Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(HOMA BETA) Devo me preocupar?


Bruno Zartins

Posts Recomendados

Senhores, boa noite.

 

Sei que o ideal seria procurar um médico, porém devido a pandemia estou passando longe de hospital.

Fiz por conta exame para ver meu HOMA IR e meu HOMA BETA. 

Quanto ao Homa Ir, tudo ok, valor de 0,9.

 

Porém o Homa Beta me chamou atençao, a faixa normal é de 167 a 175, e o meu deu apenas 41,70.

 

 

Homa Ir sei que está relacionado a sensibilidade a insulina, mas e o Homa Beta? Alguém que entenda sobre pode dar um help aqui? 

Obs. Minha Glicemia tbm estava dentro do limite

 

Valeuuu

Editado por Bruno Zartins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 27/08/2021 em 22:49, Bruno Zartins disse:

Senhores, boa noite.

 

Sei que o ideal seria procurar um médico, porém devido a pandemia estou passando longe de hospital.

Fiz por conta exame para ver meu HOMA IR e meu HOMA BETA. 

Quanto ao Homa Ir, tudo ok, valor de 0,9.

 

Porém o Homa Beta me chamou atençao, a faixa normal é de 167 a 175, e o meu deu apenas 41,70.

 

 

Homa Ir sei que está relacionado a sensibilidade a insulina, mas e o Homa Beta? Alguém que entenda sobre pode dar um help aqui? 

Obs. Minha Glicemia tbm estava dentro do limite

 

Valeuuu

homa-beta e um indicador da atividade do pancreas, quando esta abaixo da média é indicativo de que as células do pâncreas não estão funcionando corretamente ou seja nao há insulina o suficiente para regular sua glicemia.

Porem e complicado afirmar pois eles fornecem um valor de referencia porém pode variar de acordo com índice de massa corpórea. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2021 em 22:49, Bruno Zartins disse:

Senhores, boa noite.

 

Sei que o ideal seria procurar um médico, porém devido a pandemia estou passando longe de hospital.

Fiz por conta exame para ver meu HOMA IR e meu HOMA BETA. 

Quanto ao Homa Ir, tudo ok, valor de 0,9.

 

Porém o Homa Beta me chamou atençao, a faixa normal é de 167 a 175, e o meu deu apenas 41,70.

 

 

Homa Ir sei que está relacionado a sensibilidade a insulina, mas e o Homa Beta? Alguém que entenda sobre pode dar um help aqui? 

Obs. Minha Glicemia tbm estava dentro do limite

 

Valeuuu

 

Bem-vindo ao fórum Bruno,

 

   Os indicadores HOMA, desde sua criação variam seus valores padronizados, às vezes a depender do laboratório. Por isso é importante serem solicitados os exames básicos de insulina e glicemia em jejum. Com estas duas leituras, você pode calcular tanto o homa-ir quanto o homa-beta por meio das seguintes fórmulas:

1) homa-ir = glicemia em mmol/L x insulina / 22,5

2) homa-beta = 20 x insulina / (glicemia em mmol/L - 3,5)

 

   Como não é comum para nós trabalharmos com valores de glicemia em mmol/L, é necessário a aplicação da seguinte fórmula de conversão para obtermos valores de glicemia mais comumente lidos por aqui, que é em mg/dL:

3) glicemia em mg/dL = glicemia em mmol/L x 18,018

 

   Brincando com estas três fórmulas cheguei ao que pode ser seus valores de glicemia em jejum e de insulina, já que você disse os resultados dos dois exames, o que é um sisteminha de duas equações a duas incógnitas.

   Acho que seus valores são: 3,8 uIu/ml de insulina e 5,3 mmol/L de glicemia em jejum. Convertendo esta glicemia dá uns 96 mg/dL.

 

   E é por meio destes dois valores - glicemia e insulina - que um endócrino costuma traçar, juntamente com outras análises, um panorama de seu metabolismo. Por isso eu duvido que um profissional vá sair enquadrando você neste ou naquele caso.

 

   Em geral, é gastar dinheiro à toa ao se pedir exames de HOMA-IR ou HOMA-BETA, pois eles podem ser calculados como mostrei pra você, sendo que ambos não são capazes de proporcionar ao médico a mesma relevância e significado que insulina e glicemia - que são as variáveis originadoras (vide equações 1 e 2 ) - conseguem dar.

   LDL, por exemplo, é um outro exame em que a gente gasta dinheiro à toa, pois ele é calculado por meio de uma fórmula matemática que usa colesterol total, triglicérides e HDL, geralmente pedidos na mesma bateria de exames.

 

   E aí eu chego onde eu queria: seu homa-beta deu abaixo do esperado. A pergunta é "e que mais, que outras informações estão disponíveis"?

 

   Exemplos de outras análises e informações importantes que talvez um endócrino deva perguntar pra você: peso, altura, idade, diâmetro de cintura, de quadril, colesterol total, triglicérides, colesterol HDL, Apo B, além dos citados glicemia e insulina em jejum. A depender de tais resultados, talvez ele peça uma curva glicêmica e peptídeos C.

 

   Só aí é que talvez ele se sinta melhor pra dizer coisas boas ou ruins, pois homa-ir serve como indicador de resistência à insulina e homa-beta serve como um dos indicadores que informam seu potencial de secretar insulina e sim, infelizmente um homa-beta baixo junto com outros resultados, pode dar a entender que o paciente esteja com uma produção insuficiente de insulina. E aí, pra assustar de vez, digo o seguinte: o diabetes tipo lada costuma surgir desta forma, ou seja, a secreção de insulina começa a diminuir gradativamente ao longo dos anos.

 

   Se quiser esquecer tudo o que escrevi e se você se sentiu encagaçado: vá a um endócrino de confiança. Preste atenção neste "de confiança", pois dia desses apareceu um colega aqui comentando de uma endócrino que queria vender pra ele umas injeções de glucagon a um brezinho amiguim...

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...