Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quem foi o maior GÊNIO da música de todos os tempos?


iamhope

Posts Recomendados

Enfim, a questão é simples e direta: quem foi o melhor músico/compositor de todos os tempos na sua opinião? Por quê?

Eu penso que o melhor de todos os tempos foi Wolfgang Amadeus Mozart, e eis o porquê ...

- Mozart viveu pouco, morreu aos 35 anos. Ainda assim, o volume de produção musical dele foi completamente absurdo! Mozart produziu mais de 600 composições musicais, totalizando cerca de 200 horas de música.

-  Em termos de talento musical, Mozart foi uma aberração da natureza desde as fraldas. Ele conseguia aprender, aos 4 anos de idade, uma música no piano em apenas 30 minutos (eu demorei várias semanas para dominar "brilha brilha estrelinha" quando eu tinha 10 anos UHAeuhAe). Aos 6 anos ele começou a compor, aos 8 escreveu a sua primeira sinfonia e aos 11 anos a primeira opera. Além disso, enquanto ele ainda era criança, Mozart e sua família rodaram a Europa se apresentando em diversos locais importantes como a corte francesa e o Vaticano.

- Ele tinha um dom raro (até mesmo entre músicos) chamado de ouvido absoluto. Ele conseguia transcrever as notas de músicas inteiras apenas de ouvido. Consta na história que ele foi o primeiro individuo a piratear uma música. Aos 14 anos de idade, enquanto ele ouvia uma missa na Capela Sistina, Mozart memorizou as notas de uma música guardada a sete chaves pelo Vaticano (era uma música que era tocada apenas dentro da Capela Sistina durante a pascoa) e transcreveu ela inteirinha pro papel quando chegou em casa. A música se chama Allegri Miserere.

- Ele foi nomeado pela revista Time como um dos 10 principais indivíduos do último milênio, numa lista que inclui Einstein, Shakespeare, Martin Luther King, etc

- Ele foi um dos poucos compositores a escrever obras-primas em praticamente todos os formatos de música clássica: sinfonias, operas, corais, sonatas, etc. Além disso, ele empregou praticamente todos os instrumentos musicais disponíveis em seu tempo.

- As composições de Mozart possuem um caráter universal que atravessou os tempos, elas misturam uma combinação rara de elegância e paixão que de fato as tornaram eternas. Até hoje elas são apreciadas pelas pessoas além de serem largamente utilizadas na indústria: filmes, séries, marketing, propagandas, etc. Provavelmente não existe nenhuma pessoa nesse planeta que nunca tenha ouvido alguma de suas composições, como, por exemplo, as Bodas de Fígaro.

 

https://www.youtube.com/watch?v=UF3kCxVj1Es

 

Editado por iamhope
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 3 semanas depois...

Entendo como "gênios da música" pessoas com um avançado intelecto musical, e com importantes contribuições. Mozart, sem dúvidas, foi um grande pioneiro no conceito "música" e com uma inteligência indescritível.

Agora, compartilhando um pouco sobre minha opinião, sou um amante do rock and roll e música brasileira. Diante ao exposto, citarei alguns gênios da música dos respectivos gêneros.

 

Na década de 60, consigo identificar um grande produtor e uma grande banda.

 

Brian Wilson, é o primeiro. Produtor do The Beach Boys, Brian, conseguiu elaborar um álbum que continha vários experimentais (Pet Sounds), como latas, sucata, etc, que revolucionaram a inserção de tais objetos na música. Resalvo que Brian tinha apenas uma pequena audição em um dos ouvidos, rsrs. Fica a recomendação do filme do artista: The Beach Boys: Uma História de Sucesso.

 

The Beatles, são o segundo. A cara estampada do Rock, REVOLUCIONOU o que conhecemos de música atualmete, sim, posso escrever uma dissertação enorme de como seria o mundo sem os Beatles (Yesterday o Filme me ajuda nisso, rsrs). A fim de poupar-me, recomendo-lhe um documentário exelente para firmar minha fala. https://www.skoob.com.br/livro/video/the-beatles-a-biografia/2310/3V6JCvdVYwY

 

Falando de Brasil ??, o samba, gênero inspirado dos batuques angolanos e "congaianos", abriu portas para uma porr#da de gêneros como o samba-carioca, bossa nova e até um funk. Ressaltando algumas figuras importantes, Tia Ciata foi uma das responsáveis pela  sedimentação do samba, que em 1917 tinha suas faixas gravadas por telefone ?. Caminhando mais um poquinho, fecho minha fala citando Milton Nascimento e toda a galera do clube da esquina! (Minas é o fluxo). Milton, o mineirinho de Três Pontas, é bem reconhecido internacionalmente e nos apresenta até hoje ser um instrumentista de ponta e com uma voz inexplicável, comparada à cantoras Francesas da época. Ele e sua turma foram importantíssimos para popularizar o movimento que é a cara do Brasil, o MPB. Um movimento que amo de paixão e que dá muito valor à nossa música pela complexidade de arranjos e acordes (e bota difícil nisso, pois eu, como instrumentista, custo a tirar uma música, kkk).

 

Espero que a resposta tenho sido proveitosa. Um pouquinho da minha opinião!

Abraços, ☺️!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra responder essa pergunta , primeiramente temos que definir oque é gênio, posteriormente devemos definir oque seria gênio no contexto musical.

 

Partindo do princípio que gênio no contexto musical é alto relativo, então é óbvio que não há uma única resposta, e sim várias, mas nenhuma está errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...