Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Disciplina Do Ferro


LocoDiablo

Posts Recomendados

"O fogo e o vento vêm do céu, dos deuses do céu, mas Crom é o seu Deus. Crom vive dentro da terra. Os gigantes viviam dentro da terra, Conan. E na escuridão do caos, eles enganaram Crom e dele tomaram o enigma do aço. Crom zangou-se e a terra tremeu. O fogo e o vento derrubaram os gigantes e lançaram seus corpos na água. Mas, em sua ira, os deuses esqueceram-se do aço e o deixaram no campo da batalha. E nós, que o encontramos, somos apenas homens. Nem deuses, nem gigantes, homens apenas.

Conan.jpg

O segredo do aço sempre carregou consigo um mistério. Deve aprendê-lo, jovem Conan. Deve aprender a sua disciplina, pois ninguém, ninguém neste mundo, é confiável. Nem os homens, nem as mulheres, nem as feras. Nisso, na espada, você pode confiar".

A Disciplina

Sentado ao lado de seu pai, no alto de uma montanha, estas foram as palavras que o jovem Conan atentamente ouviu seu pai proferir. Uma lição de vida ao jovem e futuro guerreiro. Conan seguiu a disciplina do aço e, graças a essa disciplina, ele conseguiu manter-se firme no objetivo único de vingar a morte de todo o seu povo cimério. Não fosse a disciplina, seu objetivo teria sido falho e totalmente inútil. A disciplina forja coisas em um homem, que podem fazer com que ele realize o objetivo mais impossível aos olhos dos que não acreditam que o impossível hoje pode não o ser mais amanhã.

Os bodybuilders da atualidade talvez tenham esquecido a disciplina do ferro ao lado do hack de agachamento, ou embaixo do banco de supino, mas acredito que a grande maioria da atualidade nem sequer aprendeu, antes mesmo de passar pela porta da academia. A forma de treino e alimentação utilizadas antigamente ainda persistem em pouquíssimos lugares comandados por antigos treinadores, ou seja, aquelas academias que sobrevivem ao longo dos anos sem serem tocadas pelos modismos atuais impostos pela indústria da "boa forma" - ou seria a indústria que vive dos que buscam a boa forma?

No ano de 1983, eu tinha 13 anos, 53kg e 1,80 de altura - um legítimo filé de borboleta e, pra complicar ainda mais, eu deixava meus cabelos crespos crescerem até o estágio "Black Power". Minha aparência era motivo de risos e gargalhadas, até o momento em que comecei a dar um jeito nisso e decidi não quebrar a cara de todo mundo, mas praticar algum esporte, para descarregar tal raiva. Isso me levou primeiramente a experimentar as lutas, mas logo conheci o treino com pesos e nunca mais o abandonei. Não me tornei Mr. Olympia, nem mesmo campeão estadual, mas já incomodei muito como treinador com meus atletas em diversos eventos, não só aqui no Brasil, mas lá fora também.

Quando comecei a tentar puxar ferro não existia internet, não existia Whey Protein, BCAA's, Creatina, Equipamentos modernos e coisas como livros sobre o assunto eram raros e, o mais incrível ainda, é que a famosa "Deca Grega" ainda não tinha sido inventada, talvez pelo simples fato de que o seu "fabricante" ainda não tinha nascido! Então surge uma pergunta: "Como, então, a galera daquela época ficava grande e definida"? A resposta única vem da palavra DISCIPLINA. Os treinos no passado eram de verdade.

Arnold.jpg

Levantametos básicos continuam sendo verdadeiramente Funcionais

O Treinamento

Sim, no passado treinava-se de verdade! Ainda há muitos bodybuilders que seguem as regras da "Old School", que ainda treinam de verdade - e são eles os que sempre ocupam o lugar mais alto do pódio e, mesmo quando não o fazem, respeitam seu adversário e o cumprimentam pela vitória. Atitude hoje não muito vista em palcos de eventos, não só a nível nacional, mas em mundiais também, tal atitude chamada REPEITO ao adversário. No passado, o conceito BODYBUILDER era levado mais a sério e construir, lapidar, forjar o físico era o que se buscava. Construir o que ainda não existia - músculos! Depois, lapidar tais músculos e, finalmente, levá-los à forja extrema, para que eles fossem gravados em seu código genético para sempre e durassem até os últimos dias de sua vida. Hoje parece que tal fórmula mudou e escuto sempre: "Vou tomar um stano pra trincar, um clembuterol para definir e uma deca grega pra blindar".

Infelizmente, o que vai trincar e quebrar será a cara e o bolso desses indivíduos, que optam pelo RESULTADO antes do TREINO. Quero deixar bem claro - e espero que muitos me odeiem por isso: RESULTADO só existe antes do TREINO no dicionário! Posso não ter sido campeão estadual ou nacional de bodybuilding, mas o pouco de bíceps que carrego é meu e não de uma ampola!

Na internet há várias comunidades em sites de relacionamento, que tratam do assunto TREINO com a maior "seriedade" e posso dizer com certeza que, se algum dia você postar algo perguntando sobre qual a octanagem ideal para um combustível de foguete que irá para Marte, pode ter certeza de que tais moderadores de fórum e experts em treino, deita, suplementação e uso de drogas terão a resposta para a tua pergunta, antes mesmo que a NASA publique algo. Assim como o pai de Conan disse ao jovem guerreiro que não confiasse em homens, mulheres e feras, eu peço a você que deseja seriamente tornar-se um verdadeiro bodybuilder para não acreditar em tais "feras" da internet, a não ser que os mesmos provem dentro da academia, na barra de agachamento, suas teorias e metodologias. Treinar significa entrar na academia feito um cavalo que puxa uma carroça. O cavalo usa um acessório chamado cabresto, que aqui no Sul, algumas vezes, o pessoal chama de "óculos do cavalo". Ele serve para direcionar o cavalo para onde você deseja - puxando a rédea para a direita, ele se desloca para a Direita, puxando para a esquerda ele se desloca para a Esquerda e se você mantiver a rédea reta, ele anda sempre em FRENTE.

É assim que você deve andar dentro da academia SEM OLHAR PARA OS LADOS E SEMPRE EM FRENTE, RUMO AO SEU OBJETIVO. Sempre buscando a vitória, ao invés de bundas e som alto. Reveja seu treino e veja se a "Old School" está presente nele. Tem agachamento com barra livre, ao invés da barra guiada? Não? Então está errado! Tem desenvolvimento com barra ao invés de máquina estilosa? Não? Outro erro! Tem Levantamento Terra? Não? Rosca Direta? Supino reto com barra? Se os básicos não estiverem presentes em uma série, como atingir em cheio as grandes massas?

Os exercícios básicos são completos, ou seja, atingem direta e indiretamente vários músculos. Usar caneleiras na posição de 4, tentando obter o glúteo dos sonhos, é uma ótima maneira de aumentar a frequência masculina na academia; é um exercício que chamo de "comercial". Agachar com um balde em sua frente, que pode ser enchido com vômito a qualquer momento, é algo desagradavel e difícil de se executar, uma experiência de vida, mas é algo completo, algo que atinge várias unidades motoras no glúteo e coxas quando bem feito, algo que não é apenas funcional e, sim, que FUNCIONA pra valer! Insisto sempre nos básicos, para que meus atletas sejam sempre completos. Peço que revise seus treinos e poderá infelizmente, descobrir que está sendo sabotado por alguém: VOCÊ!

Artigo escrito por: Alexandre Roberto de Melo

Presidente FEGAMA/NABBA-RS

Fonte

Go hard or go home!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...