Postado 27/08/2026 às 17:13 08/27, 2026 Fala, pessoal. Queria uma opinião de vocês sobre minha evolução e umas dicas. Coloquei as fotos de antes e depois junto para facilitar a comparação.Comecei com 84,6 kg e 22,6% de gordura e, na última avaliação, estava com 81,7 kg e 19,2% em 2 meses , tenho 1,67 de altura.Dados da avaliação:Peso: 84,6 → 81,7 kg (-2,9 kg)Gordura corporal: 22,6% → 19,2% (-3,4 p.p.)Massa de gordura: 19,2 → 15,7 kg (-3,5 kg)Massa livre de gordura: 65,4 → 66,0 kg (+0,6 kg)Somatório das dobras: 176 → 144 mm (-32 mm)Cintura: 85 → 80,5 cm (-4,5 cm)Abdômen: 93,5 → 86,5 cm (-7 cm)Quadril: 103 → 101 cmCoxa: 57 → 57 cmBraço relaxado: 37 → 35,5 cmPanturrilha: 40 → 39,5 cmTreino atual — ABCDE:Treino AExtensoraLevantamento terraAbdominal supra na máquinaSupino reto no SmithRemada curvada no SmithDesenvolvimento no SmithRosca direta com barraSupino fechadoTreino BMesa flexoraAgachamento sumô com halterPanturrilha no leg pressCrossoverPuxada frente pegada abertaElevação lateral com halterRosca banco 45°Tríceps cordaTreino CElevação pélvica na máquinaBúlgaro com halterAbdominal supraSupino inclinadoRemada baixaElevação lateral com halterRosca SupermanTríceps testaTreino DStep-up com halterFlexoraPanturrilhaLeg pressSupino inclinado na máquinaHigh rowElevação lateral no bancoRosca ScottTríceps francêsTreino EStiff com barra livreAfundo no SmithPanturrilhaRemada articuladaSupino declinadoCrucifixo inversoRosca baiana na poliaTríceps paralelaMinha alimentação está basicamente assim:12:10 — Almoço175 g de arroz51 g de feijão100 g de peito de frango120 g de cenoura cozidaSalada à vontade15:30 — Café da tarde2 fatias de pão de forma (50 g)80 g de frango desfiadoCafé sem açúcar1 banana17h–18h50 — Treino19:00 — Lanche da noite / pós-treino2 pães franceses (100 g)3 ovos240 ml de leite desnatado35 g de whey22:00 — Jantar175 g de arroz51 g de feijão100 g de peito de frango120 g de cenouraMinha dúvida principal agora é sobre clembuterol. Estou bastante tentado a usar para acelerar o processo, mas quanto mais leio, mais vejo gente falando que, com BF ainda relativamente alto, talvez não compense o risco.Treino há 5 anos e sou natural há todos esses anos e nunca cheguei a realmente "secar", queria saber também se vocês fariam algo diferente no meu lugar ou investiriam em algum recurso para melhorar o resultado.Quero uma opinião sincera: olhando minha evolução, meu nível atual acham que existe algum recurso que valeria a pena considerar?A ideia é entender o que vocês fariam no meu lugar para melhorar o resultado sem assumir riscos desnecessários.https://drive.google.com/drive/folders/17W-2QCFnoHthPykG2jojloOnuS2gExJH?usp=drive_link Editado 18/09/2026 às 10:46 09/18, 2026 por Phzin
Postado 10/09/2026 às 14:57 09/10, 2026 Nunca tomei Clembuterol, mas meu marido já.. Segundo ele o que vai te secar é a dieta somente.
Postado 10/09/2026 às 16:19 09/10, 2026 Em 27/08/2026 em 14:13, Phzin disse:investiriam em algum recurso para melhorar o resultado.Se eu estivesse disposto a acelerar o processo e tivesse com um caixa sobrando iria de tirzepatida ou retatrutida 1x na semana na dosagem minima. É bem menos danoso que o clem, não vai te causar insonia ou outros problemas cardiacos e é um medicamento muito utilizado no processo de emagrecimento
Postado 10/09/2026 às 16:53 09/10, 2026 Autor Em 10/09/2026 em 13:19, AL o Juvenil disse:Se eu estivesse disposto a acelerar o processo e tivesse com um caixa sobrando iria de tirzepatida ou retatrutida 1x na semana na dosagem minima. É bem menos danoso que o clem, não vai te causar insonia ou outros problemas cardiacos e é um medicamento muito utilizado no processo de emagrecimentoVou conferir isso. Atualmente já estou com 79,60 kg. Vi bastante gente falando mais sobre clembuterol do que sobre tirzepatida ou retatrutida.
Postado 17/09/2026 às 10:50 09/17, 2026 Autor Bom dia!Atualização do shape até o momento, seguindo a ficha de treino e a dieta. Atualmente estou com 79,6 kg.https://imgur.com/a/b0xuZEE
Postado 18/09/2026 às 17:46 09/18, 2026 Em 17/09/2026 em 07:50, Phzin disse:Bom dia!Atualização do shape até o momento, seguindo a ficha de treino e a dieta. Atualmente estou com 79,6 kg.https://imgur.com/a/b0xuZEEEstá indo bem na perda de peso, parabéns 👏🏻Se o processo estiver muito difícil e maçante e tu tiver condições, indicaria uma tizerpatida. Mas sem ela tu tbm chega aonde quer..
Postado 18/09/2026 às 18:47 09/18, 2026 Autor Em 18/09/2026 em 14:46, LtGiovana disse:Está indo bem na perda de peso, parabéns 👏🏻Se o processo estiver muito difícil e maçante e tu tiver condições, indicaria uma tizerpatida. Mas sem ela tu tbm chega aonde quer..Atualmente estou conseguindo controlar bem a alimentação e também manter um bom ritmo nos treinos. No momento meu orçamento está um pouco apertado porque meu carro escutou e começou a vazar óleo kkkkk. Mas, caso fique mais difícil, vou pesquisar melhor essa questão da tizerpatida. Obrigado pela dica! 🙏🏻
Postado 24/09/2026 às 16:42 09/24, 2026 Autor Boa tarde!Atualização do shape até o momento, seguindo a ficha de treino e a dieta. Atualmente estou com 79,3 kg.https://imgur.com/a/Ebn666T
Postado 24/09/2026 às 17:35 09/24, 2026 Em 27/08/2026 em 14:13, Phzin disse:Fala, pessoal. Queria uma opinião de vocês sobre minha evolução e umas dicas. Coloquei as fotos de antes e depois junto para facilitar a comparação.Comecei com 84,6 kg e 22,6% de gordura e, na última avaliação, estava com 81,7 kg e 19,2% em 2 meses , tenho 1,67 de altura.Dados da avaliação:Peso: 84,6 → 81,7 kg (-2,9 kg)Gordura corporal: 22,6% → 19,2% (-3,4 p.p.)Massa de gordura: 19,2 → 15,7 kg (-3,5 kg)Massa livre de gordura: 65,4 → 66,0 kg (+0,6 kg)Somatório das dobras: 176 → 144 mm (-32 mm)Cintura: 85 → 80,5 cm (-4,5 cm)Abdômen: 93,5 → 86,5 cm (-7 cm)Quadril: 103 → 101 cmCoxa: 57 → 57 cmBraço relaxado: 37 → 35,5 cmPanturrilha: 40 → 39,5 cmTreino atual — ABCDE:Treino AExtensoraLevantamento terraAbdominal supra na máquinaSupino reto no SmithRemada curvada no SmithDesenvolvimento no SmithRosca direta com barraSupino fechadoTreino BMesa flexoraAgachamento sumô com halterPanturrilha no leg pressCrossoverPuxada frente pegada abertaElevação lateral com halterRosca banco 45°Tríceps cordaTreino CElevação pélvica na máquinaBúlgaro com halterAbdominal supraSupino inclinadoRemada baixaElevação lateral com halterRosca SupermanTríceps testaTreino DStep-up com halterFlexoraPanturrilhaLeg pressSupino inclinado na máquinaHigh rowElevação lateral no bancoRosca ScottTríceps francêsTreino EStiff com barra livreAfundo no SmithPanturrilhaRemada articuladaSupino declinadoCrucifixo inversoRosca baiana na poliaTríceps paralelaMinha alimentação está basicamente assim:12:10 — Almoço175 g de arroz51 g de feijão100 g de peito de frango120 g de cenoura cozidaSalada à vontade15:30 — Café da tarde2 fatias de pão de forma (50 g)80 g de frango desfiadoCafé sem açúcar1 banana17h–18h50 — Treino19:00 — Lanche da noite / pós-treino2 pães franceses (100 g)3 ovos240 ml de leite desnatado35 g de whey22:00 — Jantar175 g de arroz51 g de feijão100 g de peito de frango120 g de cenouraMinha dúvida principal agora é sobre clembuterol. Estou bastante tentado a usar para acelerar o processo, mas quanto mais leio, mais vejo gente falando que, com BF ainda relativamente alto, talvez não compense o risco.Treino há 5 anos e sou natural há todos esses anos e nunca cheguei a realmente "secar", queria saber também se vocês fariam algo diferente no meu lugar ou investiriam em algum recurso para melhorar o resultado.Quero uma opinião sincera: olhando minha evolução, meu nível atual acham que existe algum recurso que valeria a pena considerar?A ideia é entender o que vocês fariam no meu lugar para melhorar o resultado sem assumir riscos desnecessários.https://drive.google.com/drive/folders/17W-2QCFnoHthPykG2jojloOnuS2gExJH?usp=drive_linkResposta sincera: sua evolução está muito boa, e clembuterol não faz sentido no seu momento.Em 8 semanas você perdeu 3,5 kg de gordura e ganhou 0,6 kg de massa livre de gordura. Na prática você perdeu só gordura, a um ritmo de cerca de 0,4 kg por semana, que é o ideal para quem treina há 5 anos e quer preservar massa magra. As medidas confirmam isso: -7 cm de abdômen, -4,5 cm de cintura e -32 mm no somatório de dobras. O braço caiu 1,5 cm, mas com a massa magra subindo isso é gordura saindo, não músculo.Nas fotos dá para ver a diferença. No perfil, o abdômen baixo projeta bem menos. De costas, a cintura afinou e o dorsal começou a aparecer. Um aviso: a iluminação do "depois" está mais forte, então para a próxima comparação vale repetir o mesmo lugar, a mesma luz e a mesma bermuda.Um dado que muda sua perspectiva: com 66 kg de massa livre de gordura em 1,67 m, seu índice de massa livre de gordura fica em torno de 23,7. Para um natural isso é uma base muscular boa. Você nunca "secou" porque nunca chegou lá, não porque falte músculo. Se você chegar a uns 12% mantendo a massa magra, vai pesar cerca de 75 kg. Isso significa perder mais uns 6,5 kg de gordura, ou seja, uns 3 a 4 meses no ritmo atual.Sobre o clembuterol, eu não usaria, e os motivos vão além de o BF ainda estar alto.O benefício é pequeno e mal comprovado em humanos. A fama dele vem de estudos em animais e de relatos. O efeito real na perda de gordura é modesto e diminui em poucas semanas, porque os receptores dessensibilizam.O risco é cardíaco. Os efeitos mais comuns são taquicardia, tremor, insônia, câimbra e queda de potássio. Os mais sérios são arritmia, e há evidência em animais de hipertrofia e fibrose do coração. Não é um risco que compense para acelerar algo que já está andando bem.O seu gargalo não é metabolismo. Você está perdendo gordura no ritmo certo. Nada acelera esse processo com segurança além de tempo e adesão.Se ainda assim você considerar algum recurso farmacológico, o caminho é com exames e acompanhamento, e não um protocolo tirado da internet.O que eu faria no seu lugar: na dieta, pelas minhas contas você está em torno de 2.000 kcal e 160 a 170 g de proteína. Isso está bom e está funcionando, então não mexa enquanto o ritmo continuar. Quando estagnar por 2 a 3 semanas, as opções são reduzir um pouco o carboidrato de uma das refeições grandes (almoço ou jantar) ou aumentar os passos diários. Aumentar o gasto sem mexer na comida costuma ser mais sustentável. Uma pausa de 1 a 2 semanas em manutenção depois de uns 12 a 16 semanas de déficit ajuda a manter a adesão até o fim.No treino, a estrutura é boa, praticamente um full body 5 vezes por semana, e com um volume equilibrado entre empurrar e puxar. Dois ajustes:Só existe uma puxada vertical na semana (a puxada frente do B). Eu colocaria mais uma, como puxada supinada ou barra fixa, no lugar de uma das remadas.Em déficit, o que protege a massa magra é manter carga e intensidade. Registre carga e repetições e tente não regredir nos básicos. Se a força cair de forma consistente, é sinal de que o déficit apertou demais.O único "recurso" que eu indicaria é creatina, 3 a 5 g por dia, se você ainda não usa. É o suplemento com mais evidência de segurança e ajuda a manter força e desempenho no déficit. Café antes do treino também ajuda. Fora isso, o que falta é tempo.
Postado 24/09/2026 às 17:56 09/24, 2026 Autor Em 24/09/2026 em 14:35, gazconsultoria disse:Resposta sincera: sua evolução está muito boa, e clembuterol não faz sentido no seu momento.Em 8 semanas você perdeu 3,5 kg de gordura e ganhou 0,6 kg de massa livre de gordura. Na prática você perdeu só gordura, a um ritmo de cerca de 0,4 kg por semana, que é o ideal para quem treina há 5 anos e quer preservar massa magra. As medidas confirmam isso: -7 cm de abdômen, -4,5 cm de cintura e -32 mm no somatório de dobras. O braço caiu 1,5 cm, mas com a massa magra subindo isso é gordura saindo, não músculo.Nas fotos dá para ver a diferença. No perfil, o abdômen baixo projeta bem menos. De costas, a cintura afinou e o dorsal começou a aparecer. Um aviso: a iluminação do "depois" está mais forte, então para a próxima comparação vale repetir o mesmo lugar, a mesma luz e a mesma bermuda.Um dado que muda sua perspectiva: com 66 kg de massa livre de gordura em 1,67 m, seu índice de massa livre de gordura fica em torno de 23,7. Para um natural isso é uma base muscular boa. Você nunca "secou" porque nunca chegou lá, não porque falte músculo. Se você chegar a uns 12% mantendo a massa magra, vai pesar cerca de 75 kg. Isso significa perder mais uns 6,5 kg de gordura, ou seja, uns 3 a 4 meses no ritmo atual.Sobre o clembuterol, eu não usaria, e os motivos vão além de o BF ainda estar alto.O benefício é pequeno e mal comprovado em humanos. A fama dele vem de estudos em animais e de relatos. O efeito real na perda de gordura é modesto e diminui em poucas semanas, porque os receptores dessensibilizam.O risco é cardíaco. Os efeitos mais comuns são taquicardia, tremor, insônia, câimbra e queda de potássio. Os mais sérios são arritmia, e há evidência em animais de hipertrofia e fibrose do coração. Não é um risco que compense para acelerar algo que já está andando bem.O seu gargalo não é metabolismo. Você está perdendo gordura no ritmo certo. Nada acelera esse processo com segurança além de tempo e adesão.Se ainda assim você considerar algum recurso farmacológico, o caminho é com exames e acompanhamento, e não um protocolo tirado da internet.O que eu faria no seu lugar: na dieta, pelas minhas contas você está em torno de 2.000 kcal e 160 a 170 g de proteína. Isso está bom e está funcionando, então não mexa enquanto o ritmo continuar. Quando estagnar por 2 a 3 semanas, as opções são reduzir um pouco o carboidrato de uma das refeições grandes (almoço ou jantar) ou aumentar os passos diários. Aumentar o gasto sem mexer na comida costuma ser mais sustentável. Uma pausa de 1 a 2 semanas em manutenção depois de uns 12 a 16 semanas de déficit ajuda a manter a adesão até o fim.No treino, a estrutura é boa, praticamente um full body 5 vezes por semana, e com um volume equilibrado entre empurrar e puxar. Dois ajustes:Só existe uma puxada vertical na semana (a puxada frente do B). Eu colocaria mais uma, como puxada supinada ou barra fixa, no lugar de uma das remadas.Em déficit, o que protege a massa magra é manter carga e intensidade. Registre carga e repetições e tente não regredir nos básicos. Se a força cair de forma consistente, é sinal de que o déficit apertou demais.O único "recurso" que eu indicaria é creatina, 3 a 5 g por dia, se você ainda não usa. É o suplemento com mais evidência de segurança e ajuda a manter força e desempenho no déficit. Café antes do treino também ajuda. Fora isso, o que falta é tempo.Sério, ler isso é muito animador para mim e significa bastante. Saber que estou no caminho certo depois de todo esse esforço é muito bom, não tenho nem palavras pra agradecer kkkkk. Nas próximas vou tentar tirar as fotos exatamente no mesmo lugar e com a mesma iluminação. Dessa vez tirei à tarde, mas o lugar onde eu costumava tirar ficou muito escuro, enquanto fora dele ficou muito claro, aí acabou complicando um pouco a comparação kkkkk. Mas é isso, obrigado pelas dicas e pela avaliação!
Postado 24/09/2026 às 18:23 09/24, 2026 Em 24/09/2026 em 14:56, Phzin disse:Sério, ler isso é muito animador para mim e significa bastante. Saber que estou no caminho certo depois de todo esse esforço é muito bom, não tenho nem palavras pra agradecer kkkkk. Nas próximas vou tentar tirar as fotos exatamente no mesmo lugar e com a mesma iluminação. Dessa vez tirei à tarde, mas o lugar onde eu costumava tirar ficou muito escuro, enquanto fora dele ficou muito claro, aí acabou complicando um pouco a comparação kkkkk. Mas é isso, obrigado pelas dicas e pela avaliação!Tamo junto, mano! Fico feliz de verdade que tenha ajudado. Dá pra ver que você tá fazendo tudo direitinho, e esse resultado é mérito seu, de ter consistência e não ter pulado etapa. Sobre as fotos, acontece muito isso de o lugar de sempre ficar escuro e o resto claro demais. Uma dica que ajuda bastante é tirar sempre no mesmo horário, de manhã e em jejum, e de preferência com a luz vindo de frente, que aí fica mais fácil comparar. Segue firme nesse ritmo que em mais uns meses você chega onde quer, e sem precisar arriscar a saúde com nada. Posta a próxima atualização aqui que eu quero acompanhar, e se surgir qualquer dúvida no caminho, só chamar!
Postado 1/10/2026 às 10:57 10/1, 2026 Autor Bom dia!Atualização do shape até o momento, seguindo a ficha de treino e a dieta. Atualmente estou com 79,25 kg.https://imgur.com/a/OWEI1M1
Postado 1/10/2026 às 12:09 10/1, 2026 Em 01/10/2026 em 07:57, Phzin disse:Bom dia!Atualização do shape até o momento, seguindo a ficha de treino e a dieta. Atualmente estou com 79,25 kg.https://imgur.com/a/OWEI1M1Bom dia,Que diferença entre a ultima foto e essa, parece que você conseguiu perder gordura e conservar ou até ganhar um pouco de massa magra,o Shape ta bom e proporcional, por enquanto, você ja tem braços e antebraços bem fortes então eu deixaria como secundario na ficha e focaria em peitoral e ombro, principalmente deltoide lateral, não precisa montar uma ficha nova só pra focar ombro mas lembra de dar uma caprichada quando for treinar, coloca alguma tecnica avançada e prioriza execução boa com carga, eu particularmente gosto de fazer ombro unilateral na polia, dá pra ter um controle absurdo de carga e execução
Postado 1/10/2026 às 12:19 10/1, 2026 Autor Em 01/10/2026 em 09:09, Lucas19nor disse:Bom dia,Que diferença entre a ultima foto e essa, parece que você conseguiu perder gordura e conservar ou até ganhar um pouco de massa magra,o Shape ta bom e proporcional, por enquanto, você ja tem braços e antebraços bem fortes então eu deixaria como secundario na ficha e focaria em peitoral e ombro, principalmente deltoide lateral, não precisa montar uma ficha nova só pra focar ombro mas lembra de dar uma caprichada quando for treinar, coloca alguma tecnica avançada e prioriza execução boa com carga, eu particularmente gosto de fazer ombro unilateral na polia, dá pra ter um controle absurdo de carga e execuçãoObrigado,Estou subindo a carga principalmente nos exercícios de peitoral e na elevação lateral. Também faço elevação na polia, mas vou prestar mais atenção na execução, porque estou com a sensação de que o trapézio está trabalhando bastante, apesar de eu sentir bem o deltoide.
Postado 8/10/2026 às 17:14 10/8, 2026 Autor Boa tarde!Atualização do shape até o momento, seguindo a ficha de treino e a dieta. Atualmente estou com 78,00 kg.https://imgur.com/a/beMg8Fi Editado 8/10/2026 às 17:20 10/8, 2026 por Phzin Link tava quebrado
Crie uma conta ou entre para comentar