Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testo baixa e SHBG baixo.


Dadesko

Posts Recomendados

Olá! Relatei aqui faz algum tempo quando fiz um exame minha testo bateu na casa dos 150ng/DL, sendo que sempre fui natural e não estava com o eixo comprometido. Acontece que o médico receitou 3mL de Durateston, sendo 1mL a cada 2x. Segundo ele era pra ver se meu corpo voltava a produzir naturalmente já que ele, suponho eu, não identificou nenhum característica de hipogonadismo. Fui em uma outra endócrina e ela pediu novos exames, incluindo SHBG, FSH e LH.

FSH e LH estão dentro dos padrões do laborátorio mas beeeem colados na margem de baixo.

 

SHBG: 6,0 nmol/L - Ref: 14,6 a 94,6 nmol/L
Testo: 151 ng/dL - Ref: 165 a 753 ng/dL.
Testo livre: 5,30 ng/dL - Ref: 3,03 a 14,80 ng/dL

O que seria a causa disso? Talvez efeitos da testo? Minha última aplicação já faz algo em torno de 2 meses. Vale lembrar que estou acima do peso, aproximadamente 25% de BF e não sou diabético. A endócrina, inclusive, me indicou uma nutricionista. Segundo ela minha testo vai aumentar conforme eu perco gordura mas a pergunta é: vai ser um aumento significativo em cima desses 151ng/dL?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Estar acima do peso é uma das possibilidades da testosterona estar baixa.

 

Definitivamente não é devido ao uso da Durateston. Poderia ser algum problema diretamente relacionado ao eixo hormonal, alguma parte pode estar comprometida e não dando o feedback de forma correta - não sei se um problema desses causaria hipogonadismo.

 

Mas FSH e LH baixos indicariam um eixo suprimido e que você não está produzindo testosterona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Dadesko disse:

Olá! Relatei aqui faz algum tempo quando fiz um exame minha testo bateu na casa dos 150ng/DL, sendo que sempre fui natural e não estava com o eixo comprometido. Acontece que o médico receitou 3mL de Durateston, sendo 1mL a cada 2x. Segundo ele era pra ver se meu corpo voltava a produzir naturalmente já que ele, suponho eu, não identificou nenhum característica de hipogonadismo. Fui em uma outra endócrina e ela pediu novos exames, incluindo SHBG, FSH e LH.

FSH e LH estão dentro dos padrões do laborátorio mas beeeem colados na margem de baixo.

 

SHBG: 6,0 nmol/L - Ref: 14,6 a 94,6 nmol/L
Testo: 151 ng/dL - Ref: 165 a 753 ng/dL.
Testo livre: 5,30 ng/dL - Ref: 3,03 a 14,80 ng/dL

O que seria a causa disso? Talvez efeitos da testo? Minha última aplicação já faz algo em torno de 2 meses. Vale lembrar que estou acima do peso, aproximadamente 25% de BF e não sou diabético. A endócrina, inclusive, me indicou uma nutricionista. Segundo ela minha testo vai aumentar conforme eu perco gordura mas a pergunta é: vai ser um aumento significativo em cima desses 151ng/dL?

eu respeito o conhecimento médico de modo geral, mas vamos colocar em termos lacônicos:

 

1) testosterona exógena não é tratamento pra melhorar a produção hormonal natural. o que vem de fora, inibe as gonadotrofinas (LH,FSH) causando diminuição da tua testosterona intratesticular. O médico errou feio nessa conduta, ele não acertou contigo. tu só tem 16 anos, teu valor de testosterona está muito abaixo da curva laboratorial pra tua idade...

 

tu tem exame antigo pra comparar? sempre foi assim? pra tratar lh/fsh baixos, se usa doses pequenas de SERM como tentativa de estimular GnRH, LH, FSH (tamoxifeno ou clomifeno)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Receitou testo para recuperar o eixo? Meu ovo.

Você tem 16 anos e provavelmente tá se envolvendo com anabolizantes por conta própria.

 

Médico nenhum iria te prescrever um fármaco desse nessa idade, sem verificar causas antes, por mais incompetente que esse médico seja.

 

12 horas atrás, matheuskr disse:

1) testosterona exógena não é tratamento pra melhorar a produção hormonal natural. o que vem de fora, inibe as gonadotrofinas (LH,FSH) causando diminuição da tua testosterona intratesticular. O médico errou feio nessa conduta, ele não acertou contigo. tu só tem 16 anos, teu valor de testosterona está muito abaixo da curva laboratorial pra tua idade...

 

 

É mais fácil acreditar que ele está mentindo, do que acreditar que um médico seria burro a esse ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lucasbsilva9 disse:

Receitou testo para recuperar o eixo? Meu ovo.

Você tem 16 anos e provavelmente tá se envolvendo com anabolizantes por conta própria.

 

Médico nenhum iria te prescrever um fármaco desse nessa idade, sem verificar causas antes, por mais incompetente que esse médico seja.

 

 

É mais fácil acreditar que ele está mentindo, do que acreditar que um médico seria burro a esse ponto.

Ele tem 21 anos agora, de acordo com outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, BRrodrigo disse:

Ele tem 21 anos agora, de acordo com outro tópico.

 

Aí já muda um pouco... e.e


Mas continua sendo difícil de acreditar.

É só a minha visão.

 

Já fui em um monte de médico, nenhum NÃO sabia disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2020 em 00:04, Mr Nobody disse:

Estar acima do peso é uma das possibilidades da testosterona estar baixa.

 

Definitivamente não é devido ao uso da Durateston. Poderia ser algum problema diretamente relacionado ao eixo hormonal, alguma parte pode estar comprometida e não dando o feedback de forma correta - não sei se um problema desses causaria hipogonadismo.

 

Mas FSH e LH baixos indicariam um eixo suprimido e que você não está produzindo testosterona.

Pensei em algo desse tipo. Eu tive uma puberdade precoce e tenho características masculinas desenvolvidas, então não creio que seja hipogonadismo (só se aconteceu algo que desencadeou isso de um tempo pra cá).

 

 

Em 10/06/2020 em 01:16, matheuskr disse:

eu respeito o conhecimento médico de modo geral, mas vamos colocar em termos lacônicos:

 

1) testosterona exógena não é tratamento pra melhorar a produção hormonal natural. o que vem de fora, inibe as gonadotrofinas (LH,FSH) causando diminuição da tua testosterona intratesticular. O médico errou feio nessa conduta, ele não acertou contigo. tu só tem 16 anos, teu valor de testosterona está muito abaixo da curva laboratorial pra tua idade...

 

tu tem exame antigo pra comparar? sempre foi assim? pra tratar lh/fsh baixos, se usa doses pequenas de SERM como tentativa de estimular GnRH, LH, FSH (tamoxifeno ou clomifeno)

Eu tenho 22 atualmente, não mudei no perfil desde que criei. Também achei o método estranho mas, segundo ele, ele queria estimular pra ver se meu corpo voltaria a produzir, talvez pelo motivo citado acima. Não entendo sobre, mas sei que testo exógena vai inibir a produção natural. O problema é que a testo voltou pro mesmo patamar, não abaixou e nem aumentou. Parece que meu corpo simplesmente não quer "sair da zona de conforto".

Infelizmente não tenho exame antigo pra comparar. Posso te falar que, quando mais novo, era mais ativo e menos desanimado. Tinha mais libido (como citei acima, comecei a ter acne e barba com uns 11 anos). Não sei se é válido, mas notei um acúmulo de peso nas "pochetes" após me medicar com um corticóide pra uma infecção na garganta.

 

Em 10/06/2020 em 14:14, lucasbsilva9 disse:

Receitou testo para recuperar o eixo? Meu ovo.

Você tem 16 anos e provavelmente tá se envolvendo com anabolizantes por conta própria.

 

Médico nenhum iria te prescrever um fármaco desse nessa idade, sem verificar causas antes, por mais incompetente que esse médico seja.

 

 

É mais fácil acreditar que ele está mentindo, do que acreditar que um médico seria burro a esse ponto.

Relaxa aí. Por que diabos eu iria mentir num fórum como anônimo? Eu simplesmente esqueci de mudar a idade do perfil e o médico no caso não é um endocrinologista, mas é um coach de atletas aqui na cidade. Fui nele porque não tinha nenhum endócrino nos dias que precediam a minha volta pra cidade que estudo (no começo da pandemia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Citar

 

Em geral, uma massa hipofisária tem maior probabilidade de envolver os corticotrofos (ACTH) e tireotrofos (TSH), o que é comum nesses casos, além do hipogonadismo com insuficiência adrenal ou hipotireoidismo.

Dentre as principais etiologias adquiridas de hipogonadismo hipogonadotrófico, estão as seguintes:

               hiperprolactinemia: pode causar supressão de secreção de gonadotrofinas;

               uso de análogos de GnRH por longo prazo;

               uso de esteroides gonadais;

               uso de corticosteroides por longo prazo ou síndrome de Cushing de outras etiologias; os altos níveis de corticosteroides podem cursar com supressão de gonadotrofinas e testosterona;

 

Pesquisando, achei isso acima. É uma das causas de hipogonadismo hipogonadotrófico. Me mediquei com um corticóide, como citei pro amigo ali em cima, durante um tempo por conta de uma infecção na garganta. Não me lembro exatamente o nome e nem o tempo de uso, mas vou tentar achar a receita que o médico da faculdade passou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Dadesko disse:

Pensei em algo desse tipo. Eu tive uma puberdade precoce e tenho características masculinas desenvolvidas, então não creio que seja hipogonadismo (só se aconteceu algo que desencadeou isso de um tempo pra cá).

 

 

Eu tenho 22 atualmente, não mudei no perfil desde que criei. Também achei o método estranho mas, segundo ele, ele queria estimular pra ver se meu corpo voltaria a produzir, talvez pelo motivo citado acima. Não entendo sobre, mas sei que testo exógena vai inibir a produção natural. O problema é que a testo voltou pro mesmo patamar, não abaixou e nem aumentou. Parece que meu corpo simplesmente não quer "sair da zona de conforto".

Infelizmente não tenho exame antigo pra comparar. Posso te falar que, quando mais novo, era mais ativo e menos desanimado. Tinha mais libido (como citei acima, comecei a ter acne e barba com uns 11 anos). Não sei se é válido, mas notei um acúmulo de peso nas "pochetes" após me medicar com um corticóide pra uma infecção na garganta.

 

Relaxa aí. Por que diabos eu iria mentir num fórum como anônimo? Eu simplesmente esqueci de mudar a idade do perfil e o médico no caso não é um endocrinologista, mas é um coach de atletas aqui na cidade. Fui nele porque não tinha nenhum endócrino nos dias que precediam a minha volta pra cidade que estudo (no começo da pandemia).

quanto tempo tu usou corticóide de uso sistêmico e qual era ele? os corticóides alteram o eixo HPA, não o eixo HPT. como eles fazem mimica (ou até são mais potentes) que o nosso cortisol produzido pela nossa glândula adrenal, com o tempo ela pode parar de funcionar direito e quem fica no "comando" são as doses exageradas de cortisona sintética que o indivíduo usa. pra isso ocorrer, tem que abusar...não é passar uma pomadinha ou tomar um xarope por 3 dias.

 

o médico errou contigo, não se prescreve testosterona sintética pra estimular níveis endógenos (naturais) de testosterona. se prescreve ou SERM ou análogos do LH/FSH (HCG e HMG - momentaneamente causam downregulation no LH/FSH, depois volta ao normal). recentemente tem sido discutido em alguns simpósios e congressos da área da saúde o uso de inibidor de aromatase, pra conservar a testosterona endógena e manter os testiculos funcionando. Infelizmente, na prática clínica, o estradiol (E2) também é necessário pra libido...dai não adianta a testosterona estar em 1000ng/dl e o estradiol jogado no chão, os sintomas não vão melhorar. Esse último como opção é bem problemático.

 

Só se usa testosterona exógena quando a hipófise e os testiculos não tem mais capacidade de ajudar a pessoa a produzir níveis otimizados de testosterona, mesmo com estimulos daqueles fármacos que mencionei acima. Nesse caso, a pessoa tem que entrar em TRT. Não quero falar mal do teu médico, mas ele errou nisso.  

se tu tivesse cushing, tu teria bastante chances de ter rosacea. tu tem a pele avermelhada e ganho acentuado de peso? é um dos sintomas mais comuns do cushing...

isso tudo com a obesidade no centro da fase e na região abdominal...há quem use o termo "centripeta", mas cá entre nós...estamos falando de um ser humano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...