Postado 12/03/2026 às 13:37 03/12, 2026 Pessoal, queria ouvir a opinião de vocês sobre um ponto que venho pensando ultimamente.Eu uso testosterona (Durateston) semanalmente há um tempo - Papo de 4 anos. Em várias fontes que leio, dizem que o uso contínuo de testosterona pode suprimir a produção natural e levar à infertilidade.Durante esse período eu já fiz dois espermogramas e, nos dois, o resultado foi azoospermia.Mesmo assim, venho considerando fazer uma vasectomia ja que hoje estou solteiro, sem planos de filhos (nos anos 38 ja) e,às vezes acontecem delizes que nao uso a danada e incomoda camisinha. Eu sei dos riscos, mas na hora nem sempre é fácil manter a disciplina. Por isso, a ideia de uma gravidez inesperada me preocupa bastante. Mesmo sem "jogar" dentro... se é me entendem... kkkkEu sei que existem vários fisiculturistas e atletas que têm filhos, então obviamente não é uma garantia de infertilidade. Mas também já vi casos como o do Chris Bumstead, que teve filho e depois foi divulgado que ele estava usando HCG e outros estímulos de fertilidade.No meu caso seria apenas testosterona, sem HCG e sem nada para estimular produção de espermatozoides.Queria ouvir opiniões e experiências de vocês.
Postado 12/03/2026 às 13:44 03/12, 2026 Não é garantida de forma alguma, para engravidar tericamente só precisa de um espermatozoide, sempre tem changes mesmo que sejam baixas ainda é possivel
Postado 12/03/2026 às 13:45 03/12, 2026 Na teoria, azospermia deveria ser risco zero. Porém como não temos 100% de controle sobre o corpo, nada impede que em algum momento a produção retome. Dito iso, o risco sempre existe - Inclusive nos primeiros meses após a vasectomia. De todas as escolhas, falando em gravidez, a vasectomia é o mais seguro, tomados os devidos cuidados de tempo de cura no pós operatório e etc.
Postado 12/03/2026 às 16:10 03/12, 2026 Opere com certezaSe ainda pensar em ter filhos congela esperma antes pra facilitar o processo
Postado 12/03/2026 às 19:23 03/12, 2026 Não é garantiaMeu marido faz reposição hormonal e eu tenho 3 filhos com ele, sendo que em só uma gestação ele tomou ClomidNunca fez espermograma, acredito que com espermatozóides quase zerados a chance é nenhuma. A questão é isso mudar e você não saber (a contagem de espermatozoides) Editado 12/03/2026 às 19:26 03/12, 2026 por Rambaoretorno
Crie uma conta ou entre para comentar