Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Minicuting após 1 ano de enantato (250 mg/semana)

Posts Recomendados

Postado

Bom dia, pessoal.

Altura/Peso atual: 1,92 m / 87kgs
BF estimado: ~16%
Tempo de treino: Desde 2021 fofo e sem constância. Há 1 ano e meio com uma boa alimentação, um treino já não tão fofo mais, mas sempre melhorando, e 100% comprometido.

Comecei a bolar em JANEIRO/2025, enantato 125 mg seg/qui (250 mg/semana), dieta de ~4000 kcal/dia (alimentos majoritariamente limpos).
Nesse período, subi de 68 kg para 93 kg. (Joguei diana de kickstart pré treino e tomei 200mg de deca por 8 semanas em novembro-dezembro de 2025)

Em JANEIRO/2026 percebi que estagnei, resposta ficando extremamente lenta. Decidi então fazer um minicut de 4–6 semanas. Reduzi as calorias gradualmente e atualmente e hoje estou em ~1700 kcal/dia.

Tenho facilidade para perder peso e pouco apetite, então a restrição não está sendo difícil. O peso está caindo, porém com uma queda de força que me obrigou a reduzir bem o volume, as cargas estou mantendo na medida no possível.

Considerando o cenário, aumentar o enantato para 500 mg/semana faria diferença? Na minha cabeça seria irrelevante.

Pensei em usar masteron, mas no momento ficou inviável financeiramente. Cheguei a testar 200 mg/semana por pouco tempo, não percebi benefício claro e interrompi.

Treino atual (preferido):
Push / Pull / Legs / Upper / Lower
(2 dias de descanso semanais, normalmente após o PPL e após Upper/Lower, mas ajusto conforme fadiga)

Sou uma pessoa muito focada hoje em dia, tenho facilidade pra fazer tudo "a risca", então pra mim funciona bem ser radical, consigo manter..
Consumo muito conteúdo sobre treino e dieta e tento sempre adaptar o que aprendo sem fazer firula, o básico bem feito.

Gostaria de ouvir opiniões mais experientes sobre ajustes possíveis, como descrevi, já manipulei a dieta, o treino, quero saber se tem algo p/ trabalhar na dose do enan, ou se é besteira por se tratar de baixas doses.

Editado por chuck noway
Incluir informações.

Postado

O ideal seria ter noção exata do teu BF. Mas supondo que seja entre 16~18% ... eu não faria um minicutting e sim um cutting pra retornar seu BF entre 10 e 12%.

Outra coisa que não sei como foi feito essa transição de dieta e nem quanto tempo levou, mas não esqueça que precisa consolidar seus ganhos, se não esse minicutting vai servir apenas pra perder tudo que conquistou. O ideal era manter uma manutenção por 1~2 meses e ai começar o cutting, caso tenha feito isso desconsidere.

Tendo em mente essas informações, ganho de musculo acima dos 15%BF costuma ser bem lento e vem mais gordura com retenção, então o ideal é fazer um cutting decente até chegar nos 12% pelo menos.

OBS: baixo consumo de calorias = pouca energia disponível. Obviamente seu rendimento vai cair, algumas drogas orais podem ajudar a segurar isso, mas eu apenas mexeria na estrutura e volume do treino pra adaptar e continuaria fazendo a dieta até o resultado desejado.

Postado
  • Autor
Em 16/02/2026 em 12:21, kipoi disse:

O ideal seria ter noção exata do teu BF. Mas supondo que seja entre 16~18% ... eu não faria um minicutting e sim um cutting pra retornar seu BF entre 10 e 12%.

Outra coisa que não sei como foi feito essa transição de dieta e nem quanto tempo levou, mas não esqueça que precisa consolidar seus ganhos, se não esse minicutting vai servir apenas pra perder tudo que conquistou. O ideal era manter uma manutenção por 1~2 meses e ai começar o cutting, caso tenha feito isso desconsidere.

Tendo em mente essas informações, ganho de musculo acima dos 15%BF costuma ser bem lento e vem mais gordura com retenção, então o ideal é fazer um cutting decente até chegar nos 12% pelo menos.

OBS: baixo consumo de calorias = pouca energia disponível. Obviamente seu rendimento vai cair, algumas drogas orais podem ajudar a segurar isso, mas eu apenas mexeria na estrutura e volume do treino pra adaptar e continuaria fazendo a dieta até o resultado desejado.

Em relação ao BF, eu fiz bioimpedância na primeira semana do ano, não quis cravar pois eu não levei muita fé no resultado, fui "cobaia" de um colega que está iniciando.

Sobre a dieta, eu vim descendo desde o dia 02/01 desse ano, pra chegar nas kcal atuais, tentei descer um pouco mais, e senti que meu corpo reagiu mal, indisposição muito alta, fraqueza.. então cravei nessa faixa que relatei.

Estou meio perdido se realmente precisava do cutting e por quanto tempo fazer, caso realmente for positivo.. E se subir pra 500mg/semana daria um up ou é besteira por ser low dose assim como 250mg.
Eu quis fazer pq me senti "Rechonchudo", consegui ver nitidamente a transição de um volume que estava começando a ser bacana pra quando comecei a ficar com aspecto mais de retido do que volumoso de fato, foi ai que decidi dar uma secada pra voltar em mais um longo periodo de bulking forte.

Postado
Em 16/02/2026 em 12:36, chuck noway disse:

Em relação ao BF, eu fiz bioimpedância na primeira semana do ano, não quis cravar pois eu não levei muita fé no resultado, fui "cobaia" de um colega que está iniciando.

Sobre a dieta, eu vim descendo desde o dia 02/01 desse ano, pra chegar nas kcal atuais, tentei descer um pouco mais, e senti que meu corpo reagiu mal, indisposição muito alta, fraqueza.. então cravei nessa faixa que relatei.

Estou meio perdido se realmente precisava do cutting e por quanto tempo fazer, caso realmente for positivo.. E se subir pra 500mg/semana daria um up ou é besteira por ser low dose assim como 250mg.
Eu quis fazer pq me senti "Rechonchudo", consegui ver nitidamente a transição de um volume que estava começando a ser bacana pra quando comecei a ficar com aspecto mais de retido do que volumoso de fato, foi ai que decidi dar uma secada pra voltar em mais um longo periodo de bulking forte.

Então, mas eu volto ao ponto de que o ideal é manipular a dieta. Agora estabilização é manter a dieta nas mesmas calorias por um tempo, eu acho que sair de 4000 pra menos de 2000 em menos de 2 meses é bastante rápido e seu corpo pode sentir isso ( já sentiu no cansaço ). Além do alto risco de perder o que ganhou.

Não vejo motivo pra aumentar pra 500 , ainda mais se for por questão de força. Com uma dieta bem feita da pra combater esses problemas que vc relatou. Se eu fosse aumentar dose ou colocar mais alguma droga, colocaria npp ou alguma droga oral como oxan/stano pra manter força apenas no final do cutting.

Postado
Em 16/02/2026 em 12:05, chuck noway disse:

Gostaria de ouvir opiniões mais experientes sobre ajustes possíveis, como descrevi, já manipulei a dieta, o treino, quero saber se tem algo p/ trabalhar na dose do enan, ou se é besteira por se tratar de baixas doses.

16%+ de bf n vai precisar de mini cutting man, faz dieta com gosto ai e tenta chegar perto dos 12% de bf, com essa dose q esta usando da pra extrair bastante ainda. Como n pretende competir ou colocar um fisico pra palco, n precisa de muito, só dieta e essa dose ta ótimo.

se quiser q a gente te direcione melhor de oq e como fazer era bom colocar fotos aqui, melhora mto pra conseguir dar um norte

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.