Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Absorção proteica

Felipe T.

Posts Recomendados

Postado

Estou em dúvida quanto ao cálculo proteico p/ uma dieta Vegana.
sabemos que o nível de absorção das proteínas oriundas da soja é de aprox. 60% e que a perca de nutrientes em refeições Líquidas (Shakes) é de aprox. 10% à 30% (irei arredondar/utilizar 20% ok..)
Estou inseguro se realizei o calculo correto pois se não, então estaria consumindo mais que 2g/Kg de proteína.
O cálculo exemplo foi:

Individuo de 74Kg, visando hipertrofia; Havendo 4 refeições sólidas e 1 Líquida / Dia.
Suponhamos que todas as refeições (inclusive a líquida) deverão fornecer a mesma quantia de proteína/Refeição logo cada deveria fornece 29,6g
(74Kg x 2g Proteína =148g ........    148g / 6Refeições= 29,6g)

Eis a dúvida/Insegurança
Se... absorve-se apenas 60% do total de proteínas vegetais, logo o total das 4 refeições sólidas (equivalente a 118,4g) no final das contas seria apenas 71,04g 
e como se não basta-se as proteínas do Shake sofreriam 2 reduções: a 1º -40% (pois absorve-se apenas 60%): ficando 17,76g  e uma segunda de aprox. 20% (pois absorve-se aprox. apenas 80% dos nutrientes "do meio aquoso", resultando finalmente em: 14,20g
Logo neste dia a quantidade REAL do total de proteínas ingerido seria de 85,24g (71,04 + 14,20) Oque para um individuo de 74Kg equivaleria à 1,15g/Kg de proteína (e não os 2g/Kg inicialmente buscado)

A dúvida é:
Pensei/calculei certo? (e logo se sim... devemos subir as quantias alimentares respeitando esse calculo ate que valores de 2g/Kg sejam atingidos)
OU....
Pensei errado, onde a conta clássica (mais simples) de 2g/Kg já estaria levando em consideração todos esses fatores (claro que dentro de uma média)

Help...

Postado

Minha nossa cara, por que vocês gostam de complicar tanto o que é simples?

Em 20/06/2024 em 11:30, Felipe T. disse:

a conta clássica (mais simples) de 2g/Kg já estaria levando em consideração todos esses fatores (claro que dentro de uma média)

Sim, só isso.

Postado
Em 20/06/2024 em 11:33, lorenzo_EP disse:

Minha nossa cara, por que vocês gostam de complicar tanto o que é simples?

Sim, só isso.

A Whey Protein é mais cara que a albumina exatamente pq sua biodisponibilidade é superior a clara do ovo, logo é um fator que TEM peso... (Se assim n fosse n seria mais caro, não seria considerada uma proteína "superior") Logo não estou falando o desnecessário. Há algo que deve ser considerado e tenho dúvida sobre..
Eu não viria em um forum atoa.. pq até o zelador do meu prédio poderia calcular meus macros se resume-se apenas em 2x74.. n é?

Postado
Em 20/06/2024 em 11:38, Felipe T. disse:

A Whey Protein é mais cara que a albumina exatamente pq sua biodisponibilidade é superior a clara do ovo, logo é um fator que TEM peso... (Se assim n fosse n seria mais caro, não seria considerada uma proteína "superior") Logo não estou falando o desnecessário. Há algo que deve ser considerado e tenho dúvida sobre..
Eu não viria em um forum atoa.. pq até o zelador do meu prédio poderia calcular meus macros se resume-se apenas em 2x74.. n é?

Típico perfil de quem pensa muito, mas faz pouco.

Boa sorte nos cálculos. Abraço!

Postado

Estou em dúvida quanto ao cálculo proteico p/ uma dieta Vegana.
sabemos que o nível de absorção das proteínas oriundas da soja é de aprox. 60% e que a perca de nutrientes em refeições Líquidas (Shakes) é de aprox. 10% à 30% (irei arredondar/utilizar 20% ok..)
Estou inseguro se realizei o calculo correto pois se não, então estaria consumindo mais que 2g/Kg de proteína.
O cálculo exemplo foi:

Individuo de 74Kg, visando hipertrofia; Havendo 4 refeições sólidas e 1 Líquida / Dia.
Suponhamos que todas as refeições (inclusive a líquida) deverão fornecer a mesma quantia de proteína/Refeição logo cada deveria fornece 29,6g
(74Kg x 2g Proteína =148g ........    148g / 6Refeições= 29,6g)

Eis a dúvida/Insegurança
Se... absorve-se apenas 60% do total de proteínas vegetais, logo o total das 4 refeições sólidas (equivalente a 118,4g) no final das contas seria apenas 71,04g 
e como se não basta-se as proteínas do Shake sofreriam 2 reduções: a 1º -40% (pois absorve-se apenas 60%): ficando 17,76g  e uma segunda de aprox. 20% (pois absorve-se aprox. apenas 80% dos nutrientes "do meio aquoso", resultando finalmente em: 14,20g
Logo neste dia a quantidade REAL do total de proteínas ingerido seria de 85,24g (71,04 + 14,20) Oque para um individuo de 74Kg equivaleria à 1,15g/Kg de proteína (e não os 2g/Kg inicialmente buscado)

A dúvida é:
Pensei/calculei certo? (e logo se sim... devemos subir as quantias alimentares respeitando esse calculo ate que valores de 2g/Kg sejam atingidos)
OU....
Pensei errado, onde a conta clássica (mais simples) de 2g/Kg já estaria levando em consideração todos esses fatores (claro que dentro de uma média)

Help...

Mano, entenda uma coisa: todo calculo dentro da musculação são coisas aproximadas, é só uma base

Faz 2g/kg e seja feliz, vai ajustando conforme achar necessário mas não fica pensando nessas balelas

Postado (editado)

A Whey Protein é mais cara que a albumina exatamente pq sua biodisponibilidade é superior a clara do ovo

Nada a ver, cara. É mais caro porque a combinação do preço da matéria prima + processo produtivo é superior. A proteína da carne é 'pior' que a do ovo e do whey (mais ou menos igual à soja, inclusive...), e é bem mais cara.

Editado por Super Ogro
Postado

pq até o zelador do meu prédio poderia calcular meus macros se resume-se apenas em 2x74.. n é?

Sim, qualquer pessoa que consiga fazer seu peso x2 poderia calcular, porque é isso mesmo, extremamente simples.

Postado (editado)

Referências 

Como podemos ver não  deve se resumir simplesmente fazer 2x peso ou sair comendo na base do 2xKg... O individuo pote até crescer fazendo isso (e vai pois já ta fugindo da "inercia") mas possivelmente não terá o maior potencial que poderia extrair (pois no final das contas estará ingerindo valores inferiores a 2g/Kg por conta dessas percas.. mesmo que todos os calculos sejam feitos sem levar em consideração tais coisas que disse).
Se pensar bem, o cara que da valor no dinheiro mesmo ele nem bebe a Whey/Soy dele.... ele COME.. pq uns 30% da grana dele tara sendo perdida ("E ai troxa.. paga 1Kg de Whey e leve 700g....")

Apenas estou inseguro quanto a linha de raciocínio/cálculo (eu era prof. De Fisiologia Humana, estava esperando uma contribuição mais "científica").

Mas já compreendi o nível de cada.

Agradeco a todos.

Editado por Felipe T.
Postado
Em 20/06/2024 em 13:40, Felipe T. disse:

Referências 

Como podemos ver não  deve se resumir simplesmente fazer 2x peso.

adoro referencias

Postado

Referências 

Como podemos ver não  deve se resumir simplesmente fazer 2x peso.

S

Apenas estou inseguro quanto a linha de raciocínio/cálculo (eu era prof. De Fisiologia Humana, estava esperando uma contribuição mais "científica").

Mas já compreendi o nível de cada.

Agradeco a todos.

ta se preocupando com tudo isso, mas e o básico? ta fazendo? treino e dieta? se preocupa tanto com as coisas menos relevantes e não teve um ponto de partida ainda, acorda irmão

Postado
Em 20/06/2024 em 12:18, Super Ogro disse:

Nada a ver, cara. É mais caro porque a combinação do preço da matéria prima + processo produtivo é superior. A proteína da carne é 'pior' que a do ovo e do whey (mais ou menos igual à soja, inclusive...), e é bem mais cara.

A perdão (não sabia, acreditava que era por outro motivo, obrigado.)

Postado
Em 20/06/2024 em 14:03, ghzinn disse:

ta se preocupando com tudo isso, mas e o básico? ta fazendo? treino e dieta? se preocupa tanto com as coisas menos relevantes e não teve um ponto de partida ainda, acorda irmão

Sim,, faço mais que o básico pq não vejo graça no básico, não meche comigo.. criei inclusive um metrômero que fico no fone p/ garantir que a fase concêntrica e excêntrica movimento seja sempre a desejada, p/ acompanhamento/controle de desempenho. Alimentação equidistantes, boa fontes de Carbo, Prote e Lipidio + Cronograma e polivitaminico p/ micronutrientes. Opto sempre pela ecelenciado movimento que carga e/ou rep forçadas, gosto de me tratar como um rato de laboratório.. é a pira de nerdola ciêntista né errsssssss

Postado

Esses cortes de youtube deveriam ser extintos, são pura desinformação.

Em 20/06/2024 em 14:21, Felipe T. disse:

Sim,, faço mais que o básico pq não vejo graça no básico, não meche comigo.. criei inclusive um metrômero que fico no fone p/ garantir que a fase concêntrica e excêntrica movimento seja sempre a desejada, p/ acompanhamento/controle de desempenho. Alimentação equidistantes, boa fontes de Carbo, Prote e Lipidio + Cronograma e polivitaminico p/ micronutrientes. Opto sempre pela ecelenciado movimento que carga e/ou rep forçadas, gosto de me tratar como um rato de laboratório.. é a pira de nerdola ciêntista né errsssssss

Isso não é pira de nerdola cientista, na verdade é fazer tempestade em copo d'água. Enquanto você se denomina "nerdola cientista", vários imbecis ignorantes estão tendo resultados porque sabem distribuir energia no que realmente é relevante.

Postado (editado)

Irmão, se vc não for atleta de alto rendimento, come 80% limpo, treina forte, faz aeróbico e começa a contar os macros que o resto vai encaixar certinho. 

Sobre proteína, frango e ovo são as melhores custo benefício.

Sobre a questão de suplementação os pontos negativos: 

Whey : Preço 

Albumina: Cada peido uma arma bio química 

Soja: Parece rejunte de cerâmica de tão massuda

Arroz: Parece que tem areia

Ervilha : Meio termo entre o Arroz e a soja. 

Editado por Joseph1
Postado
Em 20/06/2024 em 14:25, Bruuninho disse:

Esses cortes de youtube deveriam ser extintos, são pura desinformação.

Isso não é pira de nerdola cientista, na verdade é fazer tempestade em copo d'água. Enquanto você se denomina "nerdola cientista", vários imbecis ignorantes estão tendo resultados porque sabem distribuir energia no que realmente é relevante.

Quem ta incomodado com a velocidade do meu resultado é vc... (n eu.. Eu quero tirar uma duvida)

Postado (editado)

O individuo pote até crescer fazendo isso (e vai pois já ta fugindo da "inercia") mas possivelmente não terá o maior potencial que poderia extrair (pois no final das contas estará ingerindo valores inferiores a 2g/Kg por conta dessas percas.. mesmo que todos os calculos sejam feitos sem levar em consideração tais coisas que disse).

Cara, se você acha isso então aumenta de 2g para 2.2g/2.5g/kg corporal. Pronto, problema resolvido.

Muita teoria e pouca ação < muita ação e pouca teoria.

EDIT: Claro que o conhecimento é importante. Mas não adianta nada pesquisar, pesquisar e pesquisar e não colocar nada em prática. Um cara que tem 20% do seu conhecimento pode ter mais resultados que você simplesmente porque ele colocou em prática.

Editado por jovemsonhador
Postado

Sabemos quem? Saiu algum livro de nutrição e dietética que fala sobre isso?

O Efeito Térmico dos Alimentos já é convencionado no cálculo das dietas.

Ninguém com shape se preocupa com esse tipo de bobagem.

Postado
Em 20/06/2024 em 14:27, Felipe T. disse:

Quem ta incomodado com a velocidade do meu resultado é vc... (n eu.. Eu quero tirar uma duvida)

Man, entendo sua dúvida, mas antes disso, se pergunte: Qual a relevância disso? Isso realmente importa? 

O que a galera quer te passar eh que tem coisa mais importante do que cálculos matemáticos 

se fosse assim teríamos faculdades de biologia matemática ou nutrição geométrica ..

se tu faz acima da média, esse eh o menor dos detalhes …

continua fazendo certo, comendo bem, e acompanha seu resultado …

certeza que tu vai se sair melhor se esquecer essa parada e focar nas outras como treino e dieta

boa sorte, continua dando o melhor e bota!

Postado

é a pira de nerdola ciêntista né

Enquanto isso o Scarpelly tá treinando feito doido, comendo até pombo e tomando bomba até na pemba e tá o triplo do teu tamanho, para de firula Man, eu tbm era assim que nem você ouve o que o pessoal do fórum tem a dizer. 

Pensa menos e faz mais. 

Postado

O lance é que a diferença entre quem faz 80, 90 ou 100% "certo" é pequena. Só que enquanto 80% é de boa de manter sem muito compromisso, 90% é difícil, e 100% é quase impossível, coisa pra atleta que vive disso. O mais comum pra quem tenta fazer tudo certo é acabar cansando e desistindo. Daí o cara que faz 80% ao longo da vida vai longe, enquanto que o cara que aguentou os 100% por 1 ou 2 anos colhe um pouco de resultado pra em seguida perder de novo. Constância é a palavra-chave.

Postado
Em 20/06/2024 em 14:41, Super Ogro disse:

O lance é que a diferença entre quem faz 80, 90 ou 100% "certo" é pequena. Só que enquanto 80% é de boa de manter sem muito compromisso, 90% é difícil, e 100% é quase impossível, coisa pra atleta que vive disso. O mais comum pra quem tenta fazer tudo certo é acabar cansando e desistindo. Daí o cara que faz 80% ao longo da vida vai longe, enquanto que o cara que aguentou os 100% por 1 ou 2 anos colhe um pouco de resultado pra em seguida perder de novo. Constância é a palavra-chave.

Concordo, se o seu máximo é 80% para não espanar a dieta e o treino, trabalhar nele e manter a constância vai te levar mais longe do que ficar bitolado e largar depois de 6 meses atrás do 100%. Dieta é a mesma coisa, se tu mantém ela durante a semana, comer seu lanche ou tua pizza pra te deixar feliz e manter a cabeça em dia é o caminho pra não desistir.

Spoiler

Não estou falando de atletas ou pessoas que vivem do shape

Postado (editado)
Em 20/06/2024 em 14:41, Super Ogro disse:

esse pensamento tem a sua logica mas os numeros estão bem fora da realidade.

80% é um cara que a cada 5 dias tira um pra comer oq quiser, digamos q pode tanto como fazer o dia do lixo ou não comer nada por um dia e no final ele esta mantendo 80% do plano. Em 1 mês ele tem 6 dias do lixo que é muita coisa.

Eu que faço 5 refeições no dia, nesse pensamento eu tenho 1 refeição pra comer do jeito que eu quiser pq ainda vou estar dentro dos 80%.

Editado por Dougwar
Postado (editado)
Em 20/06/2024 em 15:21, Dougwar disse:

esse pensamento tem a sua logica mas os numeros estão bem fora da realidade.

80% é um cara que a cada 5 dias tira um pra comer oq quiser, digamos q pode tanto como fazer o dia do lixo ou não comer nada por um dia e no final ele esta mantendo 80% do plano. Em 1 mês ele tem 6 dias do lixo que é muita coisa.

Não é literal, tipo 4 dias totalmente regrado e 1 dia porra louca, eu considero 80% algo mais na linha de bater os macros todos os dias, principalmente sem faltar com a proteína e exagerar na gordura, sendo que 1 ou 2 dias por semana pode desviar um pouco pra mais ou pra menos. Os macros também podem vir em parte de comida suja sem problema. Dá pra fazer 1 ou 2 dias do lixo por mês tranquilo. Fazer a grande maioria dos treinos previstos (que pode ser 4 ou até só 3 na semana), só faltando quando não dá mesmo por motivos de força maior. Treino via de regra não fofo, sempre desafiador. É uma parada que não é nem um pouco de outro mundo, mas mesmo assim a maioria das pessoas acaba não conseguindo fazer.

Editado por Super Ogro
Postado

Isso precisa ser bait 

Não é possível 

Postado
Em 20/06/2024 em 15:31, Super Ogro disse:

eu considero 80% algo mais na linha de bater os macros

80% é algo quantitativo não é algo q eu ou vc acha, esse é  o barato dos números, oq vc disse de 2 dias do lixo no mes seria algo de 94%, errar apenas 6 % do tempo, agora se vc jogar 2 refeições lixo no mes isso cai ainda mais estamos falando de 98%

Postado
Em 20/06/2024 em 15:46, Dougwar disse:

80% é algo quantitativo não é algo q eu ou vc acha, esse é  o barato dos números, oq vc disse de 2 dias do lixo no mes seria algo de 94%, errar apenas 6 % do tempo, agora se vc jogar 2 refeições lixo no mes isso cai ainda mais estamos falando de 98%

Mas então bicho, eu não to falando 80% quantitativamente em relação a uma coisa específica. Não é "fazer dieta 80% dos dias", nem "comer 80% das calorias" ou "fazer 80% dos treinos". É fazer 80% do que é possível pra ti, na tua realidade e de modo amplo, geral. Na minha realidade, é algo mais ou menos como descrevi ali.

Postado (editado)
Em 20/06/2024 em 15:53, Super Ogro disse:

eu não to falando 80% quantitativamente em relação a uma coisa específica. Não é "fazer dieta 80% dos dias", nem "comer 80% das calorias" ou "fazer 80% dos treinos". É fazer 80% do que é possível pra ti

é a mesma coisa, fazer 80% do q é possível pra pessoa é seguir 80% da dieta é treinar seguir 80% do treino.

É tipo vc falar que 6 é muito mas meia dúzia ta bom.

Seguir algo 80% sempre te permitirá errar 20% isso é um fato.

Como disse numero nao é oq eu acho, se nao vou vim aqui e dizer que o bom é seguir 50% do plano e isso pra mim é nao errar nenhuma refeição, não perder nenhum treino mas é seguir 50% do plano, pq 95% é um numero muito alto e vai assustar as pessoas 50% é mais bonitinho 

Editado por Dougwar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...