema" e não "evoluindo o shape", minha mente acredita que o melhor periodo é sempre o bulking, comer, crescer, ver peso subir, ver medidas crescendo, musculos aparecendo.. e ficar muito tempo em cutting me desgasta ao ponto de pensar "poxa, estou tanto tempo comendo pouco só pra corrigir um problema que eu mesmo causei, poderia estar ganhando massa agora" ... ao tempo que eu sei que não tem como fugir do cutting enquanto não finalizar, por isso que vem as ideias de acelerar com estimulante, estou a 5 meses em cutting, sai de 30% de bf para 20%, mas justo agora ta dificil seguir firme, a vontade que me dá é escapar da dieta pra descontar a frustração, tensão e ansiedade em algo prazeroso, não necessariamente por falta de adesão a dieta, mas pela sensação de recompensa (dopamina)

Postado
Em 09/09/2026 em 11:30, LucasOilveira disse:

mas justo agora ta dificil seguir firme, a vontade que me dá é escapar da dieta pra descontar a frustração, tensão e ansiedade em algo prazeroso, não necessariamente por falta de adesão a dieta, mas pela sensação de recompensa (dopamina)

Bom, ao que parece você já teve um bom resultado. Você fala em voltar a 10%. Com certeza você não foi de 10% para 30% em 1 mês, então é bem óbvio que também não será em 1 mês que retornará para os 10%. A diferença é que para ir de 10 a 30%, você não precisa fazer esforço algum. Basta sentar a bunda no sofá e comer lixo todo dia. Agora de 30 para 10%, exige esforço (treino, cardio), e comer menos do que o corpo pede, portanto além de físico, mental. É claro que o esforço de perder é maior do que ganhar, até porque estudos novos indicam que para perder 1kg de gordura são ~7.500 kcals enquanto pra ganhar 1 de massa magra, são ~5.500.
Acredito que você precisa aprender a ver as coisas por outro lado. Seu único prazer e fonte de dopamina não podem ser a comida. Acredito ser pouquíssimo provável que esse seja teu único prazer. Pelo que você fala porém, parece ser o único prazer que você quer ter agora. E você pode e deve tê-lo, desde que de forma adequada. Uma refeição livre a cada 7 ou 10 dias, se bem feita, calculada, não irão te prejudicar no processo - pelo contrário, podem e provavelmente irão ajudar. Desde que feitas da forma correta, sem exageros e descontroles.

E sim, sua visão do cutting está correta, você está de fato corrigindo um problema. Todavia, é preciso ter claro que esse problema foi você mesmo que gerou, e está tudo bem. Não adianta ficar se martirizando pelos erros do passado, isso não vai te levar a lugar nenhum. O que precisa é fazer as pazes com as escolhas do passado, e seguir fazendo as escolhas corretas no presente pra ser quem tu queres ser no futuro.

O tempo passa, e passa rápido. Logo menos verá que vai estar com 15%. E de 15% pra 10, é um pulo rápido. O importante nisso tudo não é focar no regresso do passado (de 10 pra 30), e sim no progresso atual, na evolução que tem tido, e se apegar à isso, pois é isso que te fará continuar: a certeza de que estas fazendo a escolha correta e estás melhor a cada dia.

Editado por MBD

Postado

Eu sei bem como é essa ansiedade de se comparar com o que vc ja foi, a frustração de saber que vc pode ser melhor.

Pra mim o que funcionou foi não tentar pensar tanto nisso, fazer a mesma coisa todo santo dia até começar a ver alguma diferença. Outra coisa que me ajudou foi tirar fotos a cada duas semanas e ver evoluções, mesmo que pequenas... Dá um ânimo a mais.

Mas não desiste viu

Postado

Faz uma REF livre, tem que ter uma alegria na vida, depois do terceiro mês sem nada tive que colocar uns dias livres se não ficaria insalubre.

Editado por Fracassado
Retificação.

Postado
Em 10/09/2026 em 12:54, Fracassado disse:

Faz um dia livre

Pra quem quer resultado e é sério não existe essa de dia livre no máximo uma ref livre.

O bom é entender oq tá te pegando a fome ou a vontade de comer algo em especifico?

Postado
Em 10/09/2026 em 14:07, Doctor Manhattan disse:

Pra quem quer resultado e é sério não existe essa de dia livre no máximo uma ref livre.

O bom é entender oq tá te pegando a fome ou a vontade de comer algo em especifico?

Isso, falei errado, rs, ref livre.

Postado
Em 09/09/2026 em 10:57, LucasOilveira disse:

Se o processo tá uma tortura erro provavelmente tá no processo

Não gosta de caminhar vai jogar futebol, vai numa academia de luta

Não gosta da dieta troca mantendo as mesmas calorias

Se tu não tomar gosto na rotina corre risco de vc mandar tudo pra casa do baralho lá na frente

Postado
  • Autor

Andei lendo as respostas de vocês e refletindo, e percebi que não é sobre fome nem desgosto pela rotina, pelo contrario, gosto da rotina e sentir fome me faz entender que to no processo.... a questão é ansiedade por resultado, a ansiedade as vezes me põe ideias de pisar no acelerador, mas o racional me coloca de volta no lugar, e esse atrito entre "racional e loucura" me gera um desgaste... to sempre visualizando meus objetivos e brigando com a minha mente pra ter paciencia e ir devagar, mas o demonio fica me dizendo "uma trenzinha 50mg dsnd nesse cutting dava bom em rapaz, joga mais 25mcg de clem tsd por 4sem junto e fica filé, capaz de encerrar por ai mesmo, ai vem a alegria de virar a chave pro bulking" 😅 é uma luta manter o lado racional... e a ansiedade por resultado bate forte, ultimamente é dificil dormir... eu juro por Deus que essa noite eu acordei umas 4x pensando no clembuterol da landerlan

• 2 semanas depois...
Postado
Em 09/09/2026 em 10:57, Lucas19nor disse:

Mano, dá pra ver pelo teu post que o problema não é falta de força mental. Tu tá há meses num déficit calórico, e isso cansa qualquer um. A fome, o cansaço e a irritação vêm do corpo, não de fraqueza de caráter. Tentar resolver isso com "mais disciplina" costuma terminar em compulsão.

Algumas coisas que funcionam bem melhor:

Diet break. Sobe pra manutenção por 1 a 2 semanas, com calorias de manutenção de verdade, não um déficit menor. Tu não vai perder o progresso e volta com a cabeça e o treino renovados. Tem estudo mostrando que fazer pausas na dieta dá resultado igual ou melhor que o déficit contínuo, justamente por causa da adesão.

Revê o tamanho do déficit. Se tá agressivo há meses, talvez seja hora de reduzir. Um déficit que tu consegue manter por mais tempo rende mais do que um déficit perfeito que tu abandona.

Diminui as decisões do dia. Deixa as refeições mais repetidas, prepara a comida com antecedência e tira da tua frente o que te tenta. Quanto menos tu depender de força de vontade no dia a dia, melhor.

Deixa espaço pra comida que tu gosta. Uma refeição livre planejada, ou uns 10 a 20% das calorias pra comida "prazerosa", ajuda muito a manter a dieta por meses.

Divide a meta. Olhar pro BF final quando ainda falta muito desanima. Fecha um bloco de 8 a 12 semanas, faz uma pausa, avalia e decide o próximo passo. Não precisa chegar lá num cutting só.

Sobre o clem, eu não iria por esse caminho. Ele não resolve adesão, porque a fome e o cansaço mental continuam iguais. E ainda soma estresse cardiovascular a um ciclo que tu já tá rodando. É muito risco pra pouco ganho, principalmente porque tu mesmo disse que o problema não é resposta.

Se quiser, me conta tua dieta atual, há quanto tempo tá em déficit e o teu peso e BF de partida. Aí consigo te dar um direcionamento mais específico. Pode chamar no privado também.

Postado
  • Autor
Em 24/09/2026 em 14:40, gazconsultoria disse:

Mano, dá pra ver pelo teu post que o problema não é falta de força mental. Tu tá há meses num déficit calórico, e isso cansa qualquer um. A fome, o cansaço e a irritação vêm do corpo, não de fraqueza de caráter. Tentar resolver isso com "mais disciplina" costuma terminar em compulsão.

Algumas coisas que funcionam bem melhor:

Diet break. Sobe pra manutenção por 1 a 2 semanas, com calorias de manutenção de verdade, não um déficit menor. Tu não vai perder o progresso e volta com a cabeça e o treino renovados. Tem estudo mostrando que fazer pausas na dieta dá resultado igual ou melhor que o déficit contínuo, justamente por causa da adesão.

Revê o tamanho do déficit. Se tá agressivo há meses, talvez seja hora de reduzir. Um déficit que tu consegue manter por mais tempo rende mais do que um déficit perfeito que tu abandona.

Diminui as decisões do dia. Deixa as refeições mais repetidas, prepara a comida com antecedência e tira da tua frente o que te tenta. Quanto menos tu depender de força de vontade no dia a dia, melhor.

Deixa espaço pra comida que tu gosta. Uma refeição livre planejada, ou uns 10 a 20% das calorias pra comida "prazerosa", ajuda muito a manter a dieta por meses.

Divide a meta. Olhar pro BF final quando ainda falta muito desanima. Fecha um bloco de 8 a 12 semanas, faz uma pausa, avalia e decide o próximo passo. Não precisa chegar lá num cutting só.

Sobre o clem, eu não iria por esse caminho. Ele não resolve adesão, porque a fome e o cansaço mental continuam iguais. E ainda soma estresse cardiovascular a um ciclo que tu já tá rodando. É muito risco pra pouco ganho, principalmente porque tu mesmo disse que o problema não é resposta.

Se quiser, me conta tua dieta atual, há quanto tempo tá em déficit e o teu peso e BF de partida. Aí consigo te dar um direcionamento mais específico. Pode chamar no privado também.

To comendo 400g de filé de frango, 200g de arroz, 200g de feijão, 2 pães frances, 300ml de leite, café levemente adoçado e 5 ovos por dia, no pré treino 2 bananas ou duas maçãs, to nessa dieta tem 4 meses, com 1 refeição livre na semana, sai de 93kg para 88.3kg nesses 4 meses, a bioimpedancia registrou uma média de recomposição corporal de aproximadamente 4kg de massa magra, bf inicial de 29,9% agora na média de 23%, treino 5x na semana, cardio de 30m pós treino + NEAT relevante, acabei fazendo loucura e entrei com clembuterol, 20mcg nos primeiros 4 dias, e to no terceiro dia com 40mcg sem pretensão de aumentar em 15d on/off. Tbm tenho um diário de treino aqui onde posto as loucuras, doses, relatos, dieta e treino, se cham diário do clt + paradinhas recreativas se quiser dar uma espiada e deixar sua opinião.

Por enquanto, eu li todo seu post e acho que de repente uma pausa na dieta e recalcular os próximos passos, estou analisando tudo que posso fazer...

Sobre adesão na dieta, parece que voltei a ter paladar depois que mudei o modo de preparo do frango (de airfryer para frigideira só com um fio de óleo pra não grudar), não sinto fome durante o dia, (Nem colaterais do clem, inclusive, PA e FC dentro da normalidade).

Os treinos? já chego na academia depletado, perdi força em alguns exercicios e a motivação no final do dia vai pro ralo, eu só to conseguindo manter tudo isso porque acredito muito na disciplina mesmo sem vontade, mas disposição é outra história

Postado
Em 24/09/2026 em 15:00, Lucas19nor disse:

To comendo 400g de filé de frango, 200g de arroz, 200g de feijão, 2 pães frances, 300ml de leite, café levemente adoçado e 5 ovos por dia, no pré treino 2 bananas ou duas maçãs, to nessa dieta tem 4 meses, com 1 refeição livre na semana, sai de 93kg para 88.3kg nesses 4 meses, a bioimpedancia registrou uma média de recomposição corporal de aproximadamente 4kg de massa magra, bf inicial de 29,9% agora na média de 23%, treino 5x na semana, cardio de 30m pós treino + NEAT relevante, acabei fazendo loucura e entrei com clembuterol, 20mcg nos primeiros 4 dias, e to no terceiro dia com 40mcg sem pretensão de aumentar em 15d on/off. Tbm tenho um diário de treino aqui onde posto as loucuras, doses, relatos, dieta e treino, se cham diário do clt + paradinhas recreativas se quiser dar uma espiada e deixar sua opinião.

Por enquanto, eu li todo seu post e acho que de repente uma pausa na dieta e recalcular os próximos passos, estou analisando tudo que posso fazer...

Sobre adesão na dieta, parece que voltei a ter paladar depois que mudei o modo de preparo do frango (de airfryer para frigideira só com um fio de óleo pra não grudar), não sinto fome durante o dia, (Nem colaterais do clem, inclusive, PA e FC dentro da normalidade).

Os treinos? já chego na academia depletado, perdi força em alguns exercicios e a motivação no final do dia vai pro ralo, eu só to conseguindo manter tudo isso porque acredito muito na disciplina mesmo sem vontade, mas disposição é outra história

Valeu pelos detalhes, agora dá pra ver melhor o que tá acontecendo.

Somando tua dieta por cima, dá algo em torno de 2000 a 2100 kcal, com proteína alta (uns 160 a 180g) e carbo na faixa de 200g. Pra alguém de 88kg que treina 5x na semana, faz 30min de cardio depois de todo treino e ainda tem NEAT alto, isso é um déficit bem considerável, e tu tá nele há 4 meses. Chegar na academia depletado e perdendo força é exatamente o que se espera nesse cenário. Não é falta de disciplina, é falta de combustível acumulada. Tu mesmo disse que não sente fome, então a adesão à dieta tá ok. O que tá pegando é a recuperação.

Teu resultado foi bom. Saindo de 29,9% pra 23% com 4,7kg a menos, só pela conta tu perdeu uns 7kg de gordura. Só não confiaria muito no número exato de massa magra da bioimpedância, porque ela varia muito com hidratação e glicogênio. Mas a direção tá certa, e o enantato ajuda a segurar massa magra.

No teu lugar, eu faria o diet break de 10 a 14 dias subindo principalmente o carbo, algo como +500 a 700 kcal vindo de arroz, pão, fruta, e concentraria boa parte disso nas refeições antes e depois do treino. Hoje teu pré-treino é só duas frutas, e se o treino é no fim do dia depois de trabalhar, é pouco. Nesse período eu também cortaria ou reduziria bastante o cardio pós-treino, porque é aí que tá boa parte do teu cansaço. Vale olhar o sono também: quantas horas tu dorme de verdade? Com déficit longo, treino pesado e estimulante, o sono costuma ser o primeiro a cair e ninguém percebe.

Sobre o clem, ele não resolve o que tu descreveu. Teu problema é energia pra treinar e disposição, e o clem é um estimulante que pode atrapalhar o sono, dar cãibra e aumentar essa sensação de estar esgotado. É bom que PA e FC estão normais, mas eu não trataria isso como garantia, principalmente somado ao ciclo. Fica de olho em palpitação e no sono, e se puder, faz um eletro. Minha sugestão sincera é que tu tire mais proveito da pausa na dieta do que do clem.

Depois do break, com a cabeça e a força de volta, dá pra recalcular o próximo bloco com um déficit mais inteligente. Vou dar uma olhada no teu diário depois. Se quiser que eu monte essa transição contigo, pode chamar no privado.

Postado
  • Autor
Em 24/09/2026 em 15:26, gazconsultoria disse:

Valeu pelos detalhes, agora dá pra ver melhor o que tá acontecendo.

Somando tua dieta por cima, dá algo em torno de 2000 a 2100 kcal, com proteína alta (uns 160 a 180g) e carbo na faixa de 200g. Pra alguém de 88kg que treina 5x na semana, faz 30min de cardio depois de todo treino e ainda tem NEAT alto, isso é um déficit bem considerável, e tu tá nele há 4 meses. Chegar na academia depletado e perdendo força é exatamente o que se espera nesse cenário. Não é falta de disciplina, é falta de combustível acumulada. Tu mesmo disse que não sente fome, então a adesão à dieta tá ok. O que tá pegando é a recuperação.

Teu resultado foi bom. Saindo de 29,9% pra 23% com 4,7kg a menos, só pela conta tu perdeu uns 7kg de gordura. Só não confiaria muito no número exato de massa magra da bioimpedância, porque ela varia muito com hidratação e glicogênio. Mas a direção tá certa, e o enantato ajuda a segurar massa magra.

No teu lugar, eu faria o diet break de 10 a 14 dias subindo principalmente o carbo, algo como +500 a 700 kcal vindo de arroz, pão, fruta, e concentraria boa parte disso nas refeições antes e depois do treino. Hoje teu pré-treino é só duas frutas, e se o treino é no fim do dia depois de trabalhar, é pouco. Nesse período eu também cortaria ou reduziria bastante o cardio pós-treino, porque é aí que tá boa parte do teu cansaço. Vale olhar o sono também: quantas horas tu dorme de verdade? Com déficit longo, treino pesado e estimulante, o sono costuma ser o primeiro a cair e ninguém percebe.

Sobre o clem, ele não resolve o que tu descreveu. Teu problema é energia pra treinar e disposição, e o clem é um estimulante que pode atrapalhar o sono, dar cãibra e aumentar essa sensação de estar esgotado. É bom que PA e FC estão normais, mas eu não trataria isso como garantia, principalmente somado ao ciclo. Fica de olho em palpitação e no sono, e se puder, faz um eletro. Minha sugestão sincera é que tu tire mais proveito da pausa na dieta do que do clem.

Depois do break, com a cabeça e a força de volta, dá pra recalcular o próximo bloco com um déficit mais inteligente. Vou dar uma olhada no teu diário depois. Se quiser que eu monte essa transição contigo, pode chamar no privado.

Muito obrigado pelo seu feedback! muito provável que eu vá por este caminho mesmo, o sono segue bem, o clem não ta atrapalhando em nada, durmo profundo de 6h a 7h por noite, mas notei uma coisa interessante, depois que comecei a usar clembuterol comecei a ter bastante pesadelo, coisa que praticamente nem tinha, deve ser algo relacionado ao mecanismo de alerta... vou te chamar pv

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.