Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

inflamação crônica e obesidade - descifrando

Posts Recomendados

Postado

Oi pessoal tudo bem com vocês, fiz um video no qual abordo o seguinte tema: Obesidade e inflamação crônica (porque um individuo obeso é inflamado e o porque isso provoca a resistencia a leptina e também resistência a insulina? , aqui deixo o link para que (caso você tenha interessa, possa assistir): 

, mas PRIMEIRAMENTE NAO QUERO PROMOVER O MEU CANAL AQUI que isso fique claro tá? :D quero compartilhar/ajudar as pessoas transmitindo o meu conhecimento, dito isso aqui deixo um texto escrito por mim para que vocë entendem o video (texto complemetario), segue abaixo o mesmo:

Antes de começar gostaria de dizer que cometi alguns erros de gravação, algumas pequenas confusões ao relacionar certas coisas, é difícil quando você não pode editar o vídeo e não pode se permitir alguns erros porque você corrige nas edições, não ia pendurar mas espero que Eu gosto de você :) O tema abordado neste vídeo corresponde à inflamação crônica em indivíduos obesos. A obesidade segundo a OMS é caracterizada por um quadro clínico causado por excesso de gordura colocando em risco a saúde do paciente, esse quadro pode levar a comorbidades entre as quais podem estar resistência à leptina e insulina, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, entre outras . A obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, pode ser causada por diversos fatores, entre eles o sedentarismo, o desequilíbrio crônico do balanço energético (ingestão energética mantida por longo período), entre outros como o meio ambiente, fatores culturais, expressão de certos genes (nutrigenética, podemos estar predispostos a expressar certos genes), fatores sociais e econômicos, etc. Inflamação crônica (não é uma inflamação aguda, isso ocorre quando, por exemplo, fazemos uma atividade física / exercício, a inflamação aguda neste caso é importante e interessante porque provoca adaptações e modificações celulares resultando em uma maior capacidade oxidativa, maior capacidade antioxidante, etc. Voltando ao tópico principal, a inflamação crônica pode se originar por meio de 2 vias de ativação, uma via é a inflamação dos adipócitos e a outra via é a ativação / estimulação dos receptores PRRs.

1 - A inflamação dos adipócitos causa inflamação crônica, ou seja, a hiperplasia e hipertrofia dos adipócitos causam necrose celular dessas células, já que ocorre uma hipóxia por falta de oxigênio, esse oxigênio é liberado pelos capilares . Não ocorrendo então esta entrega de oxigênio às células do tecido adiposo, ocorrendo assim uma morte celular não programada (não é uma apoptose). Quando essas células morrem devido à hipóxia, os macrófagos M1 vêm e "comem" esses restos celulares. Quando esse fenômeno ocorre, os macrófagos liberam moléculas pró-inflamatórias no sangue, como tnf-alfa ou fator de necrose tumoral.

2 - Outro fator que causa o estado inflamatório em indivíduos obesos é a ativação ou estimulação de PRRs (receptores que reconhecem padrões moleculares associados a patógenos) ou simplesmente o receptor PAMP. Os receptores mais estudados ou alguns dos mais estudados hoje são o TLR 4 e o NLRP 3, o TLR 4 ou o receptor toll-like 4 é um receptor de membrana (localizado nas membranas), dito receptor é estimulado por bactérias, lipopolissacarídeos , ácidos graxos saturados e moléculas pró-inflamatórias, como tnf-alfa, quando TLR-4 é "ativado" ocorre uma fosforilação de um fator de transcrição chamado NFKB, uma fosforilação é uma reação em que uma molécula é fosforilada (perde um átomo fósforo), isso aí acontece com o NFKB, já falei que essa molécula é um fator de transcrição, e vocês podem se perguntar .. O que é um fator de transcrição? Basicamente, é uma molécula de proteína capaz de modular a transcrição de determinados genes, essas moléculas se ligam ao DNA causando a síntese de certas moléculas e neste caso quando o NFKB é fosforilado, essa molécula é ativada produzindo a transcrição de um receptor denominado NLRP3 (receptor localizado no citosol celular), o NFKB ativado e fosforilado também é responsável pela síntese de proteínas pró-inflamatórias por meio da transcrição do DNA. Essa sinalização de DNA é realizada pelo TLR 4, ou seja, quando o tlr4 é ativado, ele fosforila o NFKB e o NFKB transcreve o nlrp3, sendo a primeira sinalização da formação do inflamassoma, complexo proteico que causa piroptose e morte celular. Um indivíduo obeso está em uma alça inflamatória, pois, como mencionei antes, os adipócitos hipertrofiados e hiperplásmicos são necrotizados devido à morte celular causada por uma disfunção dos capilares na entrega de oxigênio a essas células, a referida necrose causa secreção de moléculas pró-inflamatórias, essas moléculas estimulam TLR4 causando mais moléculas pró-inflamatórias, etc. Na verdade, a resistência à insulina e leptina em indivíduos obesos, um dos fatores que causam essas comorbidades é essa ativação de tlr4 (assunto para outro vídeo, mas basicamente a referida estimulação causa uma modificação dos receptores de insulina e leptina), etc. Espero que tenham gostado, qualquer dúvida aqui estou :)

Diàrio do Phsyco: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/156296-diario-do-phsyco-off-season/

Realizem o sonho de vocês, porque vocês também estarao realizando o meu. Vejo e faço, vim e venci.

NUTRIÇAO DESCOMPLICADA COM Igor Severiano: https://youtube.com/channel/UChf_phpUXmd5rcekQiaQ5fQ

Postado

Não vi o vídeo por estar no trampo mas o texte já é contribuição de alto nível!

Não é atoa que os melhores nutris e coachs vão além do défcit calórico. Muito obeso tem dificuldade por isso. A inflamação desregula certos eixos hormonais como leptina e grelina e isso acaba fazendo o obeso ter dificuldade em seguir a dieta.

Postado
  • Autor
5 horas atrás, surf disse:

Não vi o vídeo por estar no trampo mas o texte já é contribuição de alto nível!

Não é atoa que os melhores nutris e coachs vão além do défcit calórico. Muito obeso tem dificuldade por isso. A inflamação desregula certos eixos hormonais como leptina e grelina e isso acaba fazendo o obeso ter dificuldade em seguir a dieta.

Oi maninho, fico feliz de que você tenha gostado (mesmo o texto contendo algumas incoêrencias, eu traduzi o texto do espanhol, traduzir palavra por palavra ia dar trabalho hehe) obrigado mesmo, estou aqui para somar e é aquilo né cara quem considera esses detalhes de perder ou ganhar peso/massa muscular somente um simples número està destinado a fracassar, estresse oxidativo, disfuncao mitocondrial, ciclo fome-saciedade, temos que olhar o interior da coisa, obesidade é foda, irei escrevendo vàrios posts e postando videos no youtube também :D forte abraço mesmo, estamos juntos

Diàrio do Phsyco: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/156296-diario-do-phsyco-off-season/

Realizem o sonho de vocês, porque vocês também estarao realizando o meu. Vejo e faço, vim e venci.

NUTRIÇAO DESCOMPLICADA COM Igor Severiano: https://youtube.com/channel/UChf_phpUXmd5rcekQiaQ5fQ

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.