Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida: Bioimpedancia x adipometro


Duke Devlin

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite! 

 

Estou malhando ha cerca de 6 meses e estou fazendo acompanhamento com nutricionista. Ela faz a medicao de bf com adipometro e de acordo com os calculos dela, em 6 meses meu bf variou de 27% para 16%. Ai agora com 6 meses de academia, me solicitaram que fizesse a avaliacao fisica na academia e la medem o bf por bioimpedancia. Quando tinha comecado na academia, fiz a avaliacao e apontou 25%, bem proximo do valor medido pela nutricionista (27%) mas nessa avaliacao de agora, o resultado foi 21%, ai a diferenca pro da nutricionista ja foi bem grande, Pelos calculos da nutricionista, nesses 6 meses ganhei 8kg de massa magra e perdi 11kg de gordura enquanto no calculo da academia, ganhei 1kg de massa magra e perdi 4kg de gordura. Tenho 190cm de altura e meu peso variou de 101kg para 98kg nesses 6 meses.

 

Enfim, fiquei na duvida de qual deles está mais perto da realidade pois os resultados estao muito discrepantes. Nessa duvida toda, fui pesquisar na internet e vi falando que para o teste de bioimpedancia, existem varios procedimentos para se tomar antes como ficar um tempo sem comer, beber agua, sem exercicio fisico e cafeina, no entanto, nao me avisaram sobre isso e eu tomei energetico, comi, bebi agua... Nao sei se isso influenciaria tanto assim no exame tambem mas pode ter sido isso..

 

De qualquer forma, estou medindo minhas dobras na nutriconista e elas vem sempre diminuindo e meu peso varia muito pouco, entao imagino que estou sim perdendo gordura e ganhando massa magra. Estou certo? Vou colocar aqui a tabela com as medidas das dobras de todas as vzs que consultei na nutriconista. Ate procurei por formulas para calcular o %bf a partir das dobras e chego nos resultados proximos aos da nutricionista mesmo mas ao mesmo tempo, dizem que a bioimpedancia é mais precisa.. Ai to confuso... 

 

Segue a tabela:

 

Data peito ma tric bic se abd si coxa perna
Dez/18 22.5 24.5 21.5 12 25 48 42 32 17
Fev/19 17 16 18 7.5 19 35 31.5 20 11
Abr/19 14 14.5 15 6 17 25 23 15 7
Mai/19 12 12 9.5 4.5 16 22.5 18.5 13.5 7

 

 

Enfim, qual dos dois metodos vcs acham que deve estar mais correto no meu caso? Porque assim, imagino que o resultado exato do meu %bf pode nao ser tao preciso com o método das dobras mas a diferenca entre o inicial e o final deve estar bem proximo da realidade pois as dobras estao diminuindo... Pensamento ta correto? Obrigado!

Editado por Duke Devlin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

3 horas atrás, Duke Devlin disse:

Enfim, qual dos dois metodos vcs acham que deve estar mais correto no meu caso

Pode parecer clichê mas o melhor indicador sempre será o espelho. Eu prefiro avaliação por dobras do que bioimpedância, acredito ser mais confiável, pq bioimpedância considera também a gordura visceral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Bioimpedância é um método extremamente impreciso.

 

Se as dobras foram medidas corretamente, elas tendem a te dar um resultado mais preciso.

 

De qualquer forma, o importante é que as dobras reduziram com o tempo, ou seja, você perdeu gordura. Se ao mesmo tempo você também ganhou medidas, você também ganhou massa muscular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...