Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Partir De 01/07, O Mma Nunca Mais Será O Mesmo


Carcacinha

Posts Recomendados

O MMA é dividido entre antes e depois de 2000, quando foram estabelecidas as regras unificadas do esporte.

Pois podem anotar que as artes marciais mistas ganharam um novo Dia D.

Em 1º de julho de 2015, a maior organização do mundo inicia, na prática, sua parceria com a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), que, de maneira totalmente independente, vai acompanhar os cerca de 550 atletas do UFC em 2.750 exames por ano, que identificarão o uso de substâncias ilegais.

coletiva_ufc.jpg

Executivos de UFC e USADA selando o acordo

Portanto, os lutadores que fazem uso de doping — e não se iluda, são muitos, dentro e fora do Brasil — podem esquecer os testes de urina pós-luta, gentilmente conhecidos como “pega-trouxa”.

Ou melhor, podem contar também com exames surpresa de sangue que captarão desde substâncias ilegais de uso recreativo até eritropoietina, a popular EPO, aquela mesma que Lance Armstrong confessou usar durante toda sua carreira.

Para quem não viu ou ainda não está devidamente familiarizado com as novas regras, eu resumo: quem for pego pela primeira vez sob uso de substâncias dopantes como esteróides, GH — o hormônio do crescimento, melhor amigo de muitos atletas — e EPO leva uma suspensão de dois anos, acrescentados de mais dois caso existam “circunstâncias agravantes”.

O segundo e o terceiro doping custarão à carreira de um lutador o dobro da punição anterior.

No caso de substâncias de uso recreativo, como maconha e cocaína, a primeira punição será de um ano, com a mesma possibilidade de dois anos extras se houver agravantes, e o dobro da punição anterior se o atleta voltar a ser pego.

Um exemplo simples: se em 2011 as novas regras estivessem em vigor, Thiago Silva — que admitiu ter adulterado sua urina após o combate contra Brandon Vera — muito provavelmente só teria voltado a lutar este ano.

akz881.gif

Silva x Vera: luta do Olodum

E olha que aquele foi o primeiro problema do paulista com doping.

Uma outra medida anunciada pela agência americana antidopagem na última quarta-feira passou batido em grande parte das análises do novo sistema, mas vai modificar imensamente o que a gente hoje conhece por MMA: o passaporte biológico.

Em resumo, trata-se de uma documentação especial que reúne o histórico dos índices de todas as substâncias no corpo de um atleta, e, assim, demonstra em detalhes os altos e baixos dos níveis biológicos do cara.

Grosso modo, se um lutador é testado de surpresa hoje e daqui a 4 meses, mas não foi pego em nenhum dos dois exames, eventuais alterações estranhas na quantidade de uma substância podem colocar alguém sob suspeita — e, assim, ele ser acompanhado mais de perto por meses a fio, até que seja pego.

E com “até que seja pego”, eu quero dizer isso mesmo.

O novo vice-presidente do para assuntos de saúde e performance é Jeff Novitsky, o homem que perseguiu de perto os principais ciclistas do mundo até que fossem escancarados e detalhados publicamente seus hábitos ilícitos.

Voltamos, então, ao que eu dizia no início do texto. O MMA vai mudar completamente a partir de julho deste ano.

Ao escolher a USADA como gestora do sistema e gastar milhões e milhões de dólares com isso, a maior organização do esporte no mundo abdicou de interferir ou influenciar a instituição que pratica os exames antidoping em seus lutadores.

129_Anderson_Silva_vs_Nick_Diaz.0.0.jpg

Cruzada antidoping teve Silva x Diaz como ponto de partida

Ou seja, trata-se de uma medida que fará o UFC perder dinheiro em duas frentes: primeiro, com o pagamento direto pelo sistema antidopagem; segundo, e mais grave, com o cancelamento de muitas grandes lutas por conta dos exames surpresa.

Vocês estão acompanhando a intensa e caríssima promoção que o Ultimate está fazendo para a luta entre José Aldo e Conor McGregor, em 11 de julho.

Já pensou se um deles é pego num teste realizado no início do mês que vem? Pois é.

Evidentemente, o UFC também tem muito a ganhar com a instituição de um sistema tão severo de testes, mas a longo prazo.

Tudo o que uma liga esportiva cuja atuação se confunde com o MMA ao redor do mundo não precisa é ficar conhecida como paraíso dos atletas desonestos.

Como diria o poeta, imagem não é tudo, mas é 100%. E imagem rende dinheiro.

Embora saibamos que a indústria do doping sempre estará à frente da fiscalização, podemos contar com uma grande mudança na maneira com que estamos acostumados a acompanhar MMA.

E se preparem: como fãs, vocês vão perder alguns bons anos de muitos atletas em seu ápice físico e técnico.

Álém disso, esperem muita gente sendo pega onde o uso do doping é, digamos, menos cuidadoso. Se você pensou num certo país, acertou.

Estas são as regras do jogo. E o esporte precisa disso. Que assim seja.

Fonte: Sexto Round

Editado por Carcacinha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Competidores menos drogados = lutas menos interessantes = queda na audiência e no interesse por parte do público = menos arrecadação de dinheiro

Relaxa que isso não vai acontecer, afinal, "aceitamos tudo, menos a diminuição nos lucros"

Editado por TheyCallMePeter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiasco.

Só vai ter palito no octagon agora,

Pior quando um coitado estiver natural e lutar contra outro que burlou, pff.

Rapaz o público mesmo não esta nem aí pra dopping. As lutas que mais lucraram na história do UFC foram na maioria de pesos pesados, e pesos pesados GRANDES , o americano gosta de ver caras GRANDES lutando, só ver o WWE.

Brock Lesnar até hoje Dana sonha com ele, e Alistair Overeem quando lutou contra Lesnar aquela luta gerou uma excelente mídia pro UFC (dois gigantes se enfrentando)

Se for pra vê nego comum brigando eu vou no estádio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe oque daria dinheiro criar um organização de luta semelhante ao UFC so que com o uso de hormonios liberados, o bagulho ia ser loco UFC ia cair rapidin

aí isso não é esporte, esporte é superação e blá blá blá

teria muito mimimi da mídia(isso, aquela mesma coisa que promove atores e cantores "bombados" mas que odeia quem admita o uso das "bombas")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Competidores menos drogados = lutas menos interessantes = queda na audiência e no interesse por parte do público = menos arrecadação de dinheiro

Relaxa que isso não vai acontecer, afinal, "aceitamos tudo, menos a diminuição nos lucros"

exato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...