Postado 31/12/2020 às 03:09 12/31, 2020 Pessoal eu tenho uma dúvida já a um bom tempo. Sei que é a realidade de muita gente dormir 6~5horas por noite, a minha dúvida é se isso tem um impacto muito grande na saúde e na evolução, tanto para emagrecer quanto para ganhar massa??? Não sei se há um tópico específico sobre isso, então peço que perdoem se já houver, faz longos 2 anos que não apareço por aqui.
Postado 31/12/2020 às 03:19 12/31, 2020 Não, é outro mito da matrix também. Durma quanto precisar para seu descanso. Se for 8hrs, ok. Se for 4hrs, ok.
Postado 31/12/2020 às 04:45 12/31, 2020 Acredito que seja multifatorial, não creio que apenas a falta de sono comprometa seus resultado, porém se essa falta de sono atrapalhe seu treino, sua progressão de carga, disposição, dieta, motivação... Creio q sim. Eu por exemplo em cutting sinto muito sono e se eu n durmo direito n treino direito, não faço o cárdio como deveria ser feito, escapo mais da dieta e sinto q meu corpo entra num modo de ''reserva de energia'', já nos dias de sono regulado some tudo isso, então no meu caso sim, o sono é diretamente ligado ao shape. Tenta analisar a sua situação e ver como seu corpo responde, tem muita gente q realmente não precisa de várias horas de sono.
Postado 31/12/2020 às 05:33 12/31, 2020 O sono é algo extremamente importante. Há os que acreditam, como por exemplo o autor e professor brasileiro/italiano Prof. Pierluigi Piazzi, que é durante o sono que ocorre a consolidação do aprendizado e que uma hora de estudo seguida de uma boa noite de sono é mais eficaz para o aprendizado que virar a noite estudando. Dia desses eu abri um tópico sobre estudos em atletas escolares que relacionou menos sono a mais lesões: Um estudo encontrou relação entre dormir menos e menos ganhos. Outro estudo ligou dormir menos a piores performances no treino. Mais tarde vou criar mais tarde um tópico que analisa esses estudos. Vou criar também um tópico que analisas as desvantagens do sono polifásico, que é quando ao invés de dormir tudo de uma vez, você "picota" seu sono durante o dia. Estudos mostram que isso é uma estratégia pouco eficiente. Resumindo: sim, dormir pouco provavelmente vai ter um impacto negativo. Se vai ser muito grande, eu não sei, mas tudo que ando lendo sobre sono (estudos e artigos) recomenda pelo menos 7 horas.
Postado 31/12/2020 às 11:26 12/31, 2020 Sim mano, e eu sou a prova viva! Tive que fazer alguma adaptações na minha rotina pra dormir um pouco mais e nossa, como o treino RENDE agora! Mas você pode buscar também uma resposta mais técnica em artigos.
Crie uma conta ou entre para comentar