Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por Que Uma Pancada No Cotovelo Dói Tanto?


Torf

Posts Recomendados

150902162506_elbow_624x351_getty.jpg

Praticamente todo o mundo sabe que bater o cotovelo em alguma superfície dura é algo incrivelmente dolorido. Mas você sabia que essa sensação não tem nada a ver com os ossos do braço?

A dor e o choque desagradáveis vêm do nervo ulnar, um conjunto de fibras sensíveis que percorre o braço e passa por trás da articulação do cotovelo.

O nervo ulnar começa na espinha dorsal, ramifica-se passando pelo ombro e desce pelo braço, terminando nos dedos anular e mínimo. Ele é protegido por várias camadas de ossos e músculos enquanto transmite para o cérebro sinais dos músculos da mão e do antebraço.

O problema é que, ao passar pelo cotovelo, o nervo ulnar cruza atrás de uma saliência do úmero – o osso da parte superior do braço –, chamada de epicôndilo medial do úmero.

Ele também atravessa um pequeno canal de 4 milímetros de extensão, o túnel cubital, bem próximo do olécrano, um “gancho” ósseo onde o úmero encontra o rádio e a ulna – os ossos que formam o antebraço.

Evolução para síndrome

Nesse ponto, o nervo está ensanduichado entre o osso e a pele, sem muita proteção ou amortecimento.

Por isso, quando batemos o braço em um ângulo reto, o nervo é comprimido contra o epicôndilo medial. Quando isso acontece, temos a familiar sensação de ter dado um golpe bem no cotovelo, aquela estranha mistura de dormência com formigamento.

Como o nervo ulnar é o responsável pela dor – e não o úmero –, o incômodo desce pelo resto do braço e termina nos dedos.

Mas por mais que a dor seja intensa, para a maioria das pessoas a sensação é bastante fugaz. Depois de massagear a região por alguns minutos, a dor costuma ir embora.

O problema é pior quando surge a síndrome do túnel cubital. A sensação é de ter passado o dia inteiro tendo o cotovelo atingido com um pequeno martelo.

O distúrbio não é tão comum quanto a síndrome do túnel do carpo, que afeta as mãos, mas ele pode causar fortes dores e desconforto. Em casos extremos, chega até a prejudicar o uso das mãos.

Tratamentos possíveis

A diferença básica entre simplesmente bater o cotovelo e sofrer da síndrome do túnel cubital é ter o nervo pinçado por um longo período de tempo e repetidamente, em vez de um rápido golpe.

A síndrome pode se desenvolver, por exemplo, se o nervo ulnar estalar para frente e para trás através do epicôndilo medial conforme você dobra e estende o cotovelo. Ou acontece quando você segura o cotovelo em uma posição dobrada por muito tempo, quando dorme ou segura um telefone, por exemplo.

A maioria dos médicos opta primeiro por uma solução não cirúrgica para aliviar o problema. A recomendação mais óbvia é evitar gestos que possam causar os sintomas da síndrome. Se alguém tem o hábito de dormir com os braços dobrados, uma tala para mantê-los estendidos pode ajudar.

Mas, segundo a Sociedade Americana para a Cirurgia da Mão, às vezes é preciso considerar a hipótese de uma operação. Isso envolve deslocar o nervo para a frente do cotovelo ou eliminar parte do osso para aliviar a pressão sobre o nervo. O problema é que há pouco consenso sobre qual o melhor método.

No início deste ano, pesquisadores do Hospital Geral Allegheny, em Pittsburgh (EUA), compararam as alternativas cirúrgicas disponíveis e concluíram que “não existe um padrão para o tratamento operatório para a síndrome do túnel cubital, e até agora as evidências existentes não são suficientes para identificar a melhor técnica”.

Por isso, da próxima vez que você der aquela pancada no cotovelo, respire fundo: poderia ser uma dor muito, muito pior.

Matéria no site da BBC (em inglês): http://www.bbc.com/future/story/20150827-why-does-it-hurt-so-much-to-hit-your-funny-bone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tive um problema com esse nervo um tempo atrás,ficava o dia todo praticamente,com aquela sensação de formigamento nos dois últimos dedos da mão ,te falar cara isso é um porre!!!

Não operei,fiz muitos alongamentos e agora não sinto mais nada,mas procuro me policiar na hora de deitar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema com esse nervo um tempo atrás,ficava o dia todo praticamente,com aquela sensação de formigamento nos dois últimos dedos da mão ,te falar cara isso é um porre!!!

Não operei,fiz muitos alongamentos e agora não sinto mais nada,mas procuro me policiar na hora de deitar

Você costuma usar smartphone quando está deitado? Se sim, você sente o formigamento com o uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você costuma usar smartphone quando está deitado? Se sim, você sente o formigamento com o uso?

Na verdade não,uso muito o smartphone mas deitado não,creio que no meu caso o que gerou o problema foi a postura no trabalho com o computador e o modo como dormia,digo isso pro que alguns dias acordava com a nuca muito dolorida,como se estivesse rígida / travada e então mexia o pescoço um pouco,quando encostava o queixo no peito sentia formigar demais e as vezes sentia o maldito nervo se mexendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só perguntei porque se eu usar o smartphone deitado, em questäo de minutos fico com formigamento do braco direito. No texto em inglês näo ficou-me muito claro se isso já é o suficiente para desenvolver alguma síndrome. Por isso eu evito ao máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só perguntei porque se eu usar o smartphone deitado, em questäo de minutos fico com formigamento do braco direito. No texto em inglês näo ficou-me muito claro se isso já é o suficiente para desenvolver alguma síndrome. Por isso eu evito ao máximo.

Não cheguei a uma conclusão sobre o que pode desenvolver a síndrome quando lia,você sente formigamento em outras situações?

Se quiser posto os vídeos dos alongamentos que me ajudaram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cheguei a uma conclusão sobre o que pode desenvolver a síndrome quando lia,você sente formigamento em outras situações?

Se quiser posto os vídeos dos alongamentos que me ajudaram

Seria uma boa. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...