Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hara Hachi Bu - Filosofia japonesa


Torf

Posts Recomendados

O Japão é o país com a maior expectativa de vida do mundo e com a menor taxa de obesidade, ou seja, a base para uma sociedade saudável física e mentalmente é a alimentação.

 

Uma alimentação balanceada promove muitos benefícios para quem consome e para sociedade como um todo.

 

Bons hábitos alimentares contribuem para diminuir o estresse, a fadiga, depressão, mau humor, dentre outros inúmeros benefícios.

Hara Hachi Bu

Papilas gustativas são uma dádiva imensurável, o sabor dos alimentos geram uma sensação de prazer única.

Por isso, às vezes temos vontade de comer até ultrapassar o limite. Pode até parecer bom, mas não é nada recomendável.

 

Hara Hachi Bu é um hábito originário de Okinawa de comer até estar 80% satisfeito, escolher opções saudáveis, aliados a prática de atividades e exercícios. Mais que um hábito, pode-se considerar um controle alimentar rico.

 

Comer até estar 80% satisfeito?

Hara-Hachi-Bu.jpg

 

Durante o processo fisiológico da alimentação, existe a liberação de hormônios que transmitem a sensação de saciedade e fome.

 

Durante a liberação dos hormônios da saciedade (grelina), você ainda está comendo e o cérebro ainda não recebeu a informação de que está cheio, a comunicação entre o cérebro (região do hipotálamo) e o fígado demora em média 20 minutos.

 

Sabe aquela mania de comer rapidinho para fazer outra atividade logo depois? É extremamente prejudicial, pois a sensação de estar satisfeito não acontecerá, logo comerá mais do que precisa.

 

Quando voltar ao trabalho estará com uma sensação de ter comido demais, causando fadiga, sonolência e menos disposição. Por isso, é importante mastigar devagar, o ato ativa a liberação e dá tempo do corpo liberar os hormônios.

 

Comer até se sentir 80% satisfeito é um hábito inteligente para que você não passe dos limites e sature o corpo em um longo processo digestivo.

 

Escolher alimentos ricos em fibras e de forma balanceada, como na alimentação japonesa é importante também.

 

Não adianta comer um hambúrguer gorduroso com a técnica do Hara Hachi Bu e achar que será saudável. Adote como uma filosofia de vida e os benefícios a longo-prazo serão recompensadores!

Benefícios em adotar o Hara Hachi Bu

Estudos apontam que doenças do coração em Okinawa são 80% menores comparado aos EUA, os casos de câncer são 50-80% menores. Fraturas em Okinawa tem 20% menos incidência do que na ilha principal do país.

 

Em Okinawa, pessoas que não seguem o Hara Hachi Bu e consomem mais comida processada do que as naturais, tem as mesmas tendências que americanos para desenvolver doenças.

 

Para melhor ilustrar a diferença, foi realizado um estudo com cerca de 100 mil japoneses que migraram para o Brasil e se adaptaram aos nossos hábitos alimentares, tiveram 17 anos a menos de expectativa de vida em relação a Okinawa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 13/09/2022 em 03:45, Torf disse:

Para melhor ilustrar a diferença, foi realizado um estudo com cerca de 100 mil japoneses que migraram para o Brasil e se adaptaram aos nossos hábitos alimentares, tiveram 17 anos a menos de expectativa de vida em relação a Okinawa

Sem questionar o estudo.

Mas morar no Brasil diminui expectativa de vida de forma multifatorial

 

No Brasil pós WW2 o Shindo Reimei matava japoneses que acreditavam que Japão havia perdido a guerra

Isso meio que caga expectativa de vida 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...